As consequências da precipitação

em 06 fevereiro 2017

  

 

Graça e Paz a todos (as), que Deus abra o seu entendimento para que você possa entender as grandes verdades de Deus para a sua vida. O nosso tema de hoje é: As consequências da precipitação.

 

Vamos ler o texto bíblico de Gênesis 16.1.14. "Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar á luz filhos, toma, pois a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.



Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres, ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o Senhor entre mim e ti. Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, ela fugiu de sua presença.



Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto á fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais?. Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Concebeste e darás á luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição.



Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem, a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele, e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. Então, ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava: Tu és Deus que vê, pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?. Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi, está entre Cades e Berede."



Quero começar  com uma frase de João Calvino a respeito dessa situação de Sarai e Abrão vamos a frase dele. João Calvino disse: A substância da fé possuída por Abrão e por Sarai, era uma fé deficiente, não em relação á promessa, mas em relação ao método pelo qual a fé deles se cumpriria.



1 - O que acontece com qualquer precipitado (a) 


O comportamento de Sarai estava errado, mas ela tinha um precedentes através do Código de Amurabe e nos tablates de argilas descobertos em Nuzi conhecidos como Tábua de Nuzi.



Em ambas essas descobertas arqueológicas essas fontes traz informações a respeito dos contratos de casamento que estabeleciam a obrigação de se providenciar uma serva para o marido, caso a sua esposas fosse não engravidasse, ou seja, Sarai e Abrão confiram na sua carne nos seus desejos naturais apoiados através das leis e códigos da sua época e não em Deus e em sua promessa.



Muitos cristão também tem a mesma atitude que eles nos dias de hoje. um dos motivos da dúvida de Abrão era provavelmente a sua idade ele estava com 85 anos de idade.



2 - Colhendo os erros da precipitação


O resultado disso foi o aparecimento da discórdia dentro do casamento de Abrão e Sarai, e isso se estendeu até os dias de hoje vários casamentos estão em discórdia devido a precipitação seja de um, do outro ou de ambos e através do séculos na politica do Médio Oriente, através da descendência de Ismael.



Depois que Agar concebeu seu filho Ismael, Sarai a reduziu de novo á sua condição de escrava, e ela não foi mais considerada concubina de Abrão. Isso se tratava de um direito legal de Sarai sobre Agar através do Código de Amurabe e nas Tábuas de Nuzi, se formos cristão verdadeiros podemos nos identificar com o sofrimento de Agar seu nome significa Peregrina nisso nos cristão verdadeiros nos identificamos com ela porque somos Peregrinos nessa terra.

 
  

3 - Deus indo socorrer o precipitado


O Anjo do Senhor encontra Agar a caminho de Sur, que era uma estrada que ia de Berseba para o Egito que era a terra de Agar, ou seja, Agar queria retornar para o Egito sua terra natal. O Egito no Antigo Testamento tem uma representação espiritual de sofrimento e aflição.


Agar queria voltar para o sofrimento, para a aflição não queria voltar para a sua serva Sarai, muitos cristão também tem as mesmas atitudes de Agar diante de um erro de precipitação, não querem se arrepender e serem restaurado preferem seguir suas própria vontade, também em Sur existia uma muralha e uma fortificação existente ao longo da fronteira do Egito contra as forças estrangeiras vindas através da Palestina.


Se Agar fosse capturada pelo exercito egípcios seria condenada a morte como desertora de seu senhores, ou seja, a  situação de Agar era difícil, mas nenhuma pessoa desesperada consegue refletir corretamente sobre as sua atitudes porque a precipitação não permiti que ninguém reflita sobre a suas consequências.




VEJA TAMBÉM >>> Agar, rejeitada mas não enganada






PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:
E-BOOK OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO




O Anjo do Senhor vem socorrer Agar, o Anjo do Senhor aqui seria uma Teofania termo Teológico que significa Aparições Visíveis de Deus ou seja, uma forma de manifestação própria de Deus. O Anjo do Senhor fala com Agar como sendo Deus, identifica-se com como Deus a afirma exercer as prerrogativas de Deus.


Uma vez que o Anjo do Senhor deixou de aparecer depois da Encarnação de Jesus Cristo, se conclui que o Anjo do Senhor mencionado no Antigo Testamento é uma Aparição Pré Encarnada da Segunda Pessoa da Trindade e se refere a Jesus Cristo.


4 - Deus ouve a oração do aflito
e não do precipitado

 

Deus ouviu a oração de aflição de Agar, e dá o nome de seu filho de Ismael significa Deus ouve. Praticamente todos os Árabes afirmam ser são descendentes de Ismael e que ele e seu ancestral e que a Palestina e sua terra por direito e herança outros alegam que somente os que seguem a doutrina maometana doutrina criada por Maomé são os descendentes de Ismael e os outros Árabes não.




5 - A maior hostilidade existente no mundo foi criada através da precipitação

 

O Anjo do Senhor afirma a Agar que Ismael seria Como Um Jumento Selvagem, mas o que o Anjo do Senhor estava dizendo para Agar, se refere a uma profecia horrível, pois o jumento selvagem é um animal praticamente indomável extremamente admirado e de grande valor, ou seja, os descendentes de Ismael viveriam na região leste dos demais descendentes de Abrão, e que os descendentes de Ismael viveria em constante conflito com os descendentes de Abrão.



A hostilidade entre os árabes que são os descendentes de Ismael e os judeus que são os descendentes de Abrão é bem conhecida não somente no tempo do Antigo Testamento mas também nos dias atuais em todo os pais temos noticias de atentados terroristas divido a uma politica de firmação ideológica e de antissemitismo.
 
    

6 - Reconhecer o erro e não mais comete-los restaura o precipitado (a)


O amor de Deus para com Agar, em um momento tão doloroso de sua vida e o apelo feito a Agar para que ela voltasse e se submetesse a sua senhora Sarai, traz para a vida de Agar um caminho para a promessa e para a bênção. Essa experiência conduziram Agar a reconhecer a presença de Deus em sua vida ela se refere a Deus como: Tu és Deus que vê.



Agar deu o nome da nascente de água o nome de fonte daquele que vive e me vê, ou seja, e a fonte daquele que preserva a vida. Em obediência a vontade de Deus revelada para Agar ela voltou a ser serva de sua senhora Sarai.



Nome do poço que Agar bebeu água é Beer-Laai-Rooi  em hebraico e também em semita e significa poço Daquele que vive e me vê, a localização desse poço é desconhecido, mas a um precedente que e possível que esse poço ficasse localizado a sudoeste de Berseba.


 

Frase: A Ignorância de Deus se refere a uma ignorância tanto de prática quanto de comunhão com Ele, e isso e a raiz de muitas fraquezas da igreja de hoje. J.I. Packer.






VEJA TAMBÉM...


04 atitudes que trazem bênção
O que significa ter uma bênção e ser uma bênção?
É pecado consumir bebida alcoólica?
Você sabe qual é a oferta que agrada a Deus?






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça. 





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


Foto: Pexels





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo