As estratégias de Davi para conquistar Jerusalém

em 01 fevereiro 2018

 
 

Para se conquistar algo e preciso ter estratégias, pensar e repensar a melhor maneira de se conseguir o seu objetivo. Através das estratégias corretas, podemos avançar confiantes de que conseguiremos colocar em prática o que foi minuciosamente planejado, e seguir confiante e disposto a conseguir o que se quer conquistar.

 
Nesse post vamos analisar as estratégias de Davi para conquistar o seu objetivo. Para entendermos melhor vamos analisar o objeto de conquista de Davi, o seu objeto de conquista não era carro, casa, mansão, aviões ou qualquer coisa que a sociedade do século 21 deseja conquistar. O objeto de conquista de Davi era uma cidade, vamos analisar o porquê de Davi querer conquistar a cidade de Jerusalém.
 

 
A cidade de Jerusalém estava localizada entre a fronteira da tribo de Benjamim e da tribo de Judá, embora em termos técnicos a cidade de Jerusalém se localizasse dentro do território da tribo de Benjamim. No tempo dos juízes, a cidade de Jerusalém ao jebuseus e era conhecida pelo nome de Jebus. Vamos ler o relato bíblico em Juízes 19.11-12.
 


Estando, pois, já perto de Jebus e tendo-se adiantado o declinar-se do dia, disse o moço a seu senhor: Caminhai, agora, e retiremo-nos a esta cidade dos jebuseus e passemos ali a noite. Porém o seu senhor lhe disse: Não nos retiraremos a nenhuma cidade estranha, que não seja dos filhos de Israel, mas passemos até Gibeá.
 


Jerusalém foi conquistada por Davi, através de uma estratégia simples e prática. Ele atacou o que a cidade tinha de mais vulnerável o seu suprimento de água. A fonte de água que abastecia a cidade de Jerusalém era a fonte de Gion que ficava localizada fora da cidade de Jerusalém. Existem indicações de que algum poço ou túnel tinha sido escavado até a fonte de Gion, ou algum açude localizado nas suas proximidades para o suprimento de água em épocas de cercos militares.
 
 

O relato bíblico não deixa claro se Joabe, o comandante do exercito de Davi entrou na cidade de Jerusalém subindo pelo túnel aquático ou se Joabe também com a presença de Davi no exercito interrompeu o fornecimento de água. Independente qual foi a estratégia adotada por Joabe e Davi, o objetivos de ambos foi alcançado eles conquistaram Jerusalém. Vamos ler o relato bíblico em 2 Samuel 5.6-8.



Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitam aquela terra e que disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão como quem diz: Davi não entrará nesse lugar. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterra e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.

 
Após Davi conquistar a cidade de Jerusalém, ele também liderou várias ações estratégicas. Davi retirou da área de fronteira possíveis problemas com estrangeiros, através dessa atitude ele eliminou uma ameaça para o desenvolvimento espiritual das tribos de Israel.



Devido a localização de Jerusalém ser neutra, ou seja não se localizava em Judá que era o caso de Hebrom que era a capital anterior de que Davi tinha estabelecido, nem fazia parte de uma área setentrional de Israel, ou seja, Jerusalém seria uma capital aceitável tanto para Judá, que era a própria tribo de Davi, tanto para as tribos do norte representadas em sua totalidade nos relatos bíblicos como Israel, que essas tribos também tinham reconhecido Davi como o seu rei.



Após conquistar Jerusalém, Davi passou a considerar essa cidade como sua propriedade e de seus descendentes, através dessa atitude, Davi deixou claro que Jerusalém não poderia ser reivindicada nem pela sua própria tribo nem por qualquer outra tribo. Davi através dessa atitude tornou Jerusalém a sede de sua dinastia.



Davi também levou a arca da aliança de Quiriate-Jearim para Jerusalém, e através dessa atitude ele estabeleceu a cidade de Jerusalém como a cidade central para a adoração para todas as tribos de Israel. Vamos ler o relato bíblico em 2 Samuel 6.12-19.



Então, avisaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi. Sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do Senhor, com júbilo e ao som de trombetas. Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração. Introduziram a arca do Senhor e puseram-na no seu lugar, na tenda que lhe armara Davi; e este trouxe holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos. E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para a sua casa.

 

A cidade de Jerusalém conquistada por Davi era pequena com aproximadamente seis hectares e uma população aproximadamente entre 2000 a 2.400 habitantes. Davi passou a residir na fortaleza de Jebus também conhecida pelos relatos bíblicos com o nome de Sião, com a conquista dessa fortaleza, mas também com a conquista de toda a cidade, Davi mudaria o nome da cidade de Sião para cidade de Davi. Vamos ler o relato bíblico em 2 Samuel 5.7.
 


Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.


Frase: Trabalhe duro pra ter a vida que você sonha, mas não se esqueça de ser feliz com a vida que você tem.







VEJA TAMBÉM...
 





ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



 
Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


 
Foto: Google - Ator Leonardo Brício interpretando Rei Davi na Rede Record
Fonte: Manual Bíblico de Halley Editora Vida.
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista e Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
Frase Retirada do Site Indiretas Brutas.

 


 
 

Um comentário:

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo