Quem está apto para estudar teologia?

em 09 novembro 2019




No nosso post de hoje vamos entender porque existe cristãos que gostam de estudar teologia, e outros cristãos não. Mas porque esse assunto divide opiniões entre os cristãos? A resposta para entendemos o porque desse dilema depende como cada cristão considera a relevância do estudo da Bíblia para si mesmo.



Nesse sentido estudar teologia é para todos os cristãos? Minha resposta é sim, mas você não é obrigado a concordar, eu respeito a opinião de quem discorda, mas também acredito que todo cristão precisa ser um teólogo.



Em um sentido amplo, todo os cristãos já são teólogos, mas é exatamente dessa perspectiva que surge o problema. Não tem nenhum problema em ser teólogo autodidata por conseguir assimilar os conteúdos sozinho, sem o auxilio do professor(a) ou estudar teologia por amor ao chamado de mestre, que o Mestre lhe confiou, esse e o meu caso.



Lá se vão 20 anos de dedicação e amor em uma época que as igrejas não permitia seus membros estudarem teologia, mas isso mudou em algumas igrejas. Mas, também não tem nenhum problema em ser um teólogo formado, que se refere a pessoas que faz seminário teológico seja presencial, ou seja por EAD.



Mas, com certeza ser um teólogo autodidata ou teólogo formado, mas preguiçoso é inaceitável, nesse sentido nem todos são teólogos. Ou seja, fica o convite para todos os cristãos lerem livros de teologia.



Teologia significa pensar sobre Deus e expressar esses pensamentos de alguma maneira, seja escrevendo um livro sobre o assunto, compondo músicas para engrandecer a Deus. Nesse sentido elementar de se entender teologia todo cristão e um teólogo, porque ele possui uma teologia.



Isso acontece até mesmo com o ateu, sim o ateu tem a sua própria teologia. mas precisamos entender como isso acontece para o ateu. O ateu pensa sobre quem é Deus, mas o ateu rejeita a existência de Deus, o ateu faz isso através de uma negação da fé em Deus e de seu estilo de vida.



Os seguidores de uma religião não cristã também tem a sua teologia, mas precisamos entender como isso funciona para um seguidor de uma religião não cristã. Os seguidores de uma religião não cristã substituem Deus por uma divindade feita pela sua criatividade pessoal, fazendo isso eles demonstram a sua teologia.



Eu acredito que a maioria dos nossos leitores são de cristãos que creem em Deus, em Jesus Cristo, e no Espirito Santo.  Devido a isso, esses cristãos tem os seus pensamentos estejam eles sistematizados ou desorganizados, estão voltados para Deus que nos conduz a Jesus Cristo, Jesus Cristo que nos ama e o Espirito Santo que nos capacita.




- Deus nos conduz a Jesus


Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6.37



2 - Jesus Cristo nos ama


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16



3 - O Espírito Santo é que nos capacita 



Mas o Consolador, o Espirito Santo, a que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. João 14.26


Esse é um ótimo motivo para o cristão estudar teologia, pois dedicara o seu tempo pensando a respeito de Deus, de Jesus Cristo e do Espirito Santo, que não somente expandirá o seu conhecimento intelectual, mas também expandirá o seu crescimento espiritual.



Para você entender como o estudo da teologia pode influenciar a suas atitudes, pense sobre a necessidade da nossa consciência prestar contas a alguém. Se você for detalhistas todos as pessoas prestam contas das sua atitudes a alguém, nos prestamos contas nós mesmos a nossa consciência faz isso por eu e você.



Mas também a nossa consciência pode estar errada, distorcida ou ignorada, fazendo isso a nossa consciência diminui a nossa prestação de contas.



Devemos prestar contas das nossas atitudes também na sociedade, mas a sociedade são diferentes entre si e possuem diversos níveis de conceitos morais e leis, e ás vezes e possível violar os padrões estabelecidos pela sociedade sem prestar contas a ela.



Também devemos prestar contas para a nossa família, a nossa igreja local, o nosso local de trabalho, etc. Os cristãos que acreditam em Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador reconhecem que precisam prestar contas ao seu Salvador e Senhor.



Algumas vezes, os cristãos tem a tendência de entender que eles escaparam da responsabilidade de se reportar ao seu Senhor e Salvador, devido o que fazemos ou deixamos de fazer, mas ninguém seja cristão ou não, fugirá da prestação de contas final, porque todos vamos comparecer diante do tribunal de Jesus Cristo.



4 - O tribunal de Jesus Cristo



Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem que ou mal que tiver feito por meio do corpo. 2 coríntios 5.10


Essa teologia do juízo nos obriga a pensar sobre um aspecto da Pessoa de Deus que dever nos conduzir em nossa vida através de um entendimento de vida na sociedade de maneira sóbria e equilibrada hoje com um pensamento para o futuro que será o juízo.



Existem ótimos teólogos, com suas diferentes teologias e diferentes maneiras de crer. Existem teólogos que pelo padrão de exigência da sociedade, são considerados ignorantes, mesmos esses teólogos conhecendo a verdade sobre a Bíblia.



Existem teólogos que estudam demasiadamente a Bíblia, mas esse estudo não são realizados de maneira sistemática e técnica. Existem teólogos que são altamente capacitados e leem muito sobre teologia, mas também não podemos esquecer dos teólogos profissionais, que trabalham em editoras e seminários, mas esses teólogos são a minoria.



Esse artigo foi escrito para leigos, não somente esse artigo mas todos os artigos contidos nesse blog. Se eu estivesse escrevendo para teólogos profissionais, teria escrito de modo diferente, ou seja, eu não teria me preocupado em manter uma linguagem teológica simples nem apresentado explicações de fácil entendimento, até porque, os teólogos profissionais são capacitados para entender a linguagem teológica complexa e suas explicações técnicas.



Eu não usaria ilustrações ou estudos de casos, embora alguns teólogos profissionais, ou não, fazem o mesmo. Os teólogos profissionais sempre querem ter a certeza de que o autor do livro leu tudo a respeito daquele assunto, mas qual teólogo profissional ou amador consegue fazer isso?



O mínimo que se espera é que o teólogo consultou, leu e pesquisou o que ele escreveu e se propõe a publicar o assunto em questão. O teólogo precisa ler obras antigas e atuais, e se possível citar estudiosos sobre o assunto em questão, querendo ele concordar ou discordar.



Acredito humildemente que já demostrei que sou capaz de fazer isso em meus artigos publicados neste blogger e que estou apto para escrever diversos assuntos. Eu particularmente procuro fazer somente o necessário de citações para que o leitor desse blogger não pense que eu faço declarações falsas ou infundadas.



Procuro fazer isso para que o leitor entenda que isso seja uma ótima contribuição sobre o assunto em questão. Dessa maneira permito ao leitor que ele faça uma investigação sobre o assunto, se assim desejar buscando ter um entendimento ampliado.



Se teologia e pensar sobre Deus e expressar esses pensamentos, então julgue você mesmo esse artigo e os artigos aqui publicados, se esse blogger reflete a ideia ou não, de pensamentos corretos a respeito de Deus e da Bíblia, e se esse artigo e esse blog, expressa de maneira correta e simples, seus artigos, tendo a capacidade de produzir em você mudanças em sua maneira de pensar e de viver.



5 - Sã doutrina



Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças que sentido coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos á verdade, entregando-se ás fabulas. 2 Timóteo 4.3-4


Apegado á palavra fiel, que é segundo a doutrina; de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Tito 1.9


A expressão sã doutrina usada por Paulo significa doutrina correta, ou seja, espera-se que a sã doutrina e a sã teologia sempre resultem no teólogo e no estudante uma vida santa.




6 - Crescimento intelectual e espiritual



E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção; para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo; cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. Filipenses 1.9-11


Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus. Colossenses 1.9-10



Paulo orava em favor dos cristãos filipenses e colossenses, para que eles crescessem no conhecimento, porque Paulo entendia que o conhecimento produziria neles um viver santo e agradável diante de Deus e para o Dia de Cristo.



A sã teologia é expressa não somente na declaração de fé, mas também e expressa através de uma vida frutífera e de um viver santo, e a vida santa deve estar unida com a sã teologia.



Como a teologia afeta você e eu, isso é uma responsabilidade de ordem individual e pessoal, mas o objetivo do estudo da teologia é que sejamos feitos conforme a imagem de Cristo.


Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados. 2 Pedro 1.12




Quem esta apto para estudar teologia?



Nenhum livro de teologia ou teólogo é capaz de responder essa pergunta, somente você pode responder essa pergunta para Deus.





Frase: A habilidade e a sabedoria de uma pessoa não faz ela entra no Reino de Deus. Felipe Marques







Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.







Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pixaby
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista e Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)




Um comentário:

  1. Olá, eu sou estudante de teologia mas faço faculdade. Estou no começo só estudei 3 disciplinas apenas mas creio que irei aprender bastante e claro buscar a Deus individual lendo a bíblia porque nada melhor que o Espírito Santo para nos da entendimento e nos revela a vontade de Deus. A palavra já diz que se tive falta de conhecimento pedi que Deus vai dá. Então cabe a nos buscar que a nossa mente vai se abrindo e começamos a entender as escrituras. Também estou nesse proposito de falar de Deus com um blog, eu já fiz isso a uns anos atrás quando eu era mais nova mas eu acabei por excluir. Eu penso que não sei muitas coisas, não quase nada mas acredito que Deus capacita. Sempre que acho que sei depois vejo que não sei, é complicado explicar. Parece que nunca sabemos o suficiente podemos ler a bíblia toda mas as palavras parecem mudar a sua mensagem se fomos não leva-las apenas de forma literal e sim trazendo para situações do dia a dia, vemos uma mesma palavra da diferente sentidos quando utilizamos ela em determinada situação. Parece que ela se molda para nos ajudar em cada momento de nossas vidas e fala conosco como se o próprio Deus falasse com a gente. Eu vou ajeita o meu blog, estou pensando em mudar o nome ou deixa como está não sei ainda. Mas pretendo conseguir trazer conteúdos de valor que ajudem as pessoas.
    Quando eu falo que estudo teologia muitos não sabem o que é e outros agem como se fosse perda de tempo que não serei nada na vida, as vezes é desmotivador porque realmente parece que estou solitária nessa jornada. Até conteúdos relacionados a isso é difícil de achar, ou talvez seja eu que não esteja sabendo procurar. Mas encontro pouquíssimas coisas, preciso entregar as atividades complementares mas ainda não tive como fazer. Não acho nada sobre isso é tudo muito limitado, uma pena porque para outros cursos tem uma enxurrada de oportunidades e informações.
    https://thifanysantosoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo