#4 Passos de como dominar o Ego e deixar de ser Egocêntrico

em 14 outubro 2017

 



Quem nunca teve seu ego alterado que atire a primeira pedra. O ego é uma das coisas que atrapalha muito a vida do ser humano, se ele estiver muito elevado, mas eu acredito que um pouquinho nunca é demais. Nesses #5 Passos para dominar o Ego, vou mostrar que é possível sim agir de forma mais humilde e com sensatez, mas antes vamos aprender o que significa EGO.

 
Significado de Ego
 
 
Ego, a partir da interpretação filosófica, significa o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, superego e Id. O ego é considerado o “defensor da personalidade”, pois é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa.
 

Uma das principais funções do ego é harmonizar os desejos do Id com a realidade do superego. Assim, o ego suprime as vontades inconscientes do ID com “medo” dos castigos que lhe serem direcionados. O ego é responsável pela diferenciação que o indivíduo é capaz de realizar, entre seus próprios processos interiores e a realidade que se lhe apresenta.


 
 
Significado de Ego Diferença entre
Ego, Superego e Id
 
 
 
 
O Ego, como dito, serve como um mecanismo de "defesa" e se desenvolve a partir da interação do ser humano com a realidade.
 
 
O Id é o instinto nato do indivíduo, ou seja, os desejos, vontades e pulsões primitivas das pessoas, e que são filtrados pelo Ego e Superego.

 
O Superego é um "conselheiro" para o Ego. Desenvolve-se a partir da interação do indivíduo com a realidade e representa os valores morais e culturais que são assimilados pela pessoa.
 


 
Significado de Egocêntrico
 
 
Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

 
Com origem no latim, egocêntrico é a junção de ego (eu) e centrum (o meio de tudo, o centro) e revela a tendência de alguém para referir tudo a ele mesmo, fazendo do eu o centro do universo.

 
Ser egocêntrico consiste em uma exagerada exaltação da própria personalidade, até a considerar como centro da atenção e de atividades gerais. Na pessoa egocêntrica se encontram a imaginação e o pensamento tão permanentemente ocupados com o próprio eu e os seus interesses que é incapaz de se colocar no lugar de outro indivíduo e de contemplar, do ponto de vista de outro eu, a matriz ou aspecto que têm as coisas e acontecimentos.


Os egocêntricos são sujeitos dispostos a fazer com que outros suportem as próprias dificuldades sem os ajudar, porque não se preocupam com os pensamentos, sentimentos e problemas das pessoas que os rodeiam. Também são capazes de fingir, perante si mesmos e perante os outros, por não se atreverem a enfrentar a realidade, com medo de ferir as suas exigências.
 
 
 
Agora que já entendemos um pouquinho que é Ego e Egocentrismo Vamos aos #5 Passos para dominar o ego e deixar de ser Egocêntrico. São eles:
 


 
#1 Não se sinta ofendido por tudo


 
Se ofender por tudo e levar tudo por outro lado é uma bobagem. Conheço pessoas que não sabem receber críticas negativas e nem as construtivas. Não sabem brincar e nem entender quando alguém brinca com ela, pessoas assim tem a tendência a viver isolada do mundo em que vive. Se ouvir alguma coisa que não gostou - ignore, saiba que ninguém pode controlar a vida de outrem.



 
#2 Se liberte da necessidade de
sempre ter a razão

 

Se você é aquele tipo de pessoa que precisa ter razão em tudo, mudem de pensamento, pessoas assim todos querem distância. Nem sempre temos razão em tudo, na maioria das vezes estamos errados, e assumir isso, pedir perdão ou desculpas já mostra que você é uma pessoa que está sempre aberta a ouvir e refletir. Lembrem-se todos nós erramos e acertamos.
 



 
#3 Se liberte da necessidade
de sempre querer mais

 

Pessoas que nunca se contentam com o que tem, quanto mais têm mais quer. Ambição é bom, mas quando ele está acima de tudo e de todos, até mesmo de Deus se torna um pecado, essa busca por sempre mais e nunca estar satisfeito com nada é um perigo. Como diz meu marido, vamos tomar um cuidado especial.


 
 
#4 Se esvazie de você mesmo e se preencha de Cristo
 

 
 
Uma das virtudes do ser humano, é reconhecer que ele não é nada, é um mero pó, é como a fumaça no vento, que é passageiro. Pessoas que só olham para sua própria necessidade, egocêntricos, cheios de si vive em constante perigo. Quando nos esvaziamos de nós mesmos e passamos a olhar ao nosso redor, buscamos mais o reino dos céus e a vontade de Deus, todas as nossas necessidades são supridas e automaticamente somos preenchidos. Mais de Deus e menos de mim mesma.




VEJA TAMBÉM...

- O que é uma oração perseverante?
- Promessas de Deus - A semente da esperança
- #6 Atos de Adoração na Guerra
- #5 conceitos sobre arqueologia Bíblica que você precisa saber
- #10 Atitudes para Deus honrar o seu casamento

 



ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 

 
Foto: Pixabay e Google
Fonte Significados: Site significados
 



 

2 comentários:

  1. Que saudades, estudei sobre o Ego no curso algum tempo. É muito bom rever sobre esses assunto. Beijos e fique na paz! ;D

    ResponderExcluir
  2. Que bom Cristiane que esse post te remeteu as boas lembranças. É sempre bom aprender coisas novas sempre. Bjos ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo