Foco da Adoração nos livros de Josué, Juízes e Rute

em 18 novembro 2017

 
 
 
Continuando nossas séries de postagens sobre Louvor e Adoração, vamos focar hoje nos livros de Josué, Juízes e Rute. Como todo livro da Bíblia, esses também tem seu retrato específico na adoração, e é o que vamos aprender hoje.


Esses três livros trazem três histórias e personagens centrais diferentes, mas com objetivos interessantes. Embora muitos não vejam nos livros e nas histórias dos tempos dos Juízes de Israel, Josué e Rute algum foco em adoração, que são apenas relatos históricos, engana-se, por detrás da história há adoração e Deus sendo exaltado, se fosse para ego humano, acredite, não estaria registrado na Bíblia, Deus não permitiria isso.

 

JOSUÉ


No livro de Josué, Deus aparece para o próprio Josué como o príncipe do exército do Senhor. Quando Josué percebe que quem fala com ele é o próprio Deus, ele imediatamente se prostra e adora. A vida de Josué é pautada pela adoração ao Deus de Israel em todos os momentos.



Nos tempos de guerra, ele confia no Senhor da mesma maneira que ele confiou antes quando agia como espia em Jericó. Josué em toda sua trajetória mostra que confia no Senhor Deus na prática, e não é por acaso que seu nome significa "Jeová é Salvação" - um equivalente hebraico do grego Jesus,
(Veja Josué 5:13-15).



Este é o tempo de preparar o terreno para a vinda do Senhor Jesus para reinar nesta terra. É tempo de a igreja deixar de lado o desânimo e a falta de fé, o temor  e o terror e partir com coragem para a conquista do que o Senhor prometeu.



"Pede-me e eu te darei as
nações por herança".


A verdadeira Adoração produz no meio do povo de Deus um ambiente de guerra propício para que Ele possa adorar. Enquanto o povo de Deus permanece em adoração e entoando cânticos de guerra, Deus guerreia contra nossos inimigos, dando vitória e trazendo respostas sobrenaturais ao povo.




JUÍZES


Lendo o livro de Juízes, vemos motivos para adorar ao Eterno Senhor quando ele usa Otniel (Jz 3:10) e o capacita para libertar os israelitas das mãos de Cusã- Risataim, rei da Síria. O povo é liberto pela ação do Senhor.

 

Com a ação do Espírito Santo, Gideão liberta o povo de Deus das mãos dos medianitas. O Espírito de Deus revestiu Gideão o capacitou para se tornar líder e agir com atos de livramentos e salvação da parte do Senhor para que seu povo fosse beneficiado. (Jz 6:34).



O que vemos nesse livro é que Deus usou pessoas simples como eu e você para livrar seu povo. Essas pessoas tinham suas vidas devotadas à adorar a Deus independente da circunstância. Eram pessoas que colocavam a adoração acima de tudo em suas vidas, e confiavam em Deus na prática.

 

O que isso nos ensina? Ensina que trabalhar na obra de Deus nos exige consciência, responsabilidade, caráter e comprometimento. As coisas de Deus devem ser levadas à sério e com compromisso. Adorar a Deus não por medo da derrota e para obter vantagens, adorar a Deus por quem ele é e isso é mais que o suficiente. Quando o crente entrega tudo nas mãos de Deus e o adora, ele vem com a vitória.



"Enquanto o cristão adora, Deus está guerreando as nossas guerras e vencendo por nós" - Regiane Marques





RUTE
 
 
Quando olhamos para a vida de Rute, percebemos que ela se torna uma bênção na vida de Noemi. Ela é vista por Boaz como uma mulher santa. Rute nada mais é que a Bisavó do rei Davi. Lendo esse livro e sua história pode ver que Deus usa pecadores redimidos para a chegada do seu Filho aqui na Terra. Saiba que Rute está linhagem genealógica de Jesus. Boaz seu marido era filho de Raabe a prostitua que se converteu.


 
Rute era reconhecida como instrumento da graça de Deus. Ela tinha um testemunho marcante na cidade toda. Sua atitude a diferenciava das demais mulheres de sua época. Ela era santa em suas atitudes e fiel com sua sogra Noemi.


 
Deus quer que sejamos como Rute, ter santidade em nossas atitudes, ser pessoas que fazem a diferença onde estivermos leais nas amizades e na conduta como cristãos. Deus é adorado através das atitudes e testemunho dessa moça.
 


Boaz percebe que Rute é uma mulher temente a Deus, por que tem uma atitude de reverência para com o Senhor da sua vida.
 

 
Todos os livros da Bíblia enfatiza a adoração a Deus. Embora o foco principal possa parecer as guerras, a escravidão ou a morte de alguém, na verdade a adoração a Deus ali é centralizado.
 
 
 
 
 
VEJA TAMBÉM...

 
 
 




ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Print do vídeo clip da banda Creed
Fonte: Bíblia de estudo Louvor e Adoração Almeida Corrigida Fiel - Editora Fôlego
Comentários de: Guillherme Kerr, Marco Thomazi, Ramon Tessmann, Alcindo Almeida e Regiane Marques.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo