Prosperando na crise

em 04 abril 2018





O Brasil está passando por uma crise financeira, que muitos economistas entendem que é a maior da história. A maioria dos estados brasileiros estão com dificuldades para se mantiver diante da crise que se apresenta.
 


Independente de essa crise ser provocada por desvios de verbas públicas, ou por má administração por parte de empresários, na crise somente temos duas atitudes: vencer a crise ou ser vencido por ela. Então qual é a sua atitude? Vamos ler Gênesis 30.37-43.


37 Tomou, então, Jacó varas verdes de álamo, de aveleira e de plátano e lhes removeu a casca, em riscas abertas, deixando aparecer à brancura das varas,
38 as quais, assim escorchadas, pôs ele em frente do rebanho, nos canais de água e nos bebedouros, aonde os rebanhos vinham para dessedentar-se, e conceberam quando vinham a beber.
39 E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listadas, salpicadas e malhadas.
40 Então separou Jacó os cordeiros e virou o rebanho para o lado dos listados e dos pretos nos rebanhos de Labão; e pôs o seu rebanho á parte e não o juntou com o rebanho de Labão.
41 E, todas as vezes que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó às varas à vista do rebanho nos canais de águas, para que concebessem diante das varas.
42 Porém, quando o rebanho era fraco, não as punha; assim, as fracas eram de Labão, e as fortes, de Jacó.
43 E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.



1 - Atitude seletiva de métodos de trabalho




Jacó era um homem que não se limitava apenas a um único método de trabalho, sendo um pastor experiente usou da influência de nascimento dos animais para cuidar dos rebanhos que seu Tio e Sogro Labão, tinha lhe confiado, Jacó usou esse método devido o uso de engano que Labão tinha usado para se beneficiar das habilidades de pastor de rebanhos de Jacó.



Na maioria dos casos nem sempre os métodos que nos usamos para obtermos os nossos desejos ou planos são atitudes que nos trazem prosperidade. Jacó era um homem astuto e interesseiro, mas mesmos tendo esses defeitos ele não deixou afirmar que ele havia sido abençoado por Deus. Vamos ler Gênesis 30.27


Labão lhe respondeu: Ache eu mercê diante de ti, fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti.



O que Devemos entender é que a paciência de Deus para conosco não se limita em relação a nossa indignidade diante Dele. Labão reconheceu que Deus abençoou a vida dele através do amor que Deus tem por Jacó. É maravilhoso saber que outras pessoas são abençoadas por nós devido o amor de Deus se manifestar em nossa vida.

 

Quantas atitudes boas, Deus viu em Jacó ao longo dos anos procurando disciplina-lo e conduzi-lo em uma jornada árdua de perdas e ganhos, Deus amou Jacó a ponto de usar os erros e pecados que ele cometeu para transforma-lo em um homem melhor.

 

Também não é assim que Deus faz conosco? Usa os nossos erros para que possamos nos aproximar Dele para que o seu amor nos abençoe, e possamos abençoar os outros.



2 - Quem me faz prosperar? Meus métodos ou a ação de Deus?


Eis uma pergunta oportuna nos dias de hoje que eu vou deixar você responder para si mesmo, porém nos caso de Jacó a resposta dele foi as duas: os seus métodos e ação de Deus, ele sabia que somente Deus poderia fazer algo sobrenatural para marcar a sua vida para sempre. Vamos ler Gênesis 31.6-12


6 Vós mesmas sabeis que com todo empenho tenho servido a vosso pai,
7 mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum.
8 Se ele dizia: Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados; e se dizia: Os listados serão o teu salário, então, os rebanhos todos davam listados.
9 Assim, Deus tomou o gado de vosso pai e mo deu a mim.
10 Pois, chagando o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi em sonhos que os machos que cobriam as ovelhas eram listados, salpicados e malhados.
11 E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui!
12 Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo.



3 - Perguntas para reflexões


(A) Existe prosperidade sem métodos seletivos de trabalho?

(B) Existe prosperidade sem trabalho?

(C) Existe prosperidade sem a ação de Deus?


Assim como Deus se lembrou de tudo que Labão fazia para Jacó, Deus também está vendo tudo que o governo, a sociedade e os seus parentes estão fazendo com você, mas será que você para prosperar na crise está tendo uma atitude de Jacó ou uma atitude de Labão?


Um evangelista é responsável por alcançar as pessoas, mas as pessoas são responsáveis por suas decisões. Felipe Marques.






ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- 10 perguntas difíceis que Deus responde para você hoje
- Como definir a apologética?
- A prosperidade que vem de Deus
- Como atrair a atenção de Deus? Listamos 11 maneiras para você
- O que podemos aprender com os erros dos outros?
- O que significa ter uma bênção e ser uma bênção?
- #8 Focos de adoração nos livros de 1 e 2 Samuel








ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista e Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo