Obediência Parte 2 - As consequências da desobediência a Deus

em 14 novembro 2018




Dando continuidade a nossa série de três artigos sobre a Obediência a Deus, hoje vamos aprender sobre as consequências da desobediência a Deus. A Bíblia nos orienta a sermos obedientes a nossos pais (Êxodo 20.12) e a Deus também, mas a humanidade desde a queda de Adão e Eva vive na desobediência a Deus por séculos e séculos (Gênesis 3.6). Mas você sabe o que significa desobediência?



O que é desobediência?


Segundo o dicionário português é quando alguém não faz o que pedem ou mandam, essa pessoa se recusa a fazer até mesmo os seus deveres. É uma pessoa indisciplinada, rebelde, insubordinada, transgressora, insubmissa e dependendo do que se pratica é considerada criminosa.




O que a Bíblia diz sobre a desobediência?


A Bíblia é o nosso perfeito manual de instruções que Deus nos deu para que nós pudéssemos viver conforme a Sua vontade. Se você não tem interesse em ler a Bíblia, infelizmente você tem grandes chances de padecer por falta de conhecimento da Palavra de Deus e viver na desobediência despertando assim em Deus a ira contra você e seus atos. A seguir vamos listar dezessete consequências que a desobediência causa na vida de uma pessoa.



1 - A desobediência é como pecado de feitiçaria



Quem é desobediente a Bíblia compara com um feiticeiro, pois a feitiçaria desvia as pessoas de Deus. O feiticeiro rejeita a Deus em seu coração e transmite isso em suas ações. Quem desobedece é um rebelde que não aceita a autoridade de outra pessoa (que neste caso aqui se refere a Deus) e peca fazendo tudo ao contrário do que Deus ordena em Sua Palavra. Todo desobediente é um rebelde e sempre se rebela contra Deus. (1 Samuel 15.23)

 
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
 
 


2 - Deus rejeita sacrifícios sem obediência



Naquela época antes da morte de Jesus por nosso pecados, as pessoas sacrificavam animais para se purificar de seus pecados e assim alcançar o perdão de Deus. Hoje esse tipo de sacrifício não é mais necessário pois Jesus foi o último cordeiro de Deus morto por nossos pecados.
 

 
Para alcançar o perdão de Deus basta aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, crer que Ele é o Filho de Deus e se arrepender de seus pecados pedindo perdão a Deus de seus pecados deixando a prática do pecado e assim Jesus te purifica de todo pecado e te transforma numa nova criatura.


 
Muitas vezes aquelas pessoas ofereciam seus sacrifícios a Deus, mas não obedeciam os seus mandamentos. Quando Deus ordena que façamos algo, por mais difícil que seja é melhor obedecer, pois para Deus a obediência tem muito mais valor do que os sacrifícios.

 

Os sacrifícios de hoje que fazemos a Deus são: Os louvores que cantamos na igreja, estudar a Palavra mais profundamente, chegar sempre no horário dos cultos e participar de tudo, aprender tocar um instrumento, esses são alguns exemplos de sacrifícios que fazemos hoje, mas se você não for alguém que obedece aos mandamentos de Deus, suas ordenanças, infelizmente Deus rejeitará todo seu esforço ou sacrifício, pois não há em seu coração obediência. (1 Samuel 15.22)


Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.



3 - Quem desobedece é amaldiçoado


Ou seja, levará uma vida de muito sofrimento, você passará muita necessidade, viverá sempre com coração triste, e tudo o que fizer não prosperará. O desobediência faz com que as bênçãos de Deus fiquem retidos na sua vida e a maldição seja uma realidade horrível como forma de castigo divino. (Dt 28.15-19).


Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo. Maldito o teu cesto e a tua amassadeira. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas. Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.



4 - O desobediente é destruído 


Uma pessoa desobediente vive sob maldição e no final é destruído, morrerá sem as bênçãos do Senhor e experimentará a ruína por causa da rebeldia. O desobediente viverá uma vida infeliz e cheia de doenças nesta terra que vive. (Dt 28.20-22)


O Senhor mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. O Senhor fará pegar em ti a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir. O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, e com a inflamação, e com o calor ardente, e com a secura, e com crestamento e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças.




5 - Quem é desobediente passará por necessidades e viverá em constantes sofrimentos




Para o desobediente o céu será como o bronze, porque não haverá chuva sobre sua cabeça e o chão de ferro será duro e árido que não crescerá nada o que for plantado. Seu trabalho será em vão. Com isso passará necessidades. Deus manda chuva e abençoa o trabalho de quem vive sob obediência constante a sua Palavra. (Dt 28.23-24)



E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro. O Senhor dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.




6 - Quem desobedece vive em constante tormento



O desobediente não terá paz em todos os dias de tua vida, viverão fugindo de seus inimigos. Quando morrerem, seus corpos servirão de alimento para as aves do céu, ou seja, não terá um sepultamento digno. (Dt 28.25-26)



O Senhor te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra. E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará.



7 - Quem desobedece sofrerá com terríveis doenças
 


Sua saúde nunca será boa o bastante para ter uma vida feliz e tranquila. Será castigado com úlceras ou tumores, e toda sorte de doença de pele e não encontrará cura. (Dt 28.27)


O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te;




8 - O desobediente ficará perturbado



Deus os castigará com loucura, cegueira e confusão mental. Suas mentes não serão saudáveis (Dt 28.28)



O Senhor te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo de coração;



9 - O desobediente não será próspero


Além de ter a mente afetada, perderão o senso de direção na vida, ficarão perdidos e não prosperarão. Eles trabalharão e não alcançarão sucesso, seu trabalho e esforço será em vão, eles serão oprimidos, roubados sem que ninguém os salve. (Dt 28.29)
 

E apalparás ao meio-dia, como o cego apalpa na escuridão, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.



10 - O desobediente não desfrutará de nada nesta vida


Uma pessoa desobediente ficará sem cônjuge, não morará na própria casa que construiu e não comerá do que plantou. Ela lutará para ter bens materiais e não poderá desfrutar de nada disso. (Dt 28.30-34)


Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não aproveitarás o seu fruto. O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve. Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e por eles desfalecerão todo o dia; porém não haverá poder na tua mão. O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias. E enlouquecerás com o que vires com os teus olhos.



11 - O desobediente terá que se sujeitar ao governo de outra nação



Serão deportados para viver em uma terra estranha onde terá que obedecer as leis deste lugar. Neste lugar o desobediente adorará outros deuses feitos por mãos de homens e será motivo de zombaria. (Dt 28.36-37)


O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra. E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o Senhor te levará.



12 - O desobediente plantará, mas não colherá


Ele plantará uvas, oliveiras, mas não desfrutará com abundancia destas delicias, porque gafanhotos devorarão quase tudo. Trazendo pros dias de hoje, um desobediente trabalhará, mas não verá seu dinheiro render e dar a ele o conforto que tanto almeja. (Dt 28.38-40)


Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira.



13 - Os filhos dos desobedientes sofrerão



Eles serão levados cativos e não ficarão com suas famílias (Dt 28.42)

Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta.



14 - Os desobedientes ficarão cada vez mais pobre


Os estrangeiros que vivem em seu País ou sua cidade terão mais e mais progresso, e o desobediente regredirá. O desobediente tomará algo emprestado e nunca poderão emprestar nada (Dt 43.44)


Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.



15 - O desobediente sofrerá com guerras


Virão nações e pessoas de todos os lados para afligir e perseguir, enfrentarão fome, sede e nudez, sua pobreza será extrema (Dt 28.45-49)



E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;
E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre.
Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.
Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.
O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás;




16 - O desobediente experimentará a rejeição de Deus
 


Deus rejeita quem desobedece suas leis e mandamentos. O desobediente é rejeitado deixado de lado, ele não tem a atenção de Deus. (1 Sm 16.14)



E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.



17 - O desobediente morre espiritualmente



Pois está em pecado e vivendo neste pecado. Ele não sente a presença de Deus e não tem mais o Espírito Santo (Rm 6.23)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.




Conclusão


Todo ser humano é convocado por Deus para obedecer. Os mandamentos de Deus não foram feitos apenas para os israelitas, mas para toda a igreja de Cristo também. Os mandamentos de Deus é para o nosso próprio bem, pois nos mantém saudáveis mentalmente, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.
 

 
Saiba que a desobediência está diretamente ligada com a rebeldia e a rebelião contra Deus e seus princípios. O desobediente é rejeitado por Deus, sofre humilhações, está exposto a todos os tipos de perigo e longe da preciosa presença de Deus.

 
 
A desobediência não traz vantagens a ninguém, somente dores, tristezas, desgraças, tormentos, dificuldades, perdas, perseguições e misérias. Desobedecer é uma escolha que todo aquele que não ama a Deus e não deseja em seu coração agradá-lo escolhe para si mesmo achando que está por cima e que não precisa de Deus para nada. Escolha a obediência hoje mesmo.







ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

 


 





ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




  
Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


 
 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: ACF - Almeida Corrigida Fiel




 

2 comentários:

  1. Conteúdo mais completo que já vi sobre o preço do pecado...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, suas palavras soam como um conforto em nossos corações, pois queremos oferecer o melhor para Deus e a todos vocês leitores. Obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo