6 características que um líder de adolescentes precisa ter!

em 22 outubro 2022


Ser professor (a) de escola bíblica para adolescentes ou teen, é necessário ter perfil para isso, não é todo mundo que consegue lidar com a galera mais jovem.



Esta fase da adolescência que todo adulto já passou por ela, é uma fase desafiadora, cheias de dúvidas e com os hormônios a flor da pele. Pessoas nessa fase da juventude tem mais propensão a rebeldia e a pecar também.



Não é aconselhável que um outro adolescente seja líder de outros adolescentes e nem pessoas idosas. O ideal são pessoas que sejam jovens maduros, ou seja; pessoas da faixa de idade dos 30 aos 50 anos, mas essa não é uma regra e sim um conselho.



Para ser professor ou líder de um grupo de adolescentes você precisa...



1 - Ter perfil para trabalhar com adolescentes



Este perfil não me refiro à molecagem e imaturidade e muito menos ser malandro no linguajar, mas saber se encaixar no mundo adolescente com maturidade e leveza. Adianto que não é fácil, é preciso ter aptidão nata para isso. Você precisa:



a) saber falar a língua deles, é importante aprender o significado das suas "gírias" atuais, pois aquelas que você falava quando era adolescente não existe mais.



Por exemplo: aprender o que é crush, flopar, stalkear, bugar e etc... Somente assim você será visto como alguém que entende eles.



b) estar antenado no mundo digital e principalmente nas redes sociais, dominar essas ferramentas irá facilitar a sua comunicação com eles, já que os adolescentes de hoje faz tudo pela internet.



c) saber das bandas e cantores do momento que eles estão escutando mesmo que você não curte, para ter o que conversar com eles no dia a dia.



2 - Entender a mente e o mundo deles



Você não precisa ser psicólogo para isso e nem se aprofundar no estudo da mente humana, mas entender como funciona a cabecinha deles como:


a) seus medos

b) anseios

c) esperanças

d) carências

e) dificuldades

f) futuro

g) sonhos e etc...



Lembre- se que você para eles é como um "mentor" que eles vão poder contar para o que precisar. Todo adolescente busca alguém assim na vida e quando acha eles depositam toda a sua confiança em seu "mentor" e você se torna a pessoa mais confiável. Adolescentes tem muita dificuldade de se abrir com seus pais, principalmente se estes forem rígidos e super protetores e disciplinadores.



3 - Estar pronto para ajudar



Como já dito isso acima, você precisa estar pronto para ajudar principalmente em suas questões pessoais, dando a eles bons conselhos, orientando, orando, dando todo suporte necessário para ajudar eles nessa fase tão difícil que é a puberdade.




4 - Entender que eles ainda estar se desenvolvendo e amadurecendo



Não espere deles atitudes de uma pessoa de 80 anos super madura, embora eles não sejam mais crianças, a mente deles ainda não amadureceram. É normal eles terem atitudes de criança as vezes, serem rebeldes, desafiar a sua liderança entre outras atitudes imaturas.



Procure saber um pouco de suas historias, seus gostos pessoais, suas dificuldades e saiba que por detrás de toda rebeldia há um porquê, e esses porquês pode ser: 



a) uma disfunção familiar

b) necessidade financeira

c) pais rígidos demais

d) violência domestica



Entre outros motivos. Não julgue até saber toda a historia de vida desse adolescente. Lembre- se que você é um líder e não os pais deles. Sua função é dar suporte e não disciplina-los e nem castiga-los. 



5 - Ser empático (a) 



Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro e imaginar como seria se toda aquela situação que o outro está passando seria com você. O que você faria? É tentar compreender a dor do outro e sentir com o coração. Você precisa ser empático (a), seus adolescentes necessita de alguém assim para entender as suas dores e necessidades.



6 - Ser assertivo (a)



Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento.



É uma pessoa que não tem medo de discordar, transmite segurança, conhece os seus direitos e defende-os, sabe organizar seus sentimentos, tem boa autoestima e fala dos seus gostos e interesses com facilidade.



Um líder teen precisa transmitir segurança e confiabilidade, não para dominar eles e controlar as suas mentes, não faça isso que é maldade; mas para dar a eles a segurança que eles necessitam e aprender a um dia serem adultos descomplicados, livres e confiantes. 



Conclusão



Adolescentes não é uma fase fácil para eles e nem para quem lida com eles, mas com um pouco de assertividade, empatia, bom humor, leveza e com certeza Deus no coração tudo entrará nos eixos. 



Eles terão você como referencia a boas lições ensinadas eles levarão para vida toda e ensinarão seus filhos quando forem mais velhos. 



Adolescentes que tem lideres assim, tendem a errar menos, lidar melhor com seus anseios, medos e frustrações de maneira mais segura e firme. 





ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pexels



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo