Crer ou Duvidar?

em 30 janeiro 2017

 


Graça e Paz a todos(as), espero que o ano de 2017 possa trazer bênçãos para a sua vida, e aquilo que você não conseguiu conquistar no ano passado possa se tornar realidade em sua vida nesse ano. Nosso post de hoje e um tema desafiador: Crer ou Duvidar.


 
Vamos ler Gênesis 15.1-4 e 6 "Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?.Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será meu herdeiro. A isto respondeu logo o Senhor, dizendo: Não será esse o teu herdeiro, mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Ele creu no Senhor, e isso foi imputado para justiça."



#1 Crer no cuidado de Deus


Deus orienta Abrão a não temer, no sentido de sentir medo, provavelmente Abrão estivesse se sentido receoso em relação aos reis do qual ele derrotou através de uma estratégia de guerra extremamente bem planejada e consequentemente, bem sucedida, e que esses reis tomassem futuramente alguma atuação militar contra ele, devido o fato de sua intervenção para resgatar seu sobrinho Ló de ser escravo de um desses reis.



Deus também diz a Abrão que o seu galardão será de sobre modo grande, ou seja, Abrão não tinha ideia do cuidado que Deus tem por ele, assim como a maioria dos cristão não tem a ideia do cuidado que Deus tem por ele e se esquecem facilmente de que e do cuidado de Deus que mais precisamos, mas infelizmente alguns insistem em ficar fora desse cuidado, me refiro aos cristãos e não aos ímpios, esses falam de Deus mas suas atitudes o negam.



#2 Crer em Deus de maneira errada

 

Abrão após ouvir Deus falando com ele, o confortando e reanimando a sua fé Nele e não nas circunstancia que estavam em sua vida permitidas por Deus tenta dizer para Deus que ele entendeu o que Deus disse e que ele reconhecia que Deus e Poderoso para cumprir o que prometeu a ele, só que Abrão Creu em Deus de maneira certa e errada simultaneamente. Mas como pode isso vou lhe explicar:

 


a) Crer em Deus de maneira certa: Abrão se refere a Deus como Senhor Deus em hebraico significa Adonai Yahweh. Adonai significa: Mestre, aquele que ensina e não pode ser ensinado quando se refere a Deus, Senhor, no sentido de dono, proprietário, e Soberano, aquele cuja vontade nunca e contrariada mas cumprida. Abrão se refere a Deus como Yahweh também transliterado do hebraico como YHWH esse e o nome mais importante de Deus no Antigo Testamento.



Esse nome de Deus tem um sentido duplo: Deus e um ser ativo e auto existente simultaneamente essa expressão também se refere ao verbo Ser quando referido a Deus, e usado frequentemente no Antigo Testamento traduzido para o idioma português como o Redentor de Israel. Pra você ter uma ideia meus amigos(a) leitor(a) desse post esse nome ocorre 6.823 vezes no Antigo Testamento é e associado a santidade de Deus, o seu ódio contra o pecado e a sua bondosa provisão de redenção do seus servos.




PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:
E-BOOK QUANDO DEUS NOS CHAMA




Abrão não estava duvidando da promessa ou do poder de Deus em horar a sua aliança com ele, embora a dúvida persistia no coração e na mente de Abrão que já tinham se passado dez anos do chamado de Deus para a sua vida e ele não tinha filhos.



b) Crer em Deus de maneira errada: Abrão, passa a conversar com Deus e faz menção de Eliézer seu nome significa Deus É Auxílio, Abrão poderia na condição de senhor de Eliézer trocar o seu nome e Eliézer na condição de servo acataria a decisão de seu senhor. Ou seja, o significado do nome de Eliézer já demostra o que ele representava para Abrão em sua vida espiritual e cotidiana. Em outras palavras, Abrão esta sugerindo para Deus que ele adote Eliezer como o seu herdeiro.



Tabuas encontradas em escavações arqueológicas como Tábuas de Mari e Tábuas de Nuzi indicam que era costume na época de Abrão casais ricos que e o caso de Abrão e Sarai e sem filhos, adotar um servo seu de sua confiança e fazer dele o seu herdeiro no caso de Eliézer. Deus rejeita a proposta de Abrão, e garante para ele que ele teria o seu próprio filho e esse filho seria o seu herdeiro. Infelizmente existe cristão que prefere confiar em tradições do que confiar em Deus eu conheço muitos assim, creio que você também.



Ainda bem que Deus é Deus, e não aceita a vontade do homem sobre o que o homem deve decidir do que é melhor Deus fazer ou acatar de sua decisão em prol da sua vida. Deus nunca se permiti ser influenciado pelo homem, até porque como o homem e qual argumento o homem poderia influenciar Deus? Se Deus sabe que os argumentos dos homem não são os seus argumentos. O homem nunca pode ensinar Deus por ser limitado, Deus sempre pode ensinar o homem pelo fato de Ele Ser Ilimitado. Abrão reconheceu sua limitação e seu entendimento da vontade de Deus para a sua vida, e você reconhece a vontade de Deus para a sua?


  

#3 O que é melhor, crer ou duvidar?  


Abrão já faz sua escolha e a sua escolha foi a a certa, ele decidiu crer. A palavra Crer em hebraico significa Aman que e um verbo e significa confirmar, afirmar, ou seja, Abrão não tinha mais dúvida do que Deus poderia fazer por ele passa a confiar e afirmar que Deus e verdadeiramente Senhor de sua vida.



A expressão isso lhe foi imputado para a justiça faz referencia a um veredito judicial no qual Deus o Juiz de Abrão lhe da a sua sentença: Abrão você não e culpado. Deus demonstra que e Ele quem justifica a Fé de Abrão Nele não as circunstancias. O que será que esta dominando a sua vida: a Fé ou as circunstancias?



Também a algo importante de ser observado, são mencionadas as palavras creu, imputado e justiça sobre a atitude de Abrão. Todas sessas palavras fazem referencia a um tipo de fé que traz salvação. Salvação da adversidade, mas principalmente a salvação da alma.




"A ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo. O conhecimento das Escrituras é conhecimento de Cristo." Jerônimo.






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça. 






Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


Foto: Pexels



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo