5 Atitudes de uma pessoa misericordiosa

em 09 agosto 2017

   
 
 
Você sabia que a Misericórdia é um dos atributos de caráter de Deus? Não! Então leia já OS ATRIBUTOS DE DEUS. O cristão deve sim exercer a misericórdia sobre o outro - o seu próximo, pois diariamente e a todo instante precisamos da misericórdia de Deus em nossas vidas.

 

Misericórdia é um dos caráteres de Deus, a cada suspiro que damos, cada sol que vemos nascer, a cada anoitecer, nossa saúde, trabalho e tudo mais que nos acrescenta para o nosso próprio bem é a misericórdia de Deus sobre nós. A bíblia diz que:
 

 
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,
porque as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22



Ter a misericórdia de Deus em nossas vidas é tão importante, porque somente dessa forma, não somos destruídos e consumidos pelo diabo. Deus exerce a sua misericórdia em nós não porque merecemos mas porque Ele ama seu Nome e também nos ama incondicionalmente. Ter entregue seu Filho Jesus para redimir nossos pecados é um exemplo de sua misericórdia.




 
Mas o que é misericórdia?
 

Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.


Misericórdia é uma exclamação usada quando nos deparamos com uma situação de desespero, de sofrimento. É também um grito de quem pede compaixão. Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.


Misericórdia Divina  é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores. É a libertação do julgamento.


Carregar a bandeira da misericórdia é quando o indivíduo tem bondade no coração, é a pessoa que está sempre pronta para ajudar o outro, se preocupa com o outro, sem segundos interesses, é o chamado bom samaritano.





PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:



 
Mas como ser misericordioso?
 
 
1 - Ser misericordioso é exercer a bondade sobre quem não merece.
2 - É estender a mão à alguém que necessita de ajuda sem querer nada em troca
3 - É fazer o bem sem olhar a quem e com amor no coração
4 - É perdoar quem nos ofende mesmo que esse "alguém" nunca nos peça perdão
5 - É ser empático, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro

 
 
Jesus disse em Mateus 9:13 "Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores". Jesus aqui deixa bem claro que a prática da misericórdia é bem mais importante nesta vida do que os sacrifícios.



Pare para analisar, uma pessoa vai à igreja e da a sua oferta, uma quantia em dinheiro bem alta, e na porta da igreja uma pessoa em estado de miséria lhe pede pão, e ele o nega, ao entrar na igreja essa mesma pessoa que ignorou um "mendigo" odeia o pastor, o irmão X o irmão Y, a irmã que não tem uma posição social elevada e que anda com roupas velhas e desbotadas; mas para ela o que vale é o seu sacrifício "dar uma oferta em dinheiro alta" porque o coração dela está cheio de superioridade, arrogância e egoísmo, ela faz isso porque pensa que Deus se agrada mais da sua alta oferta do que a liberação de perdão e a ajuda aos mais necessitados.



Se ela soubesse disso ela faria diferente, aquele dinheiro em oferta, ela compraria o pão para o "mendigo", lhe daria um emprego para ele sair daquela situação e olharia com mais amor aquelas pessoas em sua igreja que irrita ela profundamente. Ela deixaria essas falhas humanas de lado e exerceria a misericórdia sobre todos.


Viu? É isso que Deus quer, é isso que Jesus está ensinando. Sacrifícios são importantes, ofertas são importantes, mas misericórdia é precioso, é puro e raro.


Assim como as misericórdias de Deus se renovam sobre nós a cada amanhecer, como servos de um Deus misericordioso, temos que renovar as nossas misericórdias sobre o nosso próximo também, assim teremos as misericórdias de Deus sobre nós e aprenderemos a valorizar essa dádiva tão preciosa que Deus nos dá todos os dias e muitas vezes nem damos conta disso, passa desapercebido.




Agora que já sabe o que a misericórdia e já conheceu que esse é um dos atributos do caráter de Deus, responda para si mesmo, Será que sou misericordioso? Se a resposta for não, aproveite que as misericórdias do Senhor se fez novo em sua vida hoje, e pratique o que aprendeu hoje, olhe ao seu redor e você verá muitas pessoas precisando de alguém que o olhe com olhar de misericórdia e não de julgamentos.





VEJA TAMBÉM...

Eu achei graça diante de Deus
70x7 A matemática do Perdão
O que é ser Cristão de Verdade



ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça. 





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 



Foto: Pixabay
Versículos: Site Bíblia Online
Fonte Significado: Site Significados




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo