12 coisas que as igrejas proíbem e Deus não!

em 25 setembro 2016


Essa semana eu acabei de ler um livro incrível (não querendo fazer propaganda mas já fazendo né) que se chama É Proibido do Pastor Ricardo Gondim, ele é Pastor da Igreja Comunidade Betesda.



Esse livro aborda assuntos que sempre tivemos duvidas, proibições que nos custam até mesmo a nossa fé colocando-a em risco. Já presenciei nesses meus 25 anos de crente muita coisa nesse sentido, muita desses "igrejas" colocam fardos pesadíssimos em seus membros que muitos não suportam, não suportam porque não há embasamento Bíblico pra isso, porque nem Deus nos dá um fardo desses para o servir.



Essas igrejas infelizmente se preocupam mais com essas coisas fúteis e esquece de ler a Bíblia e ver o que realmente Deus proíbe e o que Ele permite. 



Estou cansada de ver pastores com seus legalismos e suas regras baseadas em usos e costumes de outra culturas que não é a brasileira, que apontam o dedo na cara do "infrator" não se importando se ele sairá dos caminhos do Senhor ou não, no entanto fecham seus olhos para coisas que realmente Deus abomina como: Adultério, fornicação, fofoca, roubo, idolatria, cobiça e por ai vai.



Esse livro me trouxe inspiração de escrever esse post e listar para vocês com referencia bíblica sobre o que é proibido para igreja mas para Deus não, aí você escolhe a quem obedecer, a igreja ou a Deus.




#1 Televisão


Esse item ainda existe em algumas igrejas como a Deus é Amor, mas em outras também, houve um tempo em minha igreja que também era proibido assistir TV e na minha casa não tinha televisão por muitos anos, mas assistíamos no chamado "televizinho" que no meu caso era a casa da minha avó paterna que morava ao lado da minha.



Eu sempre achei isso um absurdo porque o fato de eu não ver televisão não me faria mais santo na presença de Deus, e eu ainda tinha que ouvir que a televisão era a "caixa do diabo", quem assistia estava compactuando com diabo, nossa quem nunca ouviu isso não é mesmo? E esses mesmo que proibia pouco tempo depois cometia os piores pecados contra Deus.



#2 Cinema e Teatro


Uma das coisas que sempre convivi era que cinema e teatro era um lugar de depravação onde as pessoas iam lá para assistir mentiras, e que Deus não se agradava desse tipo de coisa. A verdade é que cinema e teatro assim como novelas e seriados de tv são artes, sua histórias são baseadas em coisas do nosso cotidiano.



Eu aprecio boas artes, boas dramaturgias, eu não curto filmes e séries de terror, alias nada que me causa medo, mas fora isso essas coisas não me influencia para o mal porque sei separar as coisas e cinema e teatro para mim assim como concertos de musicas clássicas são como lazer.



As igrejas pregam que não devemos frequentar esses lugares porque é frequentado por pessoas ímpias, essas proibições são baseadas em Salmo 1, mas se esquecem do que diz em João 17:15-16.





"Não peço que os tires do mundo;
e, sim, que os guardes do mal. Eles não são
do mundo como também eu não sou."




Veja também em 1 Co 5:9-11; Mt 11.19 e 1Ts 5:21. Não caia no pecado de interpretar a Bíblia de sentido literal, assim você fica louco, perde a vontade de servir a Deus e tira toda a espiritualidade da Bíblia.



#3 Calça Feminina


Olha se tem uma coisa que causa até expulsão do membro é essa tal de calça. Tem igrejas que pegam pesados nisso, ditando para a mulher que a calça é uma peça masculina e que Deus abomina esse uso. A mulher que descumpre essa regra corre sérios riscos de ser expulsa de sua congregação e servir de exemplo para outras que pensarem em desobedecer.



Acredito eu que esse tipo de punição para uma regra tão idiota é para controlar e oprimir a mulher, que infelizmente por causa da preguiça e do comodismo elas não leem a Bíblia e aceita de cabeça baixa regras absurdas que as oprimem, dando-nos a impressão que Deus odeia as mulheres e tem prazer em nos oprimir (o que não é verdade tá pessoal?). Eu escrevi sobre isso com mais detalhes no outro blog. Veja o link abaixo:




#4 Moda, Joias e Adornos


Tem um trecho do livro do Pastor Ricardo Gondim, que ele relata que em um congresso que ele participou, o pastor na mensagem rasgou o verbo dizendo que as irmãs deveriam ser menos vaidosas porque elas correriam o risco de ficar na terra no dia do arrebatamento, e ele sendo muito observador notou que o pastor trajava um terno finíssimo de grife muito cara com abotoaduras de ouro e gravata de seda pura (espera aí momento vamos rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk), é muito petulância e hipocrisia desse ser não é mesmo?



Vou colocar um trecho do livro para vocês vê os abusos, e detalhe com embasamento bíblico pegando texto fora de contexto e gerando um grande pretexto.




"Há uma igreja que tomou a seguinte decisão ministerial:
Sobre as irmãs usarem cintos exagerados que chamem a atenção. O
Ministério não concorda baseado na Bíblia em 1 Tm 2:9. É permitido o uso de
cinto de couro ou de pano desde que o cinto não ultrapasse 2 (dois) cm
(centímetros). Quem não obedecer fica fora de comunhão até o uso permitido.

Nessa mesma reunião fatídica, o ministério decidiu ainda:
sobre usar brincos, colares, pulseiras ou anéis ou outro tipo de jóias ou
bijuterias (sic), inclusive anel de formatura. O Ministério não permite pois está
escrito em Dt 22:5; Rm 1:28; 1 Co 11:16; l Ts 5:23;l Tm 2:9;l Pe 3:4".
Exceção (sic): é permitido usar relógio de pulso ou de bolso e alianças de
casamento, noivados, bodas (sic) de prata ou de ouro.

(Trecho do livro é proibido do pastor Ricardo Gondim)


Agora quero que você pegue a sua bíblia e leia esses versículos que vou deixar a seguir e tire suas próprias conclusões. Ez 16.8-14; Gn 13.2; Gn 24.22 Gn 41.42; Êx 28.4-6; Is 52.1; Jr 2.32; Dn 5.16,29; Zc 3.4; Lc 15.22; Mt 13.




#5 Maquiagens


Essa é clássica, se você gosta de se pintar você é filha de Jezabel. Minha nossa esse povo só atribui vaidade a Jezabel e os pecados dela perante Deus não conta? Uma certa vez eu estava me arrumando para ir a uma entrevista de emprego então me vesti com calça social, sapatinho de meio saltinho social e blusinha branca de manga cumprida e passei maquiagem e meu pai me disse a seguinte frase que me matara por dentro, que me fez sentir a pior das mulheres: "Você está parecendo a Jezabel", ele disse isso porque estava de calça e maquiagem leve (odeio maquiagem pesada); fui para a entrevista arrasada, será que uma maquiagem me define uma idólatra, prostituta carnal e espiritual, uma falsa, perseguidora de crentes e uma pessoa má e perversa?



É claro que não e eu descobri isso sabe como? lendo a bíblia, a palavra de Deus realmente é luz para o caminho de todo cristão, ela é vida, abriu meus olhos para a legalidade e a crueldade humana. Eu escrevi sobre maquiagem outro blog. Veja 2 Rs 9.30-33 o versículo que as igrejas pegam para basear essa proibição. 




#6 Praias, clubes e parques


Outra coisa que é proibido pelos homens lideres de algumas igrejas por ai, é frequentar esses lugares, considerados lugares perniciosos e impuros para um cristão. Que mal há em estar nesses lugares para se divertir com a família e amigos por exemplo?, eu nunca gostei muito desses lugares, mas praia clubes aquáticos, eu não preciso colocar um biquíni minúsculo para frequentar, um short e uma blusinha curta regata ou um top pra mim é o suficiente, uma maiô também é valido porque não?



Parques de diversão que tem palhaços, carrinho de bate-bate, balanço entre outros brinquedos que mal há nisso genteeeee? eu vou lá pra me divertir e não me unir aos não-crentes e beber até cair no chão, fazer sexo com o primeiro que aparecer na minha frente, fumar, traficar, roubar, não. Tudo isso baseado em Sl 1, é isso que eles pegam para nos proibir de frequentar esses lugares.





PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:

#7 Mulheres cortarem o cabelo


Não sei se já reparam mas até agora as regras só está sendo direcionadas a nós mulheres, será que tem alguma coisa contra nós? eu acredito que sim. Se tem uma coisa que eu passei a minha vida inteeeeeira é ficar aprisionada no meu imenso cabelo cacheado e bem volumoso (pra não dizer armado) que eu tinha (aff que sofrimento), eu gastava litros de água para lavar, um vidro de shampoo por semana, condicionador então nem se fala, e creme? tinha que ser aqueles de 1kg pra durar aí uns 15 dias no máximo, quanto sofrimento sem contar o tempo gasto só pra cuidar das madeixas de Rapunzel.




Ate que um dia eu cortei Chanel e nunca mais deixei crescer tanto, agora ele está médio, e vai ficar assim. Depois que passei a estudar a Bíblia me sentia livre a cada capítulo que lia, e descobri que cabelo cumprido em nós mulheres nos difere dos homens e nos deixa mais femininas e nos foi dado como véu no nosso dia a dia, mas ele deve realmente ser cumprido? não podemos nem retirar as pontas que é perigo ser expulsa da igreja ou no mínimo ficar ai uns 3 meses de disciplina (o popular banco). Os versículos as igrejas pegam como referencia para que as mulheres não retire nem uma ponta do cabelo é:




"Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso
para que o homem usa cabelo comprido?
E que, tratando-se e para ela uma glória?
Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha."


  

E isso não é só no corte mas no penteado também, ou seja seu cabelo deve ser enorme reto sem corte e sem nenhum penteado (coisa mais sem graça), veja em 1Pe 3.3-5. Para quem gosta de cabelão ótimo, mas pra quem não suporta como eu não precisa cortar tão curtinho para que não perdemos nossa feminilidade que nos distingue dos homens, deixemos pelo menos até os ombros chamado de cabelo médio.



Nosso cabelo foi dado para que sirva de véu e distinção do homem. Depois falaremos mais sobre esse assunto de véu e cabelo e a cultura brasileira, judaica e muçulmana para entendermos melhor ok?



#8 Jogar futebol ou assistir na TV


Agora é a vez dos homens (ai ai), o futebol é a paixão brasileira, e a maioria desses apaixonados são os homens, eu particularmente não gosto só de copa do mundo, fora isso eu não acompanho nada e nem torço pra time nenhum. Mas muitas igrejas proíbem que seus membros jogue, assista e até mesmo vá ao estádio assistir seu time favorito jogar.


Eles dizem que Deus não aprova jogos e o futebol também não, mas se pensarmos bem futebol é um esporte como qualquer outro, e a prática de esportes só traz benefícios ao corpo humano porque entra na condição de exercício físico. Não é pecado nenhum você praticar esportes, assistir na TV, o que é pecado é você colocar essas coisas acima de Deus, idolatrar aquele jogador de futebol, deixar de ir a igreja por causa de jogo.



Eu acredito que Deus não se envolve em futebol, como muitos oram a Deus e fazem até votos para que o seu time ganhe um campeonato, ah por favor né Deus tem coisas muito importantes para se preocupar do que um campeonato né?. E essas coisas eles baseiam de novo em Sl 1 que fala sobre a roda dos escarnecedores, e nem sabem o que é se assentar a roda dos escarnecedores (que é assunto para outro post).




Você homem e mulher que gosta de um futebol fique tranquilo você não está pecando desde que isso não tenha prioridade na sua vida esquecendo de todo resto inclusive de Deus. Leia versículo que eles baseiam para essa regra 2Co 6.14-16; Sl 1.1.




#9 Bater palma (aplaudir)


O ato de bater palmas tem haver muito com a cultura, costumes de vários países que se estendeu ao longo dos anos espalhando pelo mundo todo. Eu achei um artigo sobre esse assunto e para você compreender melhor aconselho você clicar AQUI e ler o artigo, lá explica bem porque igrejas proíbem esse ato, eu posso explicar, mas ficaria muito extenso, então vá lá e leia.




#10 Fazer a barba


Tem igrejas que proíbem homens se barbear, isso vem muito da cultura judaica, mas aqui no Brasil acho difícil um homem ostentar a barba por causa do clima tropical, embora seja moda agora o homem manter a barba grande bem feita e cabelo alto no topo da cabeça e bem baixo nas laterais, fora a questão da moda tem também a questão da alergia aos pelos, higiene etc.



A barba difere o homem da mulher, mas não vejo necessidade de ostentar a barba caso o homem não queira por livre e espontânea vontade. Os versículos que eles pegam como base para essa regra são: Lv 19.27; 1Sm 21.13; 2Sm 10.4-5; 2Sm 20.9; 1Cr 19.5; Ed 9.3; Sl 133.2; Is 50.6.




#11 Homens usar bermuda


Outra coisa que muitas proíbem, é os homens usarem bermudas e camisetas regatas, ficar sem camisa na rua e andar com camisa desabotoadas nas ruas. Até essa parte da camisa desabotoada e ficar sem a mesma nas ruas, eu concordo, assim como os homens são visuais e se excitam e desejam uma mulher com pouca roupa nas ruas nós também somos assim, a diferença é que nós somos discretas e nos contemos, mas uma bermuda (que geralmente é do joelho para baixo), não vejo nada demais nisso.



Na Europa acho meio difícil um homem usar esse tipo de roupa por causa do frio intenso de lá, mas aqui no Brasil que é quente demais no inverno principalmente nas regiões do nordeste, fica difícil usar sempre calça, isso é tortura.



O homem deve ter modéstia ao se vestir assim como as mulheres. Uma bermuda e uma regata que não seja tão cavada Deus não vai te jogar no inferno por causa disso, quanto mais eu conheço a Deus mais me surpreendo, porque Deus não é carrasco como muitos pastores dizem, Ele é amor, compreensivo, e tem muita compaixão. Veja os versículos com base nessa proibição: 1Pe 3.4; Tt 2.7; Gl 6.16; Aí eu te pergunto, O quem tem haver Ap 21.8 com a bermuda? hein?




#12 Depilação


E por ultimo a depilação, gente ninguém nunca me deram um versículo se quer sobre esse assunto, mas eles dizem que a mulher deve se manter como Deus a fez sem depilar as pernas, as axilas e a região pubiana (as partes intimas), para não se parecer com as mulheres do mundo e conservando a criação de Deus.



Os pelos pelo corpo só serve para proteção das regiões mais sensíveis do corpo contra bactérias e infecções, mas médicos dizem que o excesso deles é um lugar ótimo para proliferação de fungos; ou seja não é pecado você retirar do seu corpo seja por lâmina, cera, cremes depilatórios, laser os pelos que te incomodam. Esteticamente fica até mais bonito, se você não gosta de retirar tudo somente apara, retirando o excesso, mas isso não é pecado.



O Salmo 32.8-9 ensina que Deus não deseja estabelecer com ninguém um relacionamento proibitivo; ele almeja que sejamos íntimos e livres para desfrutar de sua companhia. Ele não quer nos mandar aos gritos, e sim deseja nossa obediência por amor. Suas leis não são arbitrárias, elas almejam o nosso bem.



Não se prenda a regras que deixam um fardo nas costas, faça como eu respeite as regras dentro da igreja, não vá de calça, nem maquiagem, cabelo mais simples possível, não haver escândalos nos outros reserve sua vida íntima, seus pecados são contra Deus e não contra pessoas. Leia a Bíblia sempre ela te guiará em toda verdade pode acreditar, e você se sentirá livre para adorar a Deus.






VEJA TAMBÉM...





 ATENÇÃO!

Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça. 



Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


Foto: Pexels
Fonte: Baseado no Livro Ricardo Gondim





3 comentários:

  1. Ainda sou conservador outrora muitos abriram mão da sã doutrina estão modernos pintados transformados e ainda transformando o evangelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Eu sou contra o fanatismo religioso. Que impõe aos membros coisas que a Bíblia não impõe. Obrigada pelo seu comentário. Seja bem vindo!

      Excluir
  2. O PRINCIPIO da sabedoria é o temor a DEUS,quem é santo santifique-se.EU sou da seguinte opnião,todos nos temos o direito de conversar com Deus, e a oração é uma conversa com Deus ,e o jejum ele te trás uma aproximação com Deus muito intima.A ponto de revelar o que Deus disse para Jeremias 33,3 clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te -ei coisas grandes e firmes que sabes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo