16 Estratégias de como receber visitas na igreja

em 03 junho 2020




É comum às igrejas receberem visitas de pessoas convertidas ou não em seus cultos, eventos, reuniões, congressos etc. Quando alguém se dispõe em sair de sua casa, deixando para depois seus compromissos e interesses pessoais, ela no mínimo deseja ser bem recebidas por seus anfitriões e sentir que valeu a pena sair de casa para estar com pessoas que nunca viu antes.
 


Igrejas devem ser lugares bem receptivos onde esses visitantes se sintam livres e bem aceitos para explorar e aproveitar cada momento. Um fator bastante importante é lembrar que já fomos visitantes e como nos sentimos bem recebidos a tal ponto que nos tornamos parte permanente de uma comunidade cristã.


 

Como igreja devemos ser bons anfitriões e excelentes representantes de Cristo aqui na terra. Neste manual vamos aprender a receber nosso querido visitante afim de que eles se tornem membros desta comunidade e experimentar o melhor de Deus em unidade com os demais irmãos.




1 - TENHA UMA EQUIPE ESPECÍFICA PARA ISTO



Organização é tudo, principalmente na hora de recepcionar pessoas. Tudo começa na maneira como os convidados e visitantes são recebidos. É importante deixar uma pessoa responsável para receber quem chega seja ela conhecida ou não. A equipe ou pessoa que irá recepciona-las devem ser:


a) Simpáticas e extrovertidas

b) Calorosas e amigáveis

c) Comunicativas e éticas




Nessas horas a pessoa que está recepcionando não deve jamais:



a) Usar de linguagem acusatória e não receptiva.

b) Falar ou olhar para a pessoa com julgamento pelo modo de vestir, agir, falar ou andar.

c) Impor as regras internas da igreja que foram criadas para membros e não visitantes

d) Obrigar o visitante se sentar onde ele (a) não se sente a vontade

Tudo começa pela boa recepção. Você recepcionista é a primeira impressão que o visitante terá. Você é o cartão de visitas deles não se esqueça disso.




2 - APRESENTEM-SE PRIMEIRO




Não coloque pressão no visitante para se apresentar primeiro, faça você o primeiro contato. Comece o contato de maneira leve e suave; nada de usar tom de voz alto demais, porque isso assusta e não aperte a mão forte demais e nem leve demais. O aperto de mão deve ser firme transmitindo segurança.
 



 
3 - NÃO ENSINE DOUTRINA PARA UM VISITANTE




Quando uma pessoa chega à igreja ela não está interessada em ouvir as doutrinas e regras internas da igreja, tudo o que ela deseja é ouvir uma palavra e se sentir abraçada e confortada em suas dores da alma.



 
4- NÃO FAÇA EXIGÊNCIAS DESCABIDAS AOS VISITANTES




Primeiramente tenha uma coisa em mente: Visitante não é membro! Não exija dos Visitantes um padrão de comportamento e vestimenta na qual eles não estão aptos para isso.
 



Muitos líderes e membros cometem este erro gravíssimo exigindo que a visita que não permaneça na igreja usando roupas curtas, transparentes, muito coloridas, cabelo da moda, maquiagem, acessórios e etc.
 



Este tipo de comportamento é sentença de que esse Visitante nunca mais vai voltar, porque ele se sentiu julgado e constrangido. Sabemos que nem aqueles que julgam os outros gostam de serem julgados não é mesmo?
 
 



5 - INFORME O VISITANTE A AGENDA DE ATIVIDADES DA IGREJA




Tenha um panfleto atualizado em mãos para informar os visitantes da agenda da igreja. Convide-os sem forçar nada, deixe que o visitante tome suas próprias decisões. Caso ele apareça demonstre alegria por vê-lo ali novamente.




6- NÃO SEJAM GRUDENTOS E NEM FRIOS DEMAIS



Não existe um comportamento extremado de algumas pessoas que é a inconveniência. Quando elas não grudam demais no Visitante fazendo milhões de perguntas e oferecendo mil coisas, elas também têm a tendência de deixar o visitante de lado e finge que ela não existe e nem ali está, agindo como se ela não estivesse ali.
 



Deve-se ter um comportamento equilibrado. Tenha contato com as pessoas que estão visitando com uma conversa amigável, ética e nada evasiva. Respeite o espaço e a privacidade do outro, ninguém gosta de se sentir invadido, nem você!
 



7- TENHA UMA FICHA DE CADASTRO DE VISITANTES




Esta ficha deve ser simples com informações básicas de contato para que você tenha em meios de encontrá-la sem invadir sua privacidade e nem a constranges. Deixe bem claro para a pessoa que essa ficha é para informar sobre futuros eventos da igreja para que ela fique por dentro das novidades.
 



Não utilize essas informações jamais para cobrar nada, tipo porque não apareceu no evento X, nem para bisbilhotar a vida delas do que anda fazendo e muito menos para aparecer na casa da pessoa sem ser convidado ou agendado antes, isto é antiético, deselegante e evasivo. Lembre-se que Jesus jamais entra na vida de alguém sem ser convidado.
 








A ficha contém informações muito básicas exatamente para não as constranger e nem se sentirem obrigadas a fazer algo que não deseja. Caso o Visitante não deseja responder nenhuma dessas perguntas e se recusar a preencher um formulário, seja gentil e educado, agradece a atenção e peça desculpas pelo constrangimento desproposital e deixa em aberto caso ela mude de ideia e que a compreende.
 
 



8 - AJUDEM OS VISITANTES A SE CONECTAREM COM PESSOAS DA IGREJA




Apresente seus amigos e outras pessoas da igreja aos visitantes. Ajude-os a interagir com os demais. Assim elas farão novos amigos e se sentirão parte de um novo mundo. Quando as pessoas se sentem acolhidas e bem vindas elas tendem a ficar.





9 - APRESENTE O LÍDER A ELAS




É extremamente importante o líder da igreja conhecer essas pessoas. O líder deve ser receptivo, amoroso e demonstrar felicidade por este Visitante. Caso o visitante não queira conhecê-lo ainda, não force a nada.





10 - OFEREÇAM CUIDADOS PARA AS CRIANÇAS




Se na igreja tem um departamento infantil, berçário ofereça aos visitantes e possam deixar seus filhos aos cuidados de uma pessoa específica durante o evento. Mas deixe-os a vontade para recusar a oferta e deixe claro que está tudo bem também. Tem pessoas que não gostam de ficar grudado com crianças o tempo todo, outros não gostam de largar suas crias na mão de estranhos, e isso não é grosseria, e normal.
 
 


Jamais em hipótese nenhuma pegue as crianças pelas mãos e saem puxando elas para um espaço com outras crianças, além de assustar as crianças os pais não vão gostar e isso pode criar problemas. Seja sábio e tenha ética para lidar com pessoas. Não se força ninguém a nada certo?

 


11 - MANTENHA CONTATO COM SABEDORIA




Nada de bancar o chato, o grudento, por favor. Utilize as informações da ficha para mandar mensagem atualizando e informando os eventos, diga que amou tê-lo na igreja e que gostaria de vê-lo novamente. Não mande mensagem todo dia, nem muitas no mesmo dia, uma por semana é o suficiente.
 



Se a pessoa não responder as mensagens de um tempo a ela, depois pergunte se não gostou da igreja, se houve alguma coisa que chateou e o que pode fazer para ajudar. Caso a resposta for negativa, diga que gostaria de manter a amizade sem compromisso e se mesmo assim você for ignorado, agradeça a atenção com gentileza, diga que foi um prazer conhecer e que deseja muitas bênçãos e paz para a pessoa, fale com amor e sinceridade.
 



Não persiga a pessoa insistindo incansavelmente, pois ela pode te denunciar a polícia por isso. Não jogue fora o contato dela. Arquive. daqui uns anos você poderá procurá-la novamente e quem sabe ela não mudou de ideia.




COMO EVITAR ERROS COMUNS?



É muito comum as pessoas cometerem erros na hora de receber visitas na igreja. Muitas vezes esses erros são cometidos por pessoas fanáticas e religiosas ou até mesmo por falta de orientação e treinamento adequado para isso. Tem pessoas que parece já nascer com um dom de recepcionar outros, mas tem pessoas que infelizmente precisa aprender e se esforçar para isso.
 



Daqui em diante vamos conhecer os erros comuns que muitos cometem na hora de recepcionar alguém, erros que fazem com que as pessoas nunca mais voltem. O motivo de expor esses erros aqui não é para apontar o dedo para ninguém, mas para mostrar quais são e assim você evitar comete-los.




12 - NUNCA PRESSIONE O VISITANTE



Muitos líderes e membros ficam ansiosos e desesperados para ver o local cheio e elas acabam cometendo muitos erros. As coisas não acontecem de uma só vez e as pessoas são conquistadas e não forçadas a nada. Isso resulta no afastamento definitivo. Veja abaixo uma lista do que você não deve fazer, jamais.
 


a) Grudar na pessoa feito carrapato, ligando todos os dias, indo na casa dela sem ser convidado e pior ainda s avisar.


b) Exigir que ela siga todas as regras da igreja proibindo logo de cara o uso de bijuterias, calças, maquiagem, bermudas, regatas, tinta de cabelo, esmaltes, televisão, computador, Internet e etc.


c) Exigir que ela esteja em todos os eventos e participe das atividades.


d) Obrigada, coagir, forçar, ameaçar a pessoa marcar o batismo


e) Exigir que seja dizimista e ofertante


f) Exigir que se case logo e tenha filhos





13 - NUNCA EXPONHAM OS VISITANTES




Por mais extrovertida que a pessoa seja ninguém gosta de ser o centro das atenções. Jamais faça o que eu já vi muitas igrejas fazendo - separando bancos da frente para visitantes, isso constrange e faz com que a pessoa se sinta desconfortável.
 



A intenção é fazer com que se sintam especiais, porém o efeito e o contrário. Um Visitante deve se sentar onde quiser, onde se sente mais confortável.




14 - NÃO ORE POR VISITANTES QUE NÃO DESEJAM POR ISTO
 



Já fui a igrejas que na hora da oração pelas pessoas, alguém pegava no braço do Visitante e saía puxando para levar até o pastor, forçando a pessoa a uma coisa que ela não queria. Isso é errado. Ninguém é forçado a nada. Às vezes a pessoa até deseja, mas são tímidos ou não se sente a vontade o
suficiente para isso, dê espaço, de tempo a elas.




15 - NÃO PRENDA O VISITANTE NO INTERIOR DA IGREJA



Ninguém é obrigado a fazer nada que não queira. Existem igrejas que colocam um porteiro na entrada e só podem sair dali em caso de extrema necessidade e ir embora somente ao final do culto.
 


Não force ninguém a nada, se um Visitante deseja ir embora ao meio do culto, apenas expresse a sua gratidão por sua presença e demonstre que deseja vê-lo novamente em breve e que as portas estão sempre abertas pra quando quiser voltar. Saiba que o porteiro tem a função apenas de manter a ordem e preservar pela organização durante o evento, não de forçar as pessoas a nada.
 




16 - NÃO ORGANIZE UMA GRANDE RECEPÇÃO PARA ELAS
 



Tem lugares que parece organizar e ensaiar um musical da Disney para receber seus visitantes. Quem chega quer ser bem recebido, mas discretamente e não fazendo eles se sentirem como a estrela do espetáculo, evite essa prática.




CONCLUSÃO



Tudo parece complicado, mas não é. Com esforço, disciplina e organização todos consegue fazer o melhor para Deus. Se deseja ter a igreja cheia de pessoas, você precisa ser atencioso (a) primeiro e oferecer a elas o melhor tratamento que um ser humano merece, somente assim elas voltarão mais vezes provavelmente um futuro membro. Ninguém volta a um lugar que foi mau recebido e mau tratado, nem você que está lendo este artigo.
 



Lembre se de manter um: Visual limpo e harmonioso, unhas e cabelos em dia, higiene pessoal, saber quando começar e parar, ser simpático, ser empático e prestativo, ser organizado, atento, amoroso, sem preconceito, sem acepção de pessoas, atencioso sem ser grudento.
 



Nada de julgamentos, use as palavras, por favor, muito obrigado, com licença, desculpe, seja bem vindo em que posso ajudar? E não exija delas que cumpram regras internas, doutrinas e muito menos dízimo e oferta, isso vale para membros e líderes.
 



Espero que tenham gostado deste post. Você pode adquirir este artigo em PDF para você guardar e usar onde e quando quiser. Para saber melhor e mais detalhado sobre como receber visitas na igreja, adquira gratuitamente nosso Manual de Como receber visitas na igreja Aqui.
 
 

 
 






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



 

 
Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 
 
Foto: Pixabay



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo