Intervalo entre os originais e as cópias da Bíblia

em 18 março 2018

 


Os manuscritos dos textos da Bíblia que perduraram são mais próximos em relação à data do que em relação á publicação dos originais que outros escritores da mesma época.
 

 
#1 - Escritos Clássicos
 

A data dos primeiros manuscritos para a maioria das obras clássicas da Antiguidade é de aproximadamente 800 a 1.000 anos depois da data da publicação original. O intervalo, aproximadamente, entre a composição do original e a primeira cópia é de 1.000 anos para outros livros.


O historiador judeu Josefo, escreveu Guerra dos judeus aproximadamente 70 d.C. Existe nove manuscritos em grego que tem a sua datação aproximadamente de 1000- 1200 d.C. e também em uma tradução latina de aproximadamente 400 d.C.



#2 - Os Manuscritos do Antigo Testamento
 


Os autógrafos do Antigo Testamento foram escritos aproximadamente entre 1450 e 400 a.C. Os fragmentos e manuscritos do Antigo Testamento encontrados entre os manuscritos do mar Morto são a coleção mais antiga de manuscritos e fragmentos hebraicos.



Os manuscritos do mar Morto tem a sua datação aproximadamente de 200 a.C. a 70 d.C., ou seja, esses manuscritos tem a sua datação aproximada de 300 anos isso ocorreu imediatamente após a escrita do último livro do Antigo Testamento.
 



Os manuscritos  do mar Morto contêm todo o livro de Isaias e partes de todos os livros do Antigo Testamento, com exceção de Ester.
 



Os fragmentos da Genizá se refere á partes do Antigo Testamento em hebraico e aramaico que foram descobertos em 1947 em uma antiga sinagoga no Cairo, capital do Egito. Esses fragmentos tem a sua datação de aproximadamente 400 d.C.
 



Os manuscritos de Ben Asher se refere á cópias do Antigo Testamento do texto hebraico massorético copiado por aproximadamente cinco ou seis gerações da família Ben Asher. Esses manuscritos tem datação aproximada de 700-950 d.C.
 



Duas traduções praticamente completas da LXX que se refere à tradução grega do Antigo Testamento  também conhecido como Septuaginta sua datação e de aproximadamente 350 d.C.
 



O Códice de Alepo, tem a sua datação aproximadamente de 900-950 d.C. até o ano de 1948, o Código de Alepo tinha uma cópia completa do Antigo Testamento, até que infelizmente um incêndio atingiu a sinagoga.
 



O Códice de São Petesburgo também conhecido como o Código Lenigrado que se refere ao manuscrito completo de todo o Antigo Testamento e tem a sua datação de 1008 d.C.
 



O Códice de São Petesburgo ou Códice Lenigrado é o manuscrito base para a Bíblia Hebraica de Kittel, esse manuscrito e amplamente reconhecido como o texto hebraico padrão.




#3 - Os Manuscritos do Novo Testamento
 

 
Os autógrafos do Novo Testamento foram escritos aproximadamente entre 45 e 95 d.C.



Existem cópias de parte do Novo Testamento que foram escritas aproximadamente entre 40 a 50 anos após o original.

 

O Novo Testamento possui:
  • Um fragmento no intervalo de uma geração após sua composição original.
  • Livros completos dentro de aproximadamente 100 anos do tempo do autógrafo.
  • Grande parte do Novo Testamento tem a sua datação aproximadamente a partir de 200 anos de sua escrita original.
 


Todo o Novo Testamento tem aproximadamente 250 anos após a data da sua finalização.
 
 
 
#4 - Número de Manuscritos do Novo Testamento
 
 

Existem aproximadamente 6.000 manuscritos gregos do Novo Testamento, alguns dos quais tem a sua datação aproximadamente de 125 d.C. ou até mesmo antes dessa datação.



 
O primeiro Novo Testamento completo tem a sua datação aproximadamente em 350 d.C.



Existe aproximadamente 8.000 manuscritos da Vulgata Latina ou parte dela.



Existe aproximadamente de 8.000 manuscritos em etíope, cóptico, eslavo, siríaco, e armênio.
 

 
#5 - Importantes Manuscritos em Papiro
 
 

O papiro 52 tem datação aproximada em 125 d.C. Esse papiro é um fragmento de um códice do livro de João capitulo 18 versículos 31- 33 e João capitulo 18 versículos 37-38.
 


O papiro 45, do século III, contém partes de todos os quatro evangelhos em 30 folhas.



O papiro 46, de aproximadamente do ano 200, tem 86 folhas nas quais se encontram uma grande parte das cartas de Paulo e a carta aos Hebreus.
 



O papiro 57, que abrange o período de aproximadamente 175 a 225 d.C., esse papiro contém 102 páginas compostas em sua grande maioria pelos evangelhos de Lucas e de João.
 



Não existem cópias das Guerras gálicas de César, nem de História, de Heródoto, produzidas em um período de aproximadamente 900 anos após a sua composição original.
 



Nenhum estudioso clássico duvida da autenticidade de Heródoto somente pelo fato de existir um intervalo de vários ou centenas de anos entre os primeiros manuscritos de suas obras e o manuscrito original.
 



Infelizmente, muitos que se dizem cristãos são afetados com relação ao intervalo entre os originais e as cópias da Bíblia, por não acreditar que Deus preservou a sua Palavra e deu aos seres Humanos, em sua forma escrita, para que eles  pudesse entender e crer, mesmo com a sua mente finita, entender e acreditar que existe um Deus além da compreensão humana e que apenas a letra no papel não consegue descrever.


Tenha fé e todos os seus medos desaparecerão. Felipe Marques.






ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- Deus de contratos?
- Tratando a Bíblia como autoridade
- Introdução ao Antigo Testamento
- Jerusalém a Cidade Santa - Sua localização e Topografia
- As Primeiras Traduções do Novo Testamento
- Evidências dos manuscritos do novo testamento
- Como a Bíblia foi escrita?







ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Google
Fonte: Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo