Conhecendo os Idiomas da Bíblia

em 16 novembro 2017



 
Nosso assunto de hoje é sobre os idiomas da Bíblia. Pra quem acha que a Bíblia foi originalmente escrita em português BR, se enganou, que a Bíblia foi escrita apenas em hebraico, se enganou também.


Aproximadamente todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Existem alguns textos no Antigo Testamento escritas em aramaico que representam aproximadamente 1% de todo o Antigo Testamento.

 
Exemplo: Gênesis 31.47 "Chamou-lhe Labão Jegar-Saaduta, Jacó, porém, lhe chamou Galeede. A expressão Jegar-Saaduta e uma expressão em aramaico e significa mente do testemunho".



NOVO TESTAMENTO 


Aproximadamente todo o Novo Testamento foi escrito em grego. No entanto, há um número de palavras relativamente pequeno nos evangelhos do Novo Testamento que foram escritas em aramaico.


Exemplo: Mateus 27.33 "E, chegando a um lugar chamado Gólgota, que significa Lugar de Caveira". A expressão Gólgota e de origem aramaica e significa Lugar de Caveira. Idiomas da Época Novo Testamento. Quatro idiomas tiveram importância na época do Novo Testamento. Dois idiomas semitas".



1 - Aramaico
 

O aramaico não deve ser confundido com o idioma atual falado pelos árabes dos dias atuais. O aramaico era o idioma falado na Palestina e deve ter sido utilizado por Jesus e os seus discípulos. O aramaico se originou de um antigo lugar da Síria chamado Aram.
 

Os arameus nacionalidade dada a todos que nasciam em Aram viveram no noroeste da Palestina e são muito mencionados no Antigo Testamento. Acredita-se que o aramaico seja um idioma parecido do hebraico, devido ás semelhanças entre os dois idiomas.
 

O aramaico é um idioma semita que foi falado pelos neobabilônicos na época de Nabucodonosor II. O aramaico se tornou o principal idioma do Oriente Médio e era falado e escrito pela maioria das nações daquela região, até que a ascensão do islamismo a subjugou e a substituiu pelo idioma árabe.
 
 
O idioma de Jesus:
O aramaico foi o idioma mais popular falado em Israel na época de Jesus. O aramaico era o idioma que o próprio Jesus falava. Por essa razão, há algumas ocorrências de palavras aramaicas no Novo Testamento.

 
Entretanto, aproximadamente todo o Novo Testamento traduz todas as palavras de Jesus para o grego, tendo como objetivo que os escritores do Novo Testamento escreviam em grego. Eles utilizavam o idioma grego, porque era o idioma do Império Romano e queriam alcançar a maior quantidade de pessoas possíveis com os seus escritos.


 
2 - Hebraico


O hebraico tem as suas origens no antigo alfabeto fenício, do qual os idiomas semitas e os idiomas não semitas se derivam. O hebraico era o idioma falado pelo povo de Israel no Antigo Testamento e praticamente toda a Bíblia está escrita em hebraico.

 
Entretanto, na época de Jesus, a maioria dos judeus não falava o idioma hebraico, embora conhecessem alguns textos do Antigo Testamento escritos em hebraico. Os fariseus e os rabinos possuíam um conhecimento amplo do idioma hebraico seja escrito ou falado. Dois idiomas indo-europeus.
 

 

3 - Latim


Durante toda a época de Jesus, o latim era o idioma oficial do império Romano. Todas as pessoas cultas, por exemplo, os advogados e poetas, conheciam o latim, além de também ser o idioma dos tribunais. O Novo Testamento tem várias palavras em latim.

 
As palavras em latim aparecem em vários nomes próprios, por exemplo: Agripa, Augusto, César, Cláudio, Félix, Festo, Gálio, Júlio. Alguns cristãos da época do Novo Testamento também tinham nomes próprios em latim, por exemplo: Áquila, Cornélio, Cláudia, Clemente, Crescente, Crispo, Fortunato.
 


 
4 - Grego


O grego era o idioma usado no comércio de Roma durante a época de Jesus. O idioma grego da época do Novo Testamento era o idioma grego coinê que era o idioma grego "popular", esse idioma era facilmente distinguido do grego clássico, um idioma refinado chamado helenístico.

 
A Bíblia realmente é um livro fantástico. Hoje ela é traduzida para mais de cem idiomas. Pra quem estuda Teologia e prega, é importante saber o sentido das palavras no idioma original, assim a sua mensagem poderá ser enriquecida com mais informações. 



"Confiar em Deus significa colocar em prática os seus propósitos pessoais 
juntos com os propósitos de Deus".

 

.



VEJA TAMBÉM...


ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pixabay
Fonte: Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos.
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista e Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
Frase: Felipe Marques





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo