Evidências dos manuscritos do novo testamento

em 16 dezembro 2017




Hoje vamos trazer algumas informações sobre os manuscritos do Novo Testamento na Bíblia. As Evidências dos manuscritos do novo testamento é o que vamos aprender hoje. Para você que estuda Teologia ou é um estudante iniciante, é importante guardar bem e anotar essas informações sobre a Bíblia.
 

Se você prega em sua igreja, também é importante ter essas informações em mente, acredite, ajuda muito na hora de ministrar. Existem três importantes evidências para serem exploradas, quando se quer determinar se a transmissão do texto do Novo Testamento foi precisa e fiel ao texto original.
 

#1 Existem evidências dos manuscritos gregos copiados do Novo Testamento.


#2 Existem evidências das cópias das primeiras traduções do Novo Testamento.


#3 Existem evidências das citações do Novo Testamento realizadas pelos primeiros líderes da igreja, que ficaram conhecidos como os pais da igreja. Veja abaixo os Manuscritos gregos copiados.



1 Autógrafos

Não existe nenhum dos autógrafos originais do Novo Testamento. Em sua busca por reconstruir o texto do Novo Testamento, os estudiosos do Novo Testamento não tem o auxílio de nenhum dos escritos originais do Apóstolo Paulo ou dos escritores dos evangelhos.
 


2 Papiro Bíblico

Os arqueólogos e estudiosos bíblicos coletaram mais de 75 manuscritos gregos com parte do Novo Testamento copiados neles. Muitos dos manuscritos não são mais do que pequenos fragmentos contendo apenas um ou dois versículos neles, embora alguns sejam maiores contendo grande parte do Novo Testamento.


 
3 Fragmento John Rylands



O manuscrito conhecido como p52, que foi chamado de "Fragmento John Rylands" possuía apenas uma pequena parte do evangelho de João nele, com datação de 125 d.C.


 
4 Manuscritos Unciais
 
Os manuscritos unciais são manuscritos gregos que levam esse nome por haverem sido escritos em letras maiúsculas. As 29 letras unciais são todas maiúsculas, e, como o velo era bastante caro, esses manuscritos são escritos com poucos espaços entre as palavras, muito pouca pontuação e com contração de palavras.



Os manuscritos mais importantes são os mais antigos. Os manuscritos unciais foram copiados dos séculos IV ao IX d.C. Os manuscritos unciais são as mais importantes das testemunhas gregas ao texto original do Novo Testamento.
 

 
Manuscritos Unciais importantes

Os três manuscritos unciais mais importantes são: Códice Vaticano; Códice Sinaítico; Códice Alexandrino.



1 Códice Vaticano

O Códice Vaticano, é representado pela letra B, é o mais antigo dos grandes manuscritos unciais que tem a sua datação de 350 d.C., contendo 759 folhas de velo de suas 820 folhas originais, que foram provavelmente escritas em pele de antílope.
 
 

O Códice Vaticano contém toda a Bíblia, tanto o Novo Testamento quanto a Septuaginta que se refere à tradução grega do Antigo Testamento, exceto o relato de Gênesis capitulo 1 até Gênesis capitulo 46, Salmos 105 até Salmos 137 e o Novo Testamento após Hebreus capitulo 9 versículo 14.



2 Códice Sinaítico

Exceto por 24 versículos, o Códice Sinaítico, representado pela primeira letra do alfabeto hebraico chamado Aleph, é o segundo mais antigo dos códices. Possuiu todo o Novo Testamento, com exceção de 24 versículos, mas apenas 145 folhas da Septuaginta que se refere a tradução grega do Antigo Testamento, ou seja, cerca de metade do Antigo Testamento. Tem a sua datação do século IV. É provavelmente a evidência mais importante para o Novo Testamento devido a sua precisão e antiguidade.


 
3 Códice Alexandrino

O Códice Alexandrino, é representado pela letra A, e não traz 34 capítulos do Novo Testamento, principalmente do evangelho de Mateus, mas contém toda a Septuaginta que se refere a tradução grega do Antigo Testamento, exceto por 10 folhas.
 

 
O Códice Alexandrino, tem a sua datação do começo do século V, ou seja, o Códice Alexandrino é especialmente importante nos estudos gregos do Novo Testamento por conter o melhor texto que ainda existe do Apocalipse, além de conter os textos completos mais antigos de vários livros do Antigo Testamento.
 

 
O Códice Vaticano se encontra localizado na Biblioteca do Vaticano, e Códice Sinaítico e o Códice Alexandrino se encontra localizado no Museu Britânico. Há aproximadamente 300 manuscritos unciais do Novo Testamento ainda em existência.


 
4 Manuscritos Minúsculos
 
Os manuscritos minúsculos são manuscritos grego do Novo Testamento que são assim chamados devido o estilo de sua escrita com tipo de letra pequena e cursiva. Existe mais de 2.500 dos manuscritos minúsculos que tem a sua datação entre o século IX e XV.
 


5 Lecionários
 

Os lecionários são listas de leituras das passagens da Bíblia que testificam da existência dessas partes do texto original do Novo Testamento que foram usadas pelos primeiros grupos da igreja primitiva em seus cultos de adoração. Existe aproximadamente 2.000 lecionários, que tem a sua datação do século IV ao XII, foram coletados e preservados. Com exceção do livro de Apocalipse e de alguns capítulos de Atos, o Novo Testamento pode ser compilado diversas vezes a partir desses lecionários.


 
"Os livros do Novo Testamento foram escritos na última parte do século I; os primeiros manuscritos existentes (exceto as partes inrelevantes) são do século IV cerca de 250 a 300 anos mais tarde". Sir Frederick G. Kenyon, antigo diretor e principal bibliotecário do Museu Britânico.




VEJA TAMBÉM...

- A adoração continuará pela eternidade?
- Jerusalém a Cidade Santa - Sua localização e Topografia
- Israel a terra prometida, suas planícies e estações
- Conhecendo os Idiomas da Bíblia
- Como a Bíblia está organizada?
Comércio nas igrejas pode? O que a Bíblia diz sobre isso?
- 04 atitudes que trazem bênção
- 09 coisas que me irrita em "crente"






ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto: Google e Pixabay
Fonte: Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos.
Frase: Retirada do Livro Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo