12 atitudes humanas que desagradam a Deus

em 05 fevereiro 2022


Todo se humano é pecador e vive uma vida errante cheia de falhas e fracassos, porém quando nós deixamos Deus guiar nossos passos e ter a liderança de nossas vidas, o sucesso é certo e erramos bem menos. 


Porém mesmo em tantos fracassos e erros através de nossas atitudes, existem algumas delas que desagradam demais a Deus. E hoje vamos aprender quais são elas e nos esforçar ao máximo para evitar comete-los.



1 - Ter inveja dos pecadores 

(Provérbios 23:17)




Inveja é um desejo violento pelo o que o outro tem, pode ser bens materiais, posição social, emprego, estilo de vida, família etc. Invejar os pecadores é querer ter o estilo de vida rebelde deles. 



Um verdadeiro cristão deve ansiar diariamente em viver em santidade como Deus quer. Abandonar a inveja, cobiça e buscar viver segundo a vontade de Deus. Leia Gálatas 5:17



2 - Buscar sempre por vingança 

(Provérbios 24:29)




Quem nunca foi vítima da maldade alheia não é mesmo? Sempre vai haver pessoas de seu convívio ou estranhas que farão algo para te prejudicar de verdade, porém vingança não é a coisa mais sensata a fazer neste momento mesmo que a nossa vontade imediata é pagar na mesma moeda. 



Vingança é um copo de veneno que você toma esperando que o outro morra; é uma falsa justiça, pois vingança não é justiça.



Quando nos vingamos de alguém estamos nos igualando a elas praticando o mal também, achando erroneamente que estamos apenas sendo justos. 



Justiça quer dizer retidão dos atos, é fazer as coisas certas e praticar sempre o bem. Então desta maneira nós seres humanos não somos justos, porquê somos carne, pecadores e propensos ao mal, apenas Deus é que pode vingar por nós aplicando a sua justa e perfeita justiça. 



Quando alguém vier até você e te fazer mau, por mais difícil que seja (eu sei como é difícil, acredite) perdoe de coração, e se sentir injustiçado, ore a Deus pedindo por justiça e que Deus tome conta da situação e fique em paz. Jamais, nunca em hipótese alguma ceda a tentação de se vingar



Uma outra coisa que você pode fazer e que não é pecado, é se afastar da pessoa que te fez mau sem desejar o mau dela, ore por ela, corte relações, mas mostre que você tem de fato Jesus no seu coração ajudando-a quando a mesma precisar. 



Você precisa ter pureza no coração, e praticar o bem a quem te fez tanto mau não é a tarefa mais fácil do mundo; por isso que amar o próximo como a nós mesmos envolve mais atitude do que sentimentos. Força aí que você consegue.



3 - Não sair da casa dos outros 
(Provérbios 25:17)




Quem aí gosta de receber visitas? Eu detesto. Quem aí conhece alguém que fica mais na casa alheia do que na própria casa? Eu conheço um montão.



Pois é, eu achei apenas esse versículo na bíblia que fala sobre esse assunto, se tem outro eu desconheço. Pessoas que fica o tempo todo na sua casa enche o saco, não é mesmo? Tira a sua privacidade, seu sossego e se você fala para a pessoa ir embora porque quer descansar, você é o chato ou a chata da história, sem educação e arrogante também. 



Bom seria se as pessoas tivessem bom senso. Há quem goste de ter a casa cheia sempre, mas muitas pessoas odeiam. Nossa casa é um lugar privativo, lugar de descanso, um lugar onde podemos ficar a vontade de verdade e viver seguro.



4 - Ser guloso 

(Provérbios 25:16)



Gula é um dos sete pecados capitais. Uma pessoa gulosa é aquela que come mais que o necessário, está o tempo todo mastigando alguma coisa mesmo sem fome, que coloca no prato mais que aguenta comer.



Gula é um dos hábitos que desagrada a Deus, pois Deus fez o alimento para suprir nossas necessidades físicas, para termos energia, força e saúde não o contrário. 



Uma pessoa gulosa está sempre obesa e sem saúde nenhuma. A pessoa que sofre com distúrbios alimentares precisa procurar tratamento psiquiátrico, pois a vontade excessiva de comer está mais ligada às emoções e ao psicológico do que a necessidade do corpo pelo excesso de comida.



5 - Se vangloriar (Provérbios 25:14)



Vanglória é um ato de ego elevado de quem se acha melhor que todo mundo. É uma glória vã, tola, sem fundamento, merecimento e egoísta.



Uma pessoa que se vangloria é aquela que está sempre se auto-promovendo, quem não o conhece até acredita que ela não tem defeitos, ela tem uma beleza incomum, quem se casar com ela(e) terá o melhor cônjuge do mundo, alguém como ele(a) não existe. 



Cuidado com esse tipo de gente, suas palavras encantadoras são uma armadilha para o engano.



6 - Brincadeiras tolas (Provérbios 26:18)



Eu sou o tipo de pessoa que ama brincar, mesmo me sentindo triste eu procuro fazer piadas de minhas desgraças para trazer um pouco de leveza a vida é a minha rotina. 



Eu tenho uma vida bastante agitada de compromissos e responsabilidades que quando eu paro para pensar nelas eu me entristeço, me entristeço por medo de fracassar e dar tudo errado em algum momento. De não conseguir dar conta e pessoas proximas a mim serem prejudicadas caso eu falhe.



Raramente eu saio e nunca viajo, porque nunca sobra dinheiro, então eu resolvi amar a comédia, as piadas e tudo o que me faz rir tô dentro; porém tudo tem um limite, mesmo nas brincadeiras é preciso vigiar nelas, dependendo você pode ofender alguém, magoar, ferir e até expor a pessoa ao ridículo.



Como cristãos devemos evitar brincadeiras que envolve tudo o que é sagrado, brincadeiras que envolve violência, tapas, socos, chutes, xingamentos, contar os segredos de alguém, rir de uma pessoa deficiente, piadas pornográficas, palavrões etc.



Não é pecado rir e gostar de humor e ser bem humorada (o), pecado e debochar e brincar com coisas sérias.



Tem uma coisa que eu brinco aqui em casa, que sempre falo assim: "Eu não gosto de forró, mas eu estou sempre no efeito sanfona"; ou seja, eu vivo emagrecendo e engordando. É uma piada que faço de mim mesma. Assim quem vai se ofender com isso a não ser eu mesma?


7 - Elogiar a si mesmo 

(Provérbios 27:2)



Eu não sei você, mas eu conheço muita gente que ama enaltecer suas qualidades e sua aparência, muitas vezes elas são até feias, mas sua autoestima é tão elevada a ponto de ultrapassar os limites e atingir o ego. Pessoas assim transparece arrogância.



Deixe que as pessoas te elogie, deixe que elas promova você, deixe que elas digam as suas qualidades e o quanto te admira como pessoa, seja humilde; mesmo você sabendo de tudo de bom que você tem contigo, deixe que os outros notem e falem. 



8 - Ser rixoso (a) 

(Provérbios 27:15)




Quem não conhece alguém encrenqueiro não é mesmo? Tem em todo lugar, na rua, no emprego, na família, na igreja, no mundo todo tem aquele que ama uma confusão e faz tudo uma tempestade com direito a ventania, furações, terremotos e tsunamis.



Esse tipo de pessoa tem esse comportamento tóxico que desestabiliza qualquer atmosfera. Rixoso ou rixosa está muito ligado às mulheres na bíblia, porém não são apenas as mulheres que podem ser rixosas, homens também são. 



Toda pessoa rixosa é briguenta, ama ver o circo pegar fogo, são pessoas reclamonas e perto delas não existe paz. Geralmente esse tipo de pessoa são as mesmas que amam uma fofoca e colocar uns contra os outros.



Fuja desse tipo de gente, se ela não apresentar melhoras, simplesmente fuja, porque é muito fácil adquirir esse mau hábito quando convivemos diariamente com esse tipo de gente. Um verdadeiro cristão precisa ser pacífico e transmitir a paz a todos a sua volta. 


9 - Desrespeitar as leis (Provérbios 28:9)




Desde que o mundo existe as leis foram criadas para impor disciplina e limites ao ser humano. A única lei estabelecida no Éden era que ninguém poderia comer do fruto proibido, depois da queda do homem as leis aumentaram e com elas as regras e tudo para que o ser humano tenha limites em suas ações.



Uma terra sem lei é uma terra de ninguém; imagine só como seria o nosso país onde não houvesse leis cíveis? Certamente seria o caos, porque os criminosos e os malfeitores se apressariam ainda mais para fazer maldade, iriam acontecer assassinatos, roubos, tráficos e estupros sem limites, os mais vulneráveis seriam os que mais sofreriam.



As leis não foram criadas para pessoas que são naturalmente inclinados para a obediência, a ética e a disciplina comportamental, mas para aqueles que tem seu coração obstinado para o mal. As leis servem para manter a ordem, a vida, a integridade das pessoas, animais e do nosso habitat e para punir quem infringir essas leis.



Quem desobedece as leis de Deus e as do seu país aborrece a Deus e não são abençoados por Ele e nem tem de Deus o livramento do mal.



10 - Não confessar ou esconder seus pecados (Provérbios 28:13)



Todos nós pecamos a vida toda e por mais que tentamos fugir disso, nem sempre conseguimos. Podemos evitar muitos pecados, mas infelizmente nem todos. Porém confessar nossos pecados é o caminho para alcançarmos o perdão de Deus.



Os católicos tem por hábito confessar seus pecados para o padre e assim ele da a sua penitência e estão perdoados os pecados daquela pessoa. Na igreja evangélica não é assim que acontece embora existe alguns pastores que forçam seus membros a confessarem seus pecados para eles e não para Deus, afim de ridicularizar e humilhar e expor essa pessoa do que perdoar.



Nenhum ser humano no mundo independente de sua posição de liderança tem poder de perdoar pecados, nossos pecados são contra Deus primeiramente, porque foi Ele quem estipulou suas leis e o que é pecado ou não.



Toda pessoa que peca deve sim primeiramente confessar a Deus os seus pecados, se arrepender, deixar de pecar e assim obter perdão de Deus.



Infelizmente tem pastores que castigam seus membros que pecaram por anos sendo que Deus já o perdoou e aceitou de volta essa pessoa em seu Reino e para a obra. Isso é terrível porque acaba com a autoestima da pessoa que leva acreditar que ninguém é mais pecador que ela e que ela não merece servir mais a Deus e é onde ela se afasta dos caminhos do Senhor e nunca mais volta.



Aquele que não confessa seus pescados não alcança perdão de Deus e Deus o vê como uma pessoa arrogante que acha que está acima da lei e por isso não deve obedece-la. 



Uma pessoa humilde sempre reconhece seus pecados, pede perdão e sabe que é errante e que sempre necessita das misericórdia e perdão de Deus.


11 - Não ter autocontrole (Provérbios 29:11)




Autocontrole de suas emoções e ações é algo que o ser humano sozinho não consegue ter, ele precisa de ajuda do Espírito Santo para isso. Uma pessoa sem autocontrole ela facilmente parte para agressão física e verbal, a pessoa é uma verdadeira bomba ativada ou uma granada sem pino. 



Ter autocontrole é importante para evitar de cometer pecados de violências, assassinatos, espancamentos, xingamentos, brigas, agressões e etc.



Uma pessoa que tem autocontrole, ela tem um dos frutos do Espírito Santo nela, ela não cede as provocações, as injúrias, calúnias e nem revida agressões físicas e xingamentos. 



Ela é sabia e sabe se defender sem ferir o outro e nem se deixar ser ferida.



12 - Ser alcoólatra (Provérbios 23:31-35)



O contrário que se pensa, o alcoolismo é sim um pecado, porque destrói o nosso corpo que é templo do Espírito Santo de Deus. Fomos criados para viver uma vida pura sem dependência de substâncias químicas, lúcidos num corpo santificado para a Glória de Deus.



O alcoolismo destrói a vida de quem bebe, destrói famílias, acaba com a vida social, familiar, espiritual e profissional. Escraviza a pessoa a ponto de levá-lo a miséria e a óbito também. Pode levar a pessoa a prática de roubo para sustentar o seu vício. 



Conclusão



Percebeu o quanto é importante conhecer a Bíblia? Ela é a nossa bússola para andarmos corretamente diante de Deus.




Todos nós devemos nos preocupar em andar em obediência e em santidade nesta vida, para que possamos obter de Deus as bênçãos que Ele tem para nos dar.



Espero de coração que este conteúdo tenha sido de grande valor para a sua vida espiritual. Anote essas dicas em seu caderninho e não deixe de praticar os ensinamentos de Deus para que a sua vida vá bem.






LEIA MAIS CONTEÚDOS COMO ESTES:







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pexels




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo