Adoração no pentateuco

em 16 maio 2017

 


De Gênesis à Apocalipse podemos perceber a adoração nitidamente. O pentateuco é composto de cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esses cinco livros foram escritos por Moisés, e eles são livros que narram o início do mundo, leis de Deus, libertação dos hebreus, e as repetições das leis para o povo. Vejamos abaixo o tipo de adoração contida em cada livro do pentateuco.


 
 
GÊNESIS
 
 
No livro de Gênesis encontramos a narração da criação do mundo, a formação de Adão e Eva a imagem e semelhança de Deus, dilúvio entre outros fatos registrados aqui. A primeira adoração registrado em Gênesis, é a oferta de Abel e Caim, na qual Deus recusa a oferta de Caim e aceita a oferta de Abel, mas o que ninguém entende é que Caim e Abel tinham motivações e corações diferentes, a oferta é uma forma de adoração e esta deve ser entregue a Deus conforme Deus deseja.


Noé, ofertou a Deus em forma de gratidão após o dilúvio, e essa oferta subiu como cheiro suave ao Senhor no qual prometeu ao homem que jamais destruiria a terra novamente com um dilúvio (Gn 8.20).



Abraão com cem anos de idade tornou-se pai e o que Deus fez? pediu seu filho Isaque como oferta, conhecendo um pouco sobre Deus, Sei que jamais Deus pediria um sacrifício humano como fazem os outros deuses, apesar dele ser o dono da vida, ele dá e tira, mas nesse ponto da história Deus queria testar a fé e o amor dele para com Deus, e Deus interrompe Abraão e ainda providencia um cordeiro para o sacrifício.


Abraão provou para Deus em seu coração que apesar da sua imensa vontade de ter uma descendência e feliz por ser pai, nada e ninguém nem mesmo um filho ocupava o coração de Abraão em primeiro lugar. E você o que tem ocupado seu coração em primeiro lugar?





 
ÊXODO
 

Um livro que narra a libertação dos hebreus na terra do Egito. A libertação dos hebreus foi o cumprimento de uma promessa de Deus fez à Abraão lá em Genesis e sua intenção era fazer dessa nação seu povo, O sacerdócio para Mesmo o povo ainda com pensamentos de escravos e com a idolatria em seus corações, Deus manteve sua promessa de pé e formou a nação de Israel.
 
 
As tábuas da lei são instruções para uma vida santa diante de Deus. Aqui em êxodo a adoração é muito forte, Deus instrui o povo como ele deseja ser adorado, as ofertas a serem oferecidas para cada tipo de pecado etc. "A adoração é o ato de sacrificar; de apresentar algo para o Senhor como altar de terra, porque somos o altar e viemos da terra - Chris Batiston".
 
 
 
O sacerdote é o que ministra, que oferece sacrifícios a Deus, que era a responsabilidade de Arão e seus filhos. Devemos prestar a atenção na palavra de Deus, ler e reler quantas vezes for necessário para não oferecermos sacrifício de tolo como fez Caim, mas uma oferta de adoração a Deus que suba até suas narinas como cheiro suave como fez Noé.
 
 
 
 
LEVÍTICO
 
 

Em levítico, vemos instruções sobre alimentação pura e impura, tipos de ofertas para cada tipo de pecado e situação como doenças, votos entre outros. Antes de Deus cobrar algo de você ele primeiro instrui detalhadamente para depois punir caso não haja obediência em seus mandamentos.


O que muitos cristãos não entende é que Deus é o Criador e nós somos suas criaturas, ou seja, toda nossa obediência ela deve ser direcionada apenas para o Criador. Um pai jamais obedece um filho, o filho é que obedece seu pai e lhe deve honras e respeito. Assim é com Deus.  



Se tem uma coisa que Deus ama - é festa, mas não estou falando de festas mundanas onde rola bebida, orgias e drogas, estou falando de festa de adoração, festa santa, onde seu nome é glorificado. Essas festas duravam dias, meses e anos até. Neste livros temos a festa dos tabernáculos, os anos sabáticos, a páscoa, as primícias, o pentecostes, o dia da expiação.


Mas tem um relato interessante neste livro sobre dois filhos mais velhos de Arão Nadabe e Abiú, que morreram ao trazer para o Tabernáculo fogo estranho, morreram queimados na mesma hora, mas porque? Porque não seguiram as instruções de Deus para o ritual de adoração, não fizeram exatamente como Deus orientou, aproveitou de sua posição sacerdotal para oferecer aquilo que Deus não permitiu (veja em Lv 10).



A palavra "fogo estranho", não está bem esclarecida no texto, mas o que entendo é que o fogo de seus incensários deveriam ter sido retirado do fogo do altar que ficava no átrio, porém eles teriam retirado de alguma fogueira qualquer que achavam ser mais convenientes.


Isso nos deixa uma lição, devemos ter cuidado com o que oferecemos a Deus e a forma que estamos adorando, apesar de estarmos na graça, certamente Deus poupará nossas vidas físicas, mas morreremos espiritualmente caso não nos santifiquemos e não O adoremos conforme seu santo desejo.



 
 
NÚMEROS
 


Números é um livro que nos dá uma certa continuidade de Levítico, o primeiro incenso, a purificação dos levitas, a contagem da população de Israel entre outros. Deus estabelece leis para o povo de Israel, convida o povo para O adorar e exige santidade do povo. Nas instruções de oferta em forma de sacrifício animal, as instruções eram claras - Deus não queria que lhes oferecesse um animal defeituoso, manco, cego etc., Por que? porque Deus é perfeito, é Santo e não quer nada menos que um sacrifício de qualidade e perfeito.


Aqui aprendemos que não podemos ofertar a Deus com nosso canto, nossa vida e nosso dízimo com as sobras, com o que nos resta, mas com o melhor. Cada vez mais estamos preocupados com nosso ego e queremos que Deus aceite nossa adoração a qualquer custo, queremos que seja do nosso jeito. Devemos nos apegar a sua palavra, os moldes de adoração, as suas leis e nos santificar, nos separar para seu sacerdócio, para cumprir a sua vontade.



 
DEUTERONÔMIO


Um livro que deixa registrado a importância da obediência a Deus com a repetição das leis, a escolha de um sucessor de Moisés. Já ouviram a frase: "Obedecer é melhor que sacrificar?" pois é, aquele que não obedece não recebe, sacrifícios sem obediência não tem valor nenhum para Deus, isso significa que não adianta você ler a Bíblia todos os dias, decorar ela de Gênesis à Apocalipse, cantar muito bem, tocar muito bem se seu coração é desobediente as palavras de Deus. O povo de Israel pagou caro por sua desobediência várias vezes na Bíblia. Um adorador precisa ser um servo obediente, a recompensa da obediência está em Dt 4 e 6; 7:12-26.


Devemos adorar a Deus por aquilo que ele é e não por aquilo que ele faz. Crente que só quer saber de benção é crente interesseiro. Ser adorador é muito mais que se prostrar, é obedecer, se sacrificar, negar seu eu, sua vontade e viver a vontade de Deus não por obrigação ou para obter benefícios, mas por amor.



Moisés passou sua vida instruindo o povo no deserto, dando exemplo de servo e de adorador, defeitos? todos nós temos, reconhece-lo e deixar para trás é que faz a diferença na vida de um cristão. Pecados? todos nós nascemos pecadores, mas viver na prática do pecado nos afasta de Deus. Em Salmos 19:1-3 temos o relato da grandeza de Deus e sua soberania.

 
 _______________________________________________________________________________
 
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
 _______________________________________________________________________________
 




VEJA TAMBÉM...

- Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
- Duvidando do cuidado de Deus
- 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus
- 11 maneira de como atrair a atenção de Deus







ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



 
Foto: Google
Fonte: Bíblia de estudo Louvor e Adoração




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo