Conhecendo as cifras, os acordes musicais e seus símbolos

em 22 janeiro 2023


As notações musicais são muito importantes para quem toca qualquer tipo de instrumento musical e para quem canta também. 



Elas são de simples entendimento, porém requer por parte do estudante de música uma certa dedicação nos estudos de teoria musical para melhor aprendizado e aplicação dessas notas na hora de tocar ou cantar.



Eu particularmente não toco nenhum instrumento, meu sonho era ser pianista, mas meus pais não me deixaram estudar piano e agora que sou adulta com tantas responsabilidades e trabalhando tanto para pagar as contas não me sobra mais tempo para aprender um instrumento e a cabeça já não ajuda mais. 



Então eu me dedico em aulas de canto e estudar teoria musical. Saber e entender essas notas, acordes e símbolos me abriu a mente para compreender melhor uma música e cantar melhor. A partir de agora eu vou compartilhar com vocês todo o material de teoria musical que tenho aqui para vocês. Vamos aprender?



CIFRAS


As formas em acorde das notas nomeadas no poema são hoje simplificadas por regras de formação cimo segue no esquema abaixo: 



Nome das notas: Do - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Sí.

Letra do alfabeto correspondente a cada nota: C - D - E - F - G - A - B. Veja melhor o exemplo abaixo:





Ou seja; a nota na cifra é representada pela letra C, a nota é representadas na cifra pela letra D e assim por diante.



ACORDES SUSPENSOS



Os acordes suspensos não são considerados maiores nem menores, pois consistem na modificação da terceira nota do acorde. 



Os acordes suspensos aparecem nas cifras como SUS e representam a remoção da terceira nota ou substituição pela segunda ou quarta nota. 



Os acordes com quarta e segunda são suspensos e, geralmente omitem tal designação nas cifras.



Quando há a remoção da terceira nota do acorde, o acorde pode ser chamado de acorde suspenso ou com quinta.



Nos teclados, pode haver a adição da primeira nota do acorde uma oitava acima, por exemplo; Sol, Ré, e o Sol da próxima oitava.



REGRA DE FORMAÇÃO



A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra do A ao G, com sustenidos ou bemóis quando necessário.



Em resumo, a regra se baseia em atribuir um nome para as notas (em forma de sílaba) sustenido o original por letras, a fim de facilitar a escrita e a leitura. Por ordem sendo escritas em letras maiúsculas. Observe o quadro abaixo:





Além do nome do acorde sempre grafados em letra maiúscula, são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde. As tabelas abaixo mostram as estruturas das cifras mais usadas.




TRÍADES





Uma vez que a cifra indica apenas a estrutura do acorde, a altura não é indicada e a mesma cifra pode ser transposta quantas oitavas acima ou abaixo forem necessárias. Por exemplo: a tríade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a fundamental Sol na terceira oitava, como Sol 4, Sí 4, Ré 5 ou Sol 2, Sí 2, Ré 3. Não é necessário indicar a altura da fundamental na cifra. Em geral o próprio músico escolhe a transposição mais adequada a cada trecho de uma composição.



TÉTRADES






DIVISÃO






INVERSÃO DE ACORDE



Além das formas indicadas na tabela acima, é possível indicar acordes em que a sequência das notas mais agudas são usadas com baixo. Para indicar a inversão, utiliza-se a mesma notação acima, indicando qual das notas deve ser o baixo do acorde, separada por uma barra. 



A primeira inversão é obtida movendo a nota fundamental oitava acima, passando a segunda nota a ser o baixo. A segunda inversão é realizada movendo o baixo da primeira inversão oitava acima.



Por exemplo; se o acorde de Sol maior - G (Sol, Sí, Ré) foi invertido uma vez, teremos G/B (Sol com baixo em Sí - que são as notas de Sí, Ré, Sol oitava acima). 



Na segunda inversão o acorde é G/D (Sol com baixo em Ré - que são as notas Ré, Sol oitava acima Sí oitava acima).



A terceira inversão não é indicada pois é igual ao acorde original, apenas todas as notas são tocadas uma oitava acima.



A inversão de qualquer acorde pode ser indicada da mesma forma, bastando indicar o acorde original e a nota que será a mais baixa na inversão, por exemplo; um acorde com sétima G7 (tétrade) em sua segunda inversão seria G7/D (que são as notas Ré, Fá, Sol oitava acima, Sí oitava acima).






ACORDES COM SÍMBOLOS E TERMOS





CONSIDERAÇÕES FINAIS



Este conteúdo é apenas para iniciantes em teoria musical, pessoas que estão em busca de material para iniciar os estudos, conhecer e compreender as notações musicais das cifras e seus símbolos, dando ao estudante iniciante em música o entendimento e o conhecimento necessário para conseguir fazer a leitura de uma música.



Este material está disponível para download em PDF gratuitamente no link abaixo: O próximo post será a continuação deste, para melhor compreensão.




FAZER DOWNLOAD DA APOSTILA




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pexels
Texto: Wikipédia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo