Duvidando do cuidado de Deus

em 20 abril 2017

 
 
 
Graça e Paz, que o amor e a paz de Cristo, que exerce todo o entendimento esteja sobre o seu coração. Hoje o tema do nosso post é: Duvidando do cuidado de Deus.



Vamos ler Gênesis 20.1-18. "Partindo Abraão dali para a terra do Neguebe, habitou entre Cades e Sur e morou em Gerar. Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã, assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou busca-lá. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonho de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido. Ora, Abimeleque ainda não a havia possuído, por isso, disse: Senhor, matarás  até uma nação inocente?


Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã?. E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso. Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso, dai o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses. Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás, se porém, não lhe restituíres sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.


Levantou-se Abimeleque de madrugada, e chamou todos os seus servos, e lhes contou todas essas coisas, e os homens ficaram muito atemorizados. Então chamou Abimeleque a Abraão e lhe disse: Que é isso que nos fizeste? Em que pequei eu contra ti, para trazeres tamanho pecado sobre mime sobre o meu reino? Tu me fizeste o que não se deve fazer. Disse mais Abimeleque a Abraão: Que estava pensando para fazeres tal coisa? Respondeu Abraão: Eu dizia comigo mesmo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher.


Por outro lado, ela, de fato, é minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe, e veio a ser minha mulher. Quando Deus me fez andar errante  da casa de meu pai, eu disse a ela: Este favor me farás: em todo lugar em que entrarmos, dirás a meu respeito: Ele é meu irmão. Então, Abimeleque tomou ovelhas e bois, e servos e servas e os deu a Abraão, e lhe restituiu a Sara, a sua mulher. Disse Abimeleque: Aminha terra está diante de ti, habita onde melhor te parecer.


E a Sara disse: Dei mil siclos de prata a teu irmão, será isto compensação por tudo quanto se deu contigo e perante todos estás justificada. E, orando Abraão, sarou Deus Abimeleque, sua mulher, e suas servas, de sorte que elas pudessem ter filhos, porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão."


 

#1 DUVIDANDO DO CUIDADO
DE DEUS
 

Abraão partiu para o Neguebe, que se refere a uma área deserta, meridional, situada na Palestina, a palavra Neguebe significa Terra do Sul, e nos dias de hoje seu nome e chamada de Negueb ou Neguev pelos Palestinos.



A cidade de Gerar se localiza aproximadamente 10 km na região sul de Gaza, a cidade de Gerar fazia fronteira com a uma cidade chamada Filístia. Abraão infelizmente mentiu ou omitiu a verdade, para Abimeleque que era um titulo de todos os reis da cidade de Gerar e não um nome próprio, Abimeleque pensando igual a todos os reis da sua época, procurava sempre belas mulheres solteiras, para viverem em seu harém para lhe servir de servas sexuais.
 

 
Nesse período, Sara estava com aproximadamente 90 anos de idade e talvez a sua aparência física, fosse de uma mulher de 40 anos de idade, já que o pecado não tinha a proporção destruidora que tem hoje na sociedade atual.



Sara, com 90 anos era uma bela mulher e possivelmente solteira e o que Abimeleque não entendia era como uma mulher tão bela, não era casada? Mas Deus mostrando o seu cuidado por Sara, visita Abimeleque em sonhos e diz a ele que a mulher que ele colocou em seu harém é casada e que ele morreria devido a essa atitude.



Abimeleque pergunta para Deus se Ele mataria uma nação inocente, já que Abimeleque não teria tido relação sexual com Sara, Deus vendo a sinceridade da atitude de Abimeleque o impede de pecar contra Ele, porque todo o pecado que o ser humano comete, ou venha a cometer futuramente e contra Deus e sua vontade, através da resposta sincera de Abimeleque, Deus o impediu de ele, ter relação sexual com Sara.
 
 

Quero que você mulher que esteja lendo este post entenda, que Deus cuida de você por todas as áreas da sua vida, mesmo que o seu marido não cuide bem de você, seu noivo ou namorado, o cuidado de Deus por você e Sobrenatural, você não precisa entender, apenas creia que Deus é quem cuida de você e esta no controle de sua vida, basta você acreditar nessa verdade e confiar sempre em Deus, e nunca duvidado do seu cuidado.
 

 
Deus diz para Abimeleque, para ele restituir Sara para seu marido Abraão, e que ele é um profeta, e que Abraão na condição de profeta intercederá por Abimeleque e ele viveria, se Abimeleque, não estivesse disposto a restituir Sara como esposa de Abraão, Deus o mataria não somente ele mas tudo o que era de Abimeleque morreria junto com ele. Temos aqui a primeira menção palavra profeta em hebraico é Nabi, que significa falar como intermediário e é usado no texto bíblico para enfatizar a intercessão oficial de Abraão sobre a vida de Abimeleque.



A palavra hebraica Nabi se refere a uma pessoa que esta responsável para lhe entregar uma mensagem em lugar de outra pessoa que lhe é superior. Esse outro em sua maioria se refere a Deus mas em alguns textos bíblicos existe exceções. Vamos ler Êxodo 7.1 "Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta."



A intercessão de Abraão sobre o arrependimento e a sinceridade de Abimeleque fez com que Deus removesse a esterilidade de suas esposas ou até mesmo uma possível esterilidade de suas concubinas, já que uma das também funções das concubinas eram gerar filhos (as).





PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:






#2 TRÊS DESCULPAS INÚTEIS PARA NÃO SE CONFIAR NO CUIDADO DE DEUS.


   
Abraão, apresentou perante Abimeleque três desculpas inúteis para ele não confiar no cuidado de Deus.

 
1 -  Abraão acreditava que os moradores de Gerar não tinham temor a Deus, e diante dessa atitude, Abraão assim como muitos cristãos nos dias de hoje se enganam e passam vergonha.



A palavra Temor em temos bíblicos nunca se refere ao medo como e explicado no dicionário Aurélio, mas sim significa respeito a uma autoridade superior a minha e que não pode ser questionado (a) por não haver da minha parte autoridade para questiona-la, mas para cumpri-la.


Tanto Abimeleque e os moradores de Gerar temiam a Deus, cuidado para você não ser como Abraão e sair julgado as pessoas sem que não lhe foi concedido julgar, você pode passar vergonha, assim como Abraão passou.

 
 
2 -  Abraão disse a Abimeleque, que ele não mentiu, quando disse que Sara era sua irmã pois na verdade, Sara era uma meia irmã dele.

 
 
3 -  Essa situação vergonhosa que o casal viveu tratava-se de um acordo feito entre marido e esposa e que eles já haviam combinado isso antes de eles entrarem em qualquer cidade, ou seja, nem parece um homem temente a Deus falando e sim um homem que não confiava no cuidado de Deus na prática só na teoria, devemos sim ter um relacionamento teórico com Deus estudando a Bíblia, mas principalmente prático, colocando sempre em prática o que aprendemos para não cometermos os mesmos erros de Abraão e Sara, ou seja teoria e prática andam juntos nunca separados.



Abimeleque, recompensou Sara e Abraão devido a toda essa confusão com um alto presente no valor de mil siclos de prata só pra você ter uma ideia, vinte siclos de prata era o valor pago por um escravo, o alto valor oferecido por Abimeleque deixa claro a sua grande admiração por Abraão e Sara, mesmo diante do seu erro e esse alto valor oferecido era também, para impedir uma possível zombaria das servas de Sara em relação a sua senhora.
 
 
 

 
#3 DEUS INTERFERE EM NOSSA DÚVIDA EM RELAÇÃO AO SEU CUIDADO.
 
 
 
A atitude de Deus para mostrar para Sara, Abraão, Abimeleque e todos os moradores da cidade de Gerar, foi tornar estéries todas as mulheres da cidade de Gerar, ou seja, a esterilidade foi o meio que Deus usou para proteger a mulher que seria a mãe da Semente prometida Isaque.



A esterilidade era algo extremamente temido nos tempos de Abraão e Sara pois ele consideravam que isso era um desfavor de Deus ou dos deuses, e que isso arruinaria a nação.



Essa história está registrada na Bíblia para nos ensinar o quanto somos duvidosos em relação ao cuidado de Deus por nós, que isso de alguma forma nos oriente em nosso relacionamento com Deus que por mais que uma situação seja desconfortável o conforto e o cuidado de Deus por nós e sempre maior que nossa dúvida, isso e se nos permitirmos o seu cuidado.

 
 

Frase: Se existe algo em meus pensamentos ou em meu estilo que se possa elogiar, devo-o aos meus pais, que instilaram em mim desde a infância, o amor pelas Escrituras. Se formos fiéis aos princípios ensinados na Bíblia, nosso país continuará prosperando sempre. Mas, se nós e nossa posteridade negligenciarmos suas instruções e sua autoridade, ninguém poderá imaginar quão repentina será a catástrofe que poderá nos sobrevir, sepultando toda a nossa glória em profunda obscuridade. Daniel Webster
 








ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.

 


Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



 
Foto: Google



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo