O que é ser a imagem e semelhança de Deus?

em 31 agosto 2016

 

 

Vamos com mais um post para vocês que se trata de uma pergunta. O que e ser a imagem e semelhança de Deus? Vamos ler o que a bíblia nos responde em Gênesis 9.6  "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu, porque Deus fez o homem segundo a sua imagem".


 

Vamos ler Tiago 3.9 "Com ela (a língua) bendizemos ao Senhor e Pai, também com ela (a língua), amaldiçoamos os homens, feitos á semelhança de Deus".

 

Essas duas passagens bíblicas deixam afirmam que a imagem de Deus não foi perdida pelo homem devido a sua Queda, e até mesmos os homens que não aceitaram Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador as detém. A expressão "Imagem de Deus" não é usado com frequência na bíblia e seus exato significado e de difícil exatidão.

 

1) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia acreditam que ser a "Imagem e Semelhança de Deus" se refere a qualidades espirituais, mentais ou psicológicas de cada ser humano como por exemplo ter a capacidade de pensar, de sentir emoções ou de fazer escolhas a capacidade do ser humano de fazer escolhas e definido na bíblia e na teologia como livre arbítrio.



2) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia ressaltam o texto de Gênesis 1.26-27 Também disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança, tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem á sua imagem, á imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.

 
  

Esse texto o que chama a atenção e a palavra "domínio" que e exercido pelos seres humanos sobre a criação de Deus; Ou seja, com base nesse texto bíblico pode se dizer que, assim como Deus criou também os seres humanos dotados da Imagem e Semelhança também esses seres humanos também devem ser "criadores"; Por exemplo: Os primeiros seres humanos (Adão e Eva) receberam a ordem de dar nomes aos animais, de serem férteis e de se multiplicar.





PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:

3) Alguns teólogos e estudiosos da bíblia ressaltam a qualidade "relacional" da Divindade trina e una ou na trindade que se refere a união das três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo formando um só Deus; Ou seja, Deus é ao mesmo tempo uno e trino e o que se deduz através das expressões "façamos "e" nossa imagem"; Ou seja, essas expressões sugerem que, assim como existe um relacionamento dentro da Divindade, os seres humanos tem a capacidade de ter um relacionamento com Deus e com os outros seres humanos, sendo a sua "imagem e semelhança".

 
 

Entretanto a característica da Divindade não é plenamente revelada no Antigo Testamento mas a sua revelação plena se revela no Novo Testamento Jo 1.1-5 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas forma feitas por intermédio dele, e, sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

 

É possível que o correto entendimento do conceito sobre "Imagem e Semelhança" inclua os aspectos de mais de uma das interpretações citadas. Mas o que realmente importa e que nós seres humanos que fomos criados a "Imagem e Semelhança" de Deus, temos um relacionamento intimo, pessoal e especial com Deus o que não e compartilhado com os animais. Nos como seres humanos sempre temos que ter a consciência de que todos nós somos portadores dessa "Imagem e Semelhança" e que essa importância deve influenciar a nossa vida e nossa maneira de nos tratarmos.










ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça. 




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
 
Foto: Pexels


 
 

2 comentários:

  1. Paz queridos, concordo também com o ponto de vista apresentado, mas este final fechou o texto: Nós como seres humanos sempre temos que ter a consciência de que todos nós somos portadores dessa "Imagem e Semelhança" e que essa importância deve influenciar a nossa vida e nossa maneira de nos tratarmos. 

    Simplesmente Princesa
    Fan Page
    Abraços e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz e lisonjeado com seu comentário. Bom seria se todos os cristãos ou não pensassem a você.
    Sejam bem vinda aqui. Fica com Deus!
    Felipe

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo