#8 Focos de adoração nos livros de 1 e 2 Samuel

em 04 março 2018





Quando lemos 1 e 2 Samuel, temos inúmeros personagens que nos ensinam sobre a adoração a Deus na prática. 



A adoração é uma das necessidades básicas do ser humano, mas muitos ao invés de adorar ao Deus vivo, eles adoram e depositam sua fé em deuses de barro, ídolos feitos por mãos de homem, em coisas materiais, eles adoram tudo e qualquer coisa - menos Deus. Neste post vamos aprender os 8 focos de adoração nos livros de 1 e 2 Samuel e tomar estes exemplos para nossa vida prática.



#1 - ANA ADORA A DEUS EM ORAÇÃO



Ana é um dos maiores exemplos que vamos conhecer hoje; ela adorou e se rendeu ao Senhor. Mesmo diante das dores e das humilhações que ela estava vivendo em sua sociedade, ela vai ao templo e com a alma amargurada ela ora ao Senhor pedindo a Ele um filho.
 


Então Ana orou assim: Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. 1 Samuel 2:1-2



Perceba a grande gratidão no coração de Ana. Ela faz uma oração de louvor, de exaltação ao Senhor no seu coração e na sua alma. Ela louva o poder de Deus, louva ao Senhor porque Ele é a sua rocha eterna, a salvação no meio das angústias da alma. Com Ana e com Davi aprendemos a render graças ao nosso Deus.




#2 - ANA ADORA A DEUS COM
ATOS DE FÉ



Em 1 Samuel vemos claramente Ana deprimida porque não tinha um filho. Naquela época de Ana a esterilidade era considerada uma maldição de Deus para aquele casal ou a mulher em particular. A esterilidade estava sempre ligada a mulher e nunca ao homem, provavelmente pela cultura machista da época.



Ana era estéril e estava aflita por um filho porque somente assim as humilhações pela outra esposa de Eucana - A Penina cessaria e ela seria abençoada dando a seu marido filhos. Ela orou e Deus concedeu seu pedido. Ana curtiu a sua vida de mamãe com aquele bebezinho que Deus deu a ela, e por dois anos enquanto o menino ainda mamava, Samuel esteve com sua mãe, mas ao terceiro ano da vida de Samuel, Ana cumpre a promessa que fez a Deus entregando seu filho a serviço do Templo e de Deus.



Ana queria muito este filho e entregar seu melhor presente para viver longe de casa era uma atitude de fé e coragem, mas Ana sabia que Samuel estava no melhor lugar e apesar dele não viver com ela no mesmo teto, isto não seria empecilho para que ela pudesse visita-lo e passar um tempo com Samuel. Agora a pergunta que faço a você agora, Você devolveria seu filho para aquele que te deu? Você faria isto? Ana fez isto e encontrou em seu coração a verdadeira adoração, pois ela ofereceu a Deus o melhor que ela possuía a serviço do Senhor sem murmurar e nem se entristecer.



Ana não se importou com o que as outras mulheres pensaria dela, ela simplesmente ofertou a Deus o seu filho vivo para a obra dele e Ana foi honrada por Deus duas vezes: A primeira porque ela adorou e Segundo porque ela honrou com sua palavra que entregaria seu filho assim que ele desmamasse, Samuel passaria a viver no templo para trabalhar na obra de Deus em período integral. Quando Ana adorou, Deus deu a ela um filho, quando Ana entregou seu filho para viver no Templo, Deus deu a ela mais outros filhos.



26 e ela lhe disse: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor.
27 Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido.
28 Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor". E ali adorou o Senhor. 1 Samuel 1:27



#3 - ANA ADORA A DEUS COM LOUVOR


Ana louvou a Deus pela benção de poder gerar um filho em seu ventre. Ela expressou através do cântico a sua gratidão a Deus por ter ouvido a sua oração e recebido a sua adoração. Ana não recebeu um filho porque fez uma promessa, mas porque ela adorou a Deus reconhecendo que Ele é soberano e somente Ele poderia lhe dar um filho. Entregar um filho a Deus não foi apenas parte do cumprimento de uma promessa, mas sim de reconhecimento de que os filhos que Deus nos dá não nos pertence, mas pertence a Ele o Criador de todas as coisas. A atitude de Ana foi louvar.



Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação. "Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus. "Não falem tão orgulhosamente, nem saia de sua boca tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens. "O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força. Os que tinham muito agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor. "O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta. Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo. Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece. Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. "Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido". 1 Samuel 2:1-10



#4 - VOLTAR O CORAÇÃO PARA O SENHOR EM ADORAÇÃO



É através do nosso coração que podemos vislumbrar o amor divino e a comunhão com o Pai. Para que o nosso coração possa se voltar inteiramente para Deus, precisamos da graça para que ele não vire pedra, e sim carne para que possamos andar na presença de Deus como ele deseja.



O Senhor Deus nos convida para voltarmos a Ele com uma vida totalmente devota e reta. O coração é lugar onde sai toda intenção de bondade e maldade do homem. Um coração que realmente ama a Deus, nunca se curva diante de deuses e sua vida é totalmente levada a adoração pura e verdadeira com Deus.



Samuel conclamava para que o povo se voltasse para Deus em obediência, adoração, oração e louvor. Um ser humano sem Deus se torna um nada, um rebelde sem causa, um ser que existe por existir, vegetando neste mundo imenso em busca de algo que ele sabe que só encontrará em Deus.



3 Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
4 Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor. 1 Samuel 7:3-4



#5 - ADORAÇÃO PROFÉTICA



A adoração é uma via de mão dupla, é o resultado de uma vida de busca e intimidade com Deus. Quando estamos diante do Senhor, temos a oportunidade tanto de expressarmos o que sentimos por Deus quanto de ouvirmos a sua voz e conhecermos o que está em seu coração.



Profeta é alguém que transmite a mensagem de Deus. Enquanto Deus mandou que muitos profetizassem certos eventos, o que Deus queria era que eles instruíssem e inspirassem o povo a viver fielmente ao Senhor.



Somos parte do corpo de Cristo e é importante par ao equilíbrio e edificação desse corpo que estejamos fluindo em unidade e aprendendo e somando uns com os outros. Nem todo músico/cantor (a) é chamado para ser profeta, mas é possível um músico profetizar na música quando Deus o usa.



A verdadeira adoração quando aplicada no louvor, na oração, na ministração da palavra ela tem força para modificar as mentes e transformar corações, e pode fazer as pessoas se voltarem para Deus e serem verdadeiros adoradores.



5 Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.

6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.

7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.

8 Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.

9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.

10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 1 Samuel 10:5-10




#6 - OBEDIÊNCIA E AMOR EXPRESSO NA ADORAÇÃO



A obediência é outro fruto de amor. Um adorador tem prazer em obedecer a vontade do Pai. Jesus foi nosso maior exemplo prático de adorador verdadeiro, pois ele cumpriu a vontade do Pai. A vida de um adorador nato não é regada de conceitos errôneos que muitos nos impõe onde ela deve ser expressada somente através da palavra e da música. A adoração ela dever ser expressada com atitudes de obediência.



Quem deseja ser um verdadeiro adorador deve ter em mente que a obediência expressa o amor e que ela é muito melhor e mais válida que qualquer sacrifício que oferecemos a Deus, pois nada vale você estar todos os dias na casa de Deus, nos cultos, retiros, congressos, semanas de oração, estudar a Bíblia, ensaiar, estudar música, fazer belas apresentações e discursos se seu coração é desobediente a vontade de Deus, essas coisas se torna em vão.



22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:22-23



#7 - A ADORAÇÃO COMO CURA DIVINA



Nesses versículos temos um caso da adoração usada na música sendo usada para cura espiritual. Como diz aquele ditado "Quem canta seus males espanta", acredito que foi inspirado neste caso de Saul. Quando estamos tristes, deprimido cante louvores, adore que passa.



Há experiências comprovadas de que a musica tem poder capaz de influir no corpo, alma e espirito do homem, a ponto de produzir um bem-estar psíquico e emocional, bem como mudanças significativas no seu comportamento.



14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.

15 Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;

16 Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.

23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 1 Samuel 16:14-16,23



#8 - A ADORAÇÃO NA MÚSICA



O adorador deve ter compromisso com a música, como resultado do seu compromisso em Deus (Salmos 33:1-3). Deus sempre estará em primeiro lugar, depois a música. Ele se sentirá livre para se dedicar a um instrumento ou ao canto de maneira equilibrada.



Davi era um homem bastante ocupado com as questões administrativas do reino, mas sempre lhe sobrava tempo para dedilhar a sua harpa todos os dias em adoração. Davi buscava equilíbrio entre a unção e a técnica. Notamos Davi como verdadeiro adorador, utilizando sua música como instrumento de libertação.



Músicos e cantores inspirados quando tocam e cantam, geram uma atmosfera diferenciada que inspira e contagia a congregação. Músicos e cantores inspirados estão sempre prontos a criar temas edificantes e a fluir com cânticos espirituais. Exercendo seus ministérios baseado nesses princípios, os músicos e cantores estarão dando uma importante contribuição para a edificação e o crescimento da igreja.



E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança. 1 Samuel 18:10




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


A adoração continuará pela eternidade?
Foco da Adoração nos livros de Josué, Juízes e Rute
Aprenda o que Significa - Aleluia, Glória, Hosana, Maranata e Amém!
O que é uma oração perseverante?
#6 Maneiras de saber que estou no caminho certo
Frequentar uma igreja é uma atitude de adoração?
Adoração no pentateuco
Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus
Você é um adorador?
Adoração - Deus é glorificado





ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.


 

Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto: Pixabay
Fonte: Parte das explicações foram retiradas da Bíblia de Estudo Louvor e Adoração Editora Folego, explicações escritas por: Alcindo Almeida, Soraya Moraes, Christie Tristão, Asaph Borba e Adhemar de Campos. Alguns trechos de Regiane Marques e Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Editora CPAD.
Versículos: Site Bíblia Online



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo