IMPORTANTE!

As atualizações em geral foram feitas neste blog. Caso encontre alguma irregularidade ou algum link que não funcione, nos contate imediatamente indicando o problema para que possamos corrigí-los. Em breve teremos conteúdos inéditos por aqui.

O cristão e a idolatria - Como fugir deste pecado!

em 27 novembro 2021



De Gênesis à Apocalipse a Bíblia fala sobre a idolatria, mas você sabe realmente o que é e o que significa? Você sabe como isso nos afeta e como fugir deste pecado? É exatamente isso que vamos aprender hoje. 



A bíblia fala da idolatria de maneira muito ruim e negativa, relata exemplos de idolatria e nos orienta como fugir dela para que não sejamos punidos e nem consumidos por Deus. 



Todo cristão de verdade, que se preocupa diariamente com a sua saúde espiritual, sabe que Deus ODEIA a idolatria e as pessoas idólatras; sabe também que isso pode levar a sua alma a perdição eterna e que ele jamais terá o prazer imensurável de estar no Reino de Deus um dia. 



O conteúdo de hoje pode parecer meio clichê e com tema enfadonho, pois na igreja se fala muito nisso, mas o que vou trazer aqui é um assunto mais detalhado sobre o que idolatria, que os nossos líderes infelizmente reduz a idolatria apenas em adorar falsos deuses; e idolatria é muito mais que isso, e é extremamente importante você compreender e aplicar na sua vida esses ensinamentos, para que Deus se agrada de você e o seu Santo Espírito possa habitar no teu ser.



O QUE É IDOLATRIA?



Idolatria é um termo usado para referir-se a quaisquer prática de adoração a ídolos. É também adoração a qualquer coisa, seja ela objeto, humana, seres viventes ou seres invisíveis que não seja o Único e Verdadeiro Deus. 



A idolatria ofende a Deus, pois tudo o que toma o lugar de Deus no coração humano é idolatria. Somente Deus merece e deve ser adorado, venerado e exaltado. Idolatria também é um amor excessivo ou uma admiração exagerada por alguém.



COMO A IDOLATRIA PODE NOS AFETAR?



A idolatria nos dias atuais não são muito diferentes da antiguidade, as pessoas adoram imagens, pessoas famosas, bens materiais, seus pets, cônjuges, namorado, namorada, filhos, os pais, amigos ou até mesmo um deus imaginário. 




A idolatria mais comum de hoje é a exagerada admiração e veneração por celebridade na área do entretenimento ou até mesmo os cristãos famosos. Uma admiração exagerada por uma criatura que tem tanto defeito e pecado quanto você. Pessoas que parecem perfeitas quando estão sob os holofotes, mas nós bastidores estão gritando por socorro silenciosamente esperando que alguém as ouçam. 




Admirar demais um famoso seja ele ateu ou crente, é idolatria. Daí você se pergunta? "Mas eu só ouço X cantor (a) ou apenas ouço pregação do X pessoa, é idolatria? Sim!




Teve uma época na minha vida que eu está a enfadada de tanto ouvir músicas pentecostais, porque na minha adolescência só tinha isso para ouvir, que quando eu descobri outros cantores no segmento adoração, como o diante do trono, eu só ouvia eles e depois Aline Barros, Fernanda Brum, Eyshila e assim por diante, porém eu sempre gostei de ser a diferentona, então eu começo a cantar na igreja apenas canções de cantores que ninguém cantava, e cantei muita música do diante do trono, embora eu ouvi e canta em casa canções de outros cantores, na igreja era só DT, resultado? Eu fui chamada de idólatra, se eu estava sendo mesmo eu não sei, porque eu cantava outras canções, mas DT era apenas eu e meu irmão. 




Até que eu enjoei e canto mais louvores internacional que eu traduzo. Uma coisa eu posso afirmar: Eu nunca tive um excesso de admiração pela Ana Paula Valadão, o que me chamava atenção no DT era as letras e a estrutura do grupo que eu nunca tinha visto igual. 




Infelizmente a idolatria está bem presente na igreja. Existe crente que dá mais valor ao irmão que fala bem, domina a oratória do que a própria Palavra de Deus, e assim sucede com as pessoas que canta, dança, toca um instrumento etc.




Existe também outro tipo de crente que idolatra a si mesmo. Ele se acha melhor que todo mundo, as pessoas tem que estar aos seus pés e esse ama um puxa saco. Esta pessoa confunde o  significado de amor próprio com culto a autoidolatria. Este crente por ter essa exagerada admiração por si mesmo, humilha ou outros e impõe ao outro a sua vontade. 




Seu objetivo e fazer com que o outro se sinta um lixo, inútil, um ser insignificante perto dela. Elas buscam ser bajuladas o tempo todo e não querem ser tratadas menos que um deus, porque é assim que eles se sentem - superior! E se esta pessoa for lider a coisa fica ainda pior.




Na adolescência é muito fácil cair na tentação da idolatria, este jovem chora e se descabela pelo artista que parece ser tudo na vida e ai de quem falar mau de seu ídolo.



TIPOS DE IDOLATRIA MODERNA



Adoração de si mesmo. Imagens de todos os tipos como: Escultura, fotos, excesso de admiração de sua própria imagem em frente ao espelho, a outro ser humano, etc.



Bens materiais como: casa, carro, barco, navio, iate, aparelhos eletrônico, pertences pessoais, dinheiro, ouro, pedras preciosas e etc 
Profissão como: carreira profissional, empresa, emprego, cargos e etc.



A religião como: O pastor, o templo em si, as pessoas que congregam nela, cargos, etc. Seres espirituais invisível seja do bem ou do mal.



Artistas como: cantores, músicos, dançarinos, pintores, atores e etc.
Hobbies como: Cantar, ler, dançar, praticar esportes.



Entretenimento como: Filmes, séries, novelas, jogos de todos os tipos, programas de TV etc.



Pessoas como: Família, filhos, amigos, colegas, celebridades, líderes etc.



A idolatria se resume a basicamente aquilo que você coloca acima de Deus e trata como o mais importante da sua vida. É deixar de viver sob a vontade de Deus para viver em função única e exclusiva de todas as outras coisas que não seja Deus.



CARACTERÍSTICAS DE UM IDOLATRA DE SI MESMO




a) Ele tem amor próprio em excesso. Amar a si mesmo é Bíblico, porém viver em função do próprio corpo buscando sempre elogios para si mesmo e se destacar dos demais pela aparência exuberante é idolatria.



b) Busca excessiva por títulos e cargos altos na igreja e no emprego. Os títulos nos dão uma certa sensação de que somos úteis e importante para a sociedade, os cargos nos ensina a ter responsabilidade e compromisso, mas se você buscar a todo custo ter esses posicionamento diante das pessoas e está disposto a fazer isso nem que seja passando por cima das pessoas, você na verdade está buscando holofotes e admiração das outras pessoas e não fazer do mundo um lugar melhor para viver.



c) Deseja ser apreciado pelas pessoas. Sem hipocrisia, todos nós gostamos de receber elogios e arrancar uma certa admiração de alguém nessa vida! É até saudável para nossa autoestima e nos dá motivação, o problema é quando isso se torna algo extremamente necessário e que parece até uma droga que nos mantém vivos. Querer receber das pessoas elogios o tempo todo e querer que o mundo nos admire é idolatria de si mesmo, pois os elogios servem como um feedback positivo que estamos no caminho certo, e não para sermos soberbos se achando melhor que todo o resto da humanidade.



d) É fanático religioso. Essa pessoa se esconde atrás da religião para parecer devoto, quando na verdade ele adora a si mesmo e deseja que outras pessoas façam isso. Para ele tudo é pecado (segundo seus conceitos baseados em achismo e crenças vazias, não segundo a bíblia). 




Ele é o que ora mais alto, glorifica mais e mais alto, nunca falta nos cultos, está sempre bem vestido e a sua Bíblia nunca sai debaixo do braço; porém ele julga os demais que não são como ele, é puxa saco do pastor, é o que oferta mais e ninguém é mais santo e perfeito que ele. 




Se esta pessoa alcança o cargo de liderança, ela se torna hostil, presunçosa, arrogante e ditadora, quem não seguir as suas ordens e não agradá-las a punição ou a expulsão do membro é certa. 




Ele exige que todos o admirem não diretamente, mas sutilmente. Eles são mestres na arte da manipulação e da pressão psicológica.




Uma das coisas que eles amam dizer é: Se você sair dessa igreja com certeza você vai pro inferno. Para eles as outras igrejas são mera enganação.




e) São presunçosos e orgulhosos ninguém é melhor e mais importante que eles. Todos os outros estão abaixo dele. 



f) São egoístas e amam humilhar as outras pessoas. O mundo deve girar em torno deles, e pessoas que não ocupam um cargo alto ou até mesmo são mais pobres, eles as humilham sem sentir nenhum tipo de remorso. 



g) Gostam de teologias que satisfazem seus egos, suas paixões mundanas e gostos pessoais. Para eles a Palavra de Deus deve satisfazer seus egos. Eles amam a teologia da prosperidade, músicas pentecostais que as letras exaltam o homem e não a Deus, músicas que falam de vingança sobre o inimigo (que aqui no caso o inimigo é outro ser humano) como a música sabor de mel, por exemplo. 



h) Eles amam ser paparicados e elogiados, se alguém se atrever a tratá-los como trata os demais sem nada de especial ou os criticam duramente, você está arrumando pra cabeça, com certeza isso pode parar até mesmo no tribunal. É a coisa é séria minha gente!




Eles desejam ser tratados menos que um rei ou uma rainha e sempre deve haver um "tapete vermelho" para eles passarem. Tudo o que eles aceitam são apenas elogios mesmo que sejam falsos, eles não importa com isso, o importante é o estaria deles perante a sociedade.




i) É fácil encontrar esse tipo de gente, eles estão sempre em lugares grandes e geralmente ocupam cargos importantes como: mega igrejas, empresas, cargos políticos e etc. É óbvio que não são todos, não podemos generalizar, mas são a grande maioria. 




Existe pessoas em condições mais humildes e em pequenas igrejas, empresas entre outros lugares? Sim! Mas são a minoria, pois eles gostam de lugares onde tem multidão, pois quanto maior é o público mais em evidência eles estão. Fujam desse tipo de gente, pois eles podem te contaminar com seus discursos sujos e vazios.



Leia: 2 Timóteo 4:3
Provérbios 6 que fala das seis coisas que Deus abomina


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A IDOLATRA?



Logo no primeiro e no segundo mandamento de Êxodo 20, Deus proíbe e abomina a idolatria, ordenando que seus servos não adorem outros deuses e nem imagem esculpida de qualquer coisa existente na natureza, não adorar nada que há nós céus e na terra e também no mar. (Êxodo 20:3 e 4)




No livro de João 9:38; Jesus disse que devemos adorar somente a Deus e servir apenas a Ele.




Adorar ou admirar excessivamente alguém, algo ou coisas que não seja Deus é idolatria, sendo assim pecado. 




A partir do momento que você coloca qualquer pessoa ou coisas acima de Deus dando prioridade nelas você está sendo um idólatra.




1) Somente Deus deve ser adorado (Êxodo 20:3-4)


2) A Glória de Deus pertence apenas a Ele e ninguém mais (1 Samuel 42:8)


3) Nosso Deus NÃO pode ser um deus de metal, Ele é real e merece a nossa total dedicação (Levítico 19:4)


4) Nosso Deus não pode ser comparado com deuses de prata, pedra, madeira, ouro, barro qualquer  coisa feita por mãos humanas. Nosso Deus é infinitamente maior e glorioso. (Salmos 115:4-8)


5) Devemos fugir da idolatria a todo custo se desejamos realmente agradar a Deus. (1 Coríntios 10:14 e 1 João 5:21).


6) Os idólatras não herdarão o Reino dos Céus (Gálatas 5:19-21)


7) O idólatra é banido da presença de Deus (Ezequiel 14:1-9)


8) O idólatra é um feiticeiro, ele odeia a Deus e pó isso o rejeitou em seu coração (1 Samuel 15:23)


9) Toda pessoa imoral sexualmente, impuro que cede as paixões da carne e é ganancioso também é um idólatra, pois ama e deseja essas práticas muito mais que obedecer a Deus. (1 Coríntios 6:18)


10) Nossa fé deve estar apenas em Deus e não em ídolos. (Jonas 2:8)


11) O idólatra experimentará grande sofrimento e não terá sua adoração recebida por Deus tendo assim uma rejeição de suas ofertas e sacrifícios 
(Salmos 16:4).


12) Um ídolo de barro, pedra, madeira feito d qualquer outro material, ídolos humanos não poderão salvá-lo no dia da sua aflição (Jeremias 11:12).


13) No futuro quando Jesus vier os idólatras sofrerão eternamente por mão se arrepender de suas idolatrias (Apocalipse 9:20)


14) Todo idólatra é maldito (Deuteronômio 27:15).


15) Você foi criado para a Glória de Deus e para adorá-lo e não o contrário (Efésios 1:1).




COMO FUGIR DA IDOLATRIA? 




Como acabamos de aprender sobre a idolatria que é como o pecado de feitiçaria e rebelião contra Deus, aprendemos que fomos criados por Deus e para a Glória de Deus e que a nossa adoração e admiração deve ser apenas para Deus, pois é Ele que nos provê, sustenta e pela sua vontade viemos a existência e tudo é pela vontade do Pai.




Para fugir da idolatria que está tão presente em nosso dia a dia e por todos os lados você precisa seguir esse passo a passo, e pode complementar também caso saiba de mais conselhos para fugir desse pecado.




1) Reconhecer o senhorio de Jesus e saber que Ele é o Dono de todas as coisas inclusive você e eu.  (Filipenses 2: 9-11) 



2) Viver uma vida de santidade, fugindo do pecado em geral e mantendo seu corpo, mente e coração puros diante de Deus. Pedindo perdão sempre e deixando Deus moldar sua vida e guiar seus passos. (1 Tessalonicenses 4:7)



3) Compartilhando a sua Palavra com outras pessoas e vivendo como um testemunho vivo para honra de Deus.
(Mateus 16:15)



4) Orando e jejuando sempre.



5) Mantendo o seu foco em Deus e nós seus ensinamentos.



6) Ter a ciência de que pessoas famosas são gente como a gente e que merece ser tratadas com respeito como todo mundo, mas que elas não são deuses, por isso controle suas emoções eufórica quando vê aquele famoso que você gosta do trabalho dele; talento todos nós temos e foi Deus que nos deu para o seu louvor e não o contrário.



7) Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida, pois quando você se dedica mais em outras coisas e nunca tem tempo para as coisas de Deus, você está idolatrando as coisas materiais e terrenas do que as dos céus. (Mateus 6:33)



8) Saia um pouco da internet e ore a Deus, sacrifique seu café da manhã e jejue, leia a Bíblia nem que seja apenas um capítulo por dia. 




CONCLUSÃO



A idolatria vai se infiltrando na casa de Deus e na vida dos cristãos que vagarosamente convence essas pessoas de que é normal e comum a idolatria com essas frases típicas de todo idolatra:


  • "Não tem nada demais"
  • "É só uma foto e um autógrafo". (Aí eu te pergunto: - Já Notou que ninguém tira foto e nem pega autógrafo de um anônimo?)
  • "Deixa de ser arcaico e antiquado, não estamos mais na idade da Bíblia"
  • "Ah, para com isso, estamos no tempo da graça e não da lei, você não vai ser apedrejado - relaxa!
  • "Se você fizer isso, não tem problema, se não fizer bem, mau também não fará" (aí é que mora o perigo, não existe pecado neutro)



Muitos buscam dentro da própria Bíblia pretexto para justificar seus pecados, distorcendo a Palavra de Deus contra a idolatria para atender as necessidades idólatras e imorais.




Pessoas controvérsias que adoram a sua própria vontade e querendo tornar o que é mal em uma coisa boa e comum (2 Timóteo 4:3-4)




Cuidado com os famosos cantores gospel pregadores que omite a verdade, que usam a Palavra de Deus para se promover buscando adoração a si próprios e seus ministérios.




Não caia na armadilha de colocar sua proposta vontade acima da vontade de Deus, um servo fiel e temente a Deus coloca a vontade de Deus acima de tudo e abre mão dos próprios sonhos para viver os sonhos de Deus. (Mateus 6:33)






ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.








Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto de capa: Pixabay




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo