#10 Conselhos de Paulo para os Cristãos

em 27 agosto 2017

   


Em Romanos 12:9-21 Paulo dá #10 Conselhos de Paulo para os Cristãos. Uma das preocupações de Paulo, era exatamente ensinar os cristãos a terem um caráter irrepreensível diante de Deus.
 

Uma vida cristã equilibrada é essencial para uma vida espiritual saudável. A Bíblia está cheia de conselhos de Deus e conselhos aos jovens cristãos, basta dar uma olhada por exemplo no livro de Provérbios.

 
Daí surge umas perguntas: Será que estou sendo um cristão verdadeiro? Será que a minha conduta de cristão revela Cristo em mim para quem me observa?
 


#1 Amar sem hipocrisia
 
Hipocrisia arte de exigir dos outros aquilo que não se pratica. Existe a hipocrisia humana e religiosa. Devemos mostrar o amor verdadeiro até para aquelas pessoas que parece nos "irritar profundamente", que te persegue e que faz de tudo para ver seu mal. Essas pessoas são um desafio para nossa vida cristã, mas acredite é possível amar quem nos odeia. ;)
 "O amor não seja hipócrita. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. - "







#2 Amar uns aos outros


Paulo dá uma reforçada aqui do que Jesus já havia dito em João 15:17 sobre a importância de amar o próximo como a si mesmo. Jesus ama a todos sem exceção e chama para o arrependimento e lhes oferece perdão pelos pecados. Como cristãos devemos amar nosso próximo e só lhe fazer o bem e nunca o mal.
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. - Rm 12:10" (Difícil né?)







#3 Servir ao Senhor com zelo


O profeta Jeremias disse uma coisa bem parecida com isso em Jr 48:10 "Maldito que fazer a obra do Senhor relaxadamente." Deus quando faz algo por nós ele faz o melhor, e porque tem cristão que só dá lixo para Deus? Lixo de adoração, lixo de louvor, lixo de oração, não é grato, e quer que Deus dê o melhor a ele. Paulo deixa isso bem claro aqui em Rm 12:11 "No zelo, não sejais remissos, sede fervorosos em espírito, servindo ao Senhor." Ou seja, não faça a obra do Senhor de qualquer jeito e seja zeloso com a obra do Senhor, mantendo uma vida devocional com Deus com espirito fervoroso.




#4 Seja paciente na tribulação


Esta aí uma coisa difícil de fazer: Ser paciente no sofrimento esperando que as coisas melhore e persistir na oração, mas Paulo escreveu isso encorajando os crentes a não desistir em meio a dor. Em Rm 12:12 Paulo diz: "Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes." Nem todos consegue ter essa perseverança e já logo desistem de orar porque acha que Deus não o ouve mais.





#5 Ajudar seu irmão em suas necessidades


Egoísmo e cristianismo não combinam. Todos nós podemos ajudar alguém com alguma coisa, seja ela em oração, alimento, financeiro, um desabafo, seja qual for a necessidade do seu próximo - ajude-o, faça sua parte, porque todos nós precisamos de ajuda em algum momento da vida.
"Compartilhai as necessidades dos santos, praticai a hospitalidade. Rm 12:13"






#6 Abençoar os seus perseguidores


Sabe aquela pessoa que persegue você e que levanta falso testemunho a seu respeito? Pois é, irrita não é mesmo? Bate uma vontade de se vingar e fazer justiça com as próprias mãos, quem nunca passou por isso nesta vida? Eu já, e muito. É nesta hora que Deus observa qual será o seu comportamento diante deste fato. Jesus perdoou e pediu que o Pai perdoasse seus acusadores, devemos fazer o mesmo, tomar isso como exemplo, eu já estou praticando isso em minha vida, fácil nunca é, mas com Jesus tudo é possível e mais leve. "Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Rm 12:14" (Veja também Lucas 6:28 e Romanos 12:17)







#7 Ser simpático


Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro, entender seus motivos e suas dores, como se aquela situação fosse com você. A bíblia nos ensina sobre isso e infelizmente o egoísmo toma conta do povo de Deus.
"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Rm 12:15"

E Paulo continua... "Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Rm 12:16"







#8 Viva em paz com todos


Paulo orienta que devemos viver em paz com todos a nossa volta, isso inclui aquela(e) vizinha(o) chata(o), parente insuportável, marido, esposa, filhos, pais, irmãos, patrão, colegas de trabalho e por aí vai. Deus é contra pessoas que fazem de tudo uma tempestade num copo d'água, que por tudo arruma confusão. Os cristão devem viver em paz uns com outros.
"Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; Rm 12:18"







#9 Não seja vingativo

Sabe aquela frase famosa do Seu Madruga do seriado chaves? A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena! Pois é uma frase com sentindo não é mesmo? A pessoa magoada e ferida que busca vingança o tempo todo infelizmente ela mesma é que acaba sendo a prejudicada 2 vezes. O sentimento de vingança não é de justiça. Justiça é uma coisa e vingança é outra. Perdoar quem ofendeu e orar a Deus para limpar o coração é a melhor solução. Deus é justiça, entregue a causa para o Juíz que é Deus e sossegue seu coração. Confie na Justiça de Deus que nunca falha e viva em paz. "Não nos vingueis a vós mesmo, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Rm 12:19"




#10 Pratique sempre o bem


Literalmente semeie o bem até em campo árido e mal. O bem deve e vence o mal, a luz dissipa as trevas. Se te derem pedra para comer quando você tiver fome, retribua com pão, se te recuarem a mão, estenda duas quando precisarem; fácil não é, mas não é impossível e Deus pode te ajudar nisso. "Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Rm 12:20-21"

Parte desses ensinamentos de Paulo é remanescente dos ensinamentos de Jesus no sermão do Monte em Mateus 5 ao 7. Um relacionamento verdadeiro com Cristo se revelará evidente no trato pessoal com as outras pessoas.




Recapitulando...


Para uma pessoa ser um Verdadeiro cristão e ser ainda mais parecido com Jesus ele deve praticar:



#1 AMAR SEM HIPOCRISIA
#2 AMAR UNS AOS OUTROS
#3 SERVIR AO SENHOR COM ZELO
#4 SEJA PACIENTE NA TRIBULAÇÃO
#5 AJUDAR SEU IRMÃO EM SUAS NECESSIDADES
#6 ABENÇOAR OS SEUS PERSEGUIDORES
#7 SER EMPÁTICO
#8 VIVA EM PAZ COM TODOS
#9 NÃO SEJA VINGATIVO
#10 PRATIQUE SEMPRE O BEM





VEJA TAMBÉM...

-  Como atrair a atenção de Deus? Listamos 11 maneiras para você
-  Perigos espirituais, como vence-los
-  #7 alertas para cristãos
- O que é a Bíblia?
- Você é misericordioso? Veja #5 Exemplos para sua vida prática






ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto: Pixabay
Versículos: Bíblia de estudo da Mulher - Mundo Cristão





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo