Top 13 Louvores mais belos da Harpa Cristã

em 05 outubro 2017

 



As músicas sacras sempre estiveram presentes nas igrejas e suas reuniões, sejam elas evangélicas ou católicas, elas fazem parte do repertório do evento em si. Existem belos louvores na Harpa Cristã com letras e melodias excepcionais, que merecem certa atenção especial aqui no blog.



Quando comecei a cantar na igreja, as primeiras canções que aprendi foram as da harpa. Embora eu não entendesse o conteúdo dessas canções e que mensagem elas estavam passando, mas eu entendia que elas eram belas, apenas pela melodia entoada nas letras.



Anos mais tarde, quando eu passei a conhecer outras canções fora da Harpa, pude ver o quão rica são essas canções, que atravessaram gerações embalando os corações e as almas de quem as entoavam e as escutavam



Nesta Play-List que vamos apresentar abaixo, são canções que selecionei dentre as mais de 400 (quatrocentas) músicas lindas, mas foi difícil selecionar somente Treze louvores mais belos da harpa, porque as outras canções também são belas, mas aqui eu levei em consideração a:


Melodia
Harmonia

Letra
Tempo da Música
Contexto

Mensagem da Letra
História por detrás da composição



É óbvio que nem precisam de análise essas canções, porque nenhuma delas contém heresias e nem erros teológicos, mas a ideia aqui é deixar para vocês uma lista de belas músicas e também incentivá-los a não esquecer essas canções que fizeram e ainda fazem parte da nossa jornada com Cristo, nossa conversão, nossa decisão de ser de Cristo; essas canções que são repertórios de nossas vidas cristãs.



E agora, que rufam os tambores, porque veremos ao Top 13 Louvores mais belos da Harpa Cristã. Que essas canções façam você viajar no tempo e mergulhar na presença de Deus aí mesmo onde você estiver.




#1 Tocou-me




André Valadão Interpretando Tocou-me em seu CD Clássicos


 
Essa canção, foi composta por William J. Gaither, mais conhecido como Bill Gaither, ele nasceu em Alexandria - Indiana, 28 de março de 1936, é um cantor e compositor norte-americano de southern gospel (corrente da música gospel vinculada ao country tradicional) e música cristã contemporânea. Compôs inúmeras canções cristãs populares com sua esposa, Glória. É também integrante do Bill Gaither Trio, o Gaither Vocal Band, e em seus "Homecomings".



Bill Gaither é filho de George e Lela Gaither. Formou seu primeiro grupo, o Bill Gaither Trio (consistindo de sua irmã Mary Ann, e irmão Danny), em 1956 enquanto estudante universitário no Colégio Anderson.


 
Depois de mudar de Anderson, em 1959, trabalhou como professor de inglês. Casou-se com Gloria Sickal em 1962. Após alguns anos tentando conciliar a música com carreira docente, largou o trabalho docente em 1967 para trabalhar em tempo integral na indústria musical cristã.



Desde o começo, cantando com o Bill Gaither Trio na década de 1950, Bill Gaither nunca parou. Gaither tem extensão vocal baixo (a voz grossa), e por muitas vezes cantou enquanto tocava violão com o Bill Gaither Trio (ele também toca piano).
 


Por volta de 1964 a esposa de Bill, Gloria, tomou o lugar de Mary Ann, e cerca de 10 anos depois, Danny deixou o trio e foi substituido por Gary McSpadden, que mais tarde integraria o Gaither Vocal Band juntamente a Bill. O trio cantou composições próprias juntamente com músicas evangélicas tradicionais e procuravam dar uma "cara" mais contemporânea a estas. Bill ainda vive e já esteve no Brasil, ele é membro da Igreja Adventista. Clique Aqui para saber mais.





#2 Sou Feliz



 André Valadão Interpretando Sou Feliz em seu CD Clássicos
 
 

 
Horatio Gates Spafford, nasceu em Nova Iorque, 20 de outubro de 1828 e veio a falecer em Jerusalém, 16 de outubro de 1888, foi um advogado americano, ficando conhecido pela autoria do hino cristão It Is Well with My Soul, após uma tragédia em que quatro de suas filhas morreram em um acidente de navio, além de fundar a Colônia Americana, atualmente um bairro de Jerusalém.



Em 8 de outubro de 1871, o Grande incêndio de Chicago devastou a cidade. Horatio era um advogado de sucesso em Chicago, que havia investido fortemente no mercado imobiliário. O incêndio destruiu quase todas as suas posses adquiridas com seu trabalho.



Dois anos depois, em 1873, Spafford decidiu que sua família iria passar as férias em algum lugar da Europa, e escolheu a Inglaterra, sabendo que seu amigo L. Moody. estaria pregando na região durante aquele outono. A necessidade de cuidar de seus negócios o fez levar sua família a viajar primeiro: sua esposa (Anna Tubena Larsen) e suas quatro filhas Anna (Annie), Margaret (Maggie), Elizabeth (Bessie), e Tanetta.



Em 21 de novembro de 1873, enquanto elas atravessavam o Atlântico no navio a vapor Ville du Havre, o navio foi atingido por uma embarcação de ferro levando o Ville du Havre a pique e tirando a vida de 226 pessoas, incluindo todas as suas filhas. Spafford recebeu a fatídica notícia quando sua esposa (que sobreviveu à tragédia), ao chegar a salvo à Inglaterra, enviou o famoso telegrama com a mensagem "Saved alone" ("salva sozinha"), indicando assim que havia sido a única sobrevivente da família. Spafford então viajou à Inglaterra, passando pelo local da morte de suas filhas. De acordo com Bertha Spafford (filha nascida após a tragédia), o famoso hino "It Is Well with My Soul" teve sua letra composta durante esta viagem. Clique Aqui para saber mais.



 

#3 Mais perto quero estar


 
Nívea Soares Interpretando Mais perto quero estar em seu CD Acústico
 
 
 
 
Sarah Flower Adams, que nasceu em Essex, Inglaterra, em fevereiro de 1805, e cuja história tem sido muito pouco conhecida do grande público, que têm estimado seus hinos como um dos mais sagrados tesouros por quase um século.  Sarah foi uma poetisa inglesa.
 


Seu pai era o editor de um jornal semanal em Cambridge. Sua mãe era uma mulher de dons e cultura excelentes, e ela era a sua filha mais nova.



Logo na infância ela foi notada pelo gosto que manifestou pela literatura, e na fase adulta pelo grande zelo e seriedade em sua vida religiosa. Ela contribuiu com prosa e verso para os periódicos diários, e as críticas a sua arte eram sempre positivas.
 


 
Essa canção foi publicado pela primeira vez em 1841, em um volume de hinos sacros, emitido pelo senhor Fox, da Inglaterra, apenas oito anos antes da morte dessa talentosa escritora, que viveu somente até a idade de 44 anos e, assim, nunca soube da fama que vinculou seu hino ao seu nome.
 

 
Sarah Fuller Flower Adams Faleceu em 1848, em St. Martin-in-the-Fields, Middlesex, Inglaterra. Clique Aqui e Aqui para saber mais.
 

 
 
 
#4 Sossegai
 
 
 
Cassiane Interpretando Sossegai em seu CD
 
 
 
 
Mary Ann Baker nasceu em 16 de setembro de 1831. A tuberculose ceifou a vida dos seus pais e deixou-a órfã em tenra idade. Moravam em Chicago com a irmã e o irmão. Esse, um moço de excepcionais qualidades de caráter, começou a sofrer efeitos desta terrível doença.
 
 
Das suas escassas economias, as duas irmãs conseguiram recursos para que ele viajasse à Flórida, má esperança de que no clima mais ameno começasse a melhoria. Não lhes foi possível acompanha-lo. “Tudo em vão. Em poucas semanas o mal se agravou e o rapaz faleceu, longe do aconchego da família.” Não havia dinheiro para as irmãs irem ao seu enterro, nem para transportar o seu corpo para Chicago. Mary escreveu sobre esta experiência assoladora:
 

 
 “Embora nosso choro não fosse ‘como outros que não têm esperança’ e embora tivesse crido em Cristo desde menina e desejasse sempre viver uma vida consagrada e obediente, tornei-me terrivelmente rebelde a esse desígnio da divina providência.
Disse no meu coração que Deus não amava a mim, nem aos meus. Mas a própria voz do meu Mestre veio aclamar a tempestade no meu coração rebelde e me trouxe a calma de uma fé mais profunda e uma confiança mais perfeita”.  
 


Depois disto, Mary Ann se empenhou de corpo e alma à União de Mulheres Cristãs Pela Temperança. Neste ministério teve oportunidade de observar, bem de perto, o sofrimento de irmãs, esposas e mães de alcoólatras cujas vidas naufragaram pelo degradante vício de beber. Depois de chorar com muitas destas mulheres ao lado da sepultura destes seus entes queridos, ela testificou: “Tenho chegado a sentir gratidão pelas doces memórias do meu irmão. O caminho de Deus é o melhor”. Clique Aqui para conhecer mais.

 

#5 A mensagem da cruz

 
Aline Barros Interpretando A mensagem da Cruz em seu
CD Voz do Coração
 
 
 
 
George Bernard nasceu na cidade de Youngstown, em Ohio, nos Estados Unidos, no dia 4 de fevereiro de 1873, filho de pai que trabalhava como mineiro. Ainda criança, George se mudou para o estado de Iowa – primeiro para Albia, depois para Lucas.
 
 

Aos dez anos de idade, George se converte. Desde criança teve o desejo de se tornar um evangelista cristão – algo que foi difícil, visto que desde os dezesseis anos já era o responsável para sua mãe e suas quatro irmãs, isto porque seu pai morrera pouco tempo antes. Foi difícil para ele, que até a própria educação teve de cuidar.
 

 
Alguns anos após, ele e sua família mudam-se para o Illinois, Lá ele se casa e fixa residência. Também ele passa a trabalhar ativamente no famoso movimento cristão “Exército da Salvação”. Depois de um tempo, decidem sair do projeto e ingressam na Igreja Metodista Episcopal. Paralelo a isso, durante quase vinte anos trabalharam com um projeto de evangelização por todos os Estados Unidos e Canadá. Durante esse período, nosso caro muda-se novamente, agora para Michigan.
 
 

No final de sua vida, já reconhecido pelos seus mais de trezentos hinos, ele se retira para a cidade de Reed City, até morrer, aos 85 anos de idade, em 10 de outubro de 1958. Até hoje essa última cidade possui um museu em sua homenagem. Clique Aqui para saber mais.



 

#6 Alvo mais que a neve


 
Fernandinho Interpretando Alvo mais que a neve em seu CD Sou Feliz
 
 
 
 
O autor deste hino muito cantado pelos cristãos brasileiros foi Éden Reeder Latta. A única informação que temos sobre este autor é que nasceu em 1839. Provavelmente, o hino apareceu pela primeira vez na coletânea Sacred Songs and Solos (Cânticos e Solos Sacros) nº. 396, de Sankey em 1881. Seu título inicial foi The Blood of tue Lamb (O Sangue do Cordeiro). Esta coletânea indica que a melodia é um arranjo de H. S. Perkins. Assim, presumidos que seja da mesma data.
 
 


A excelente adaptação deste hino, feita em 1914, é uma das quase 200 produções do dinâmico evangelista e hinista Henry Maxwell Wright. Como muitas outras, foi incluída em quase todos os hinários evangélicos brasileiros.
 

.
Nasceu no dia 24 de Março de 1839 em Haw Patch, Indiana e faleceu no dia 21 de Dezembro de 1915 em Guttenberg, Iowa, onde se encontra enterrado no cemitério da cidade.
 
 
Amigo de infância de William A. Ogden, Latta foi professor, por algum tempo, nas escolas públicas de Colesburg, Iowa. Escreveu mais de 1600 hinos durante sua vida. Clique Aqui para saber mais.




#7 Breve verei o bom Jesus
 

 
Shirley Carvalhaes Interpretando Breve verei o bom Jesus em seu CD Série Especial
 
 
 
 
Paulo Leivas Macalão, nasceu em Santana do Livramento, 17 de setembro de 1903 no Rio Grande do Sul, foi um compositor e pastor evangélico brasileiro. Macalão fundou o Ministério de Madureira, um importante movimento da Assembleia de Deus no Brasil, e foi o maior compositor de hinos da Harpa Cristã.


Migrou cedo para a cidade do Rio de Janeiro com sua família. Tornou-se evangélico aos 18 anos, estabeleceu amizade com o pastor sueco Gunnar Vingren, pioneiro da Assembleia de Deus no Brasil, e foi consagrado por Vingren e pelo também sueco Levi Pethrus ao cargo de pastor, em 17 de agosto de 1930.


Paulo Leivas Macalão construiu a primeira igreja da Assembleia de Deus no sudeste do Brasil, no bairro carioca de Bangu, em 1º de janeiro de 1933. Transferiu a sede da igreja para Madureira, em 1929, no que seria a origem do Ministério de Madureira, o segundo maior ramo das Assembleias de Deus no Brasil. Em seu ministério, Macalão foi marcado pelo ímpeto de erigir novos templos em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro, no interior do estado e noutros estados do país.



Paulo Leivas Macalão morreu em 26 de agosto de 1982 (78 anos) Rio de Janeiro. Clique Aqui para saber mais.





#8 Cristo o fiel amigo
 
 
Mattos Nascimento Interpretando Cristo o fiel amigo em seu CD Louvores da Harpa
 
 
 
 
Johnson Oatman Jr, compositor da letra, nasceu em 21 de Abril de 1856, perto de Medford, New Jersey. Faleceu em 25 de Setembro de 1922, Norman-Oklahoma. Está enterrado em Mt. Holly-New Jersey.


 
Oatman, frequentou a Herbert’s Academy em Vincentown, New Jersey, e também o New Jersey Collegiate Institute em Bordentown. Foi ordenado ministro evangélico na igreja Metodista Episcopal, porém a sua atuação pastoral restringiu-se às igrejas locais, já que ele trabalhava em tempo integral no ramo mercantil e para uma Empresa de Seguros.
 
Clique Aqui para saber mais.



George Crawford Hugg, foi ele que colocou melodia na letra,  nasceu no dia 23 de Maio de 1848, próximo de Haddonfield, New Jersey. Faleceu no dia 23 de Outubro de 1907 na cidade de Philadelphia, Pennsylvania. Está enterrado no cemitério Fernwood, Philadelphia, Pennsylvania.


 
Aos 12 anos de idade tornou-se maestro do coral da igreja prebiteriana em Berlin, New Jersey. Aos 14 publicou sua primeira canção, "Walk in the Light" (Ande na luz), que se tornou muito conhecida. Foi um compositor muito talentoso, tendo produzido mais de 200 obras, incluindo 18 livros sobre músicas para reavivamento e dominicais e 90 hinos para ocasiões especiais (Páscoa,Natal, etc.)


 
Hugg também foi regente do coral da igreja presbiteriana do tabernáculo e de uma outra igreja em Philadelphia, Pennsylvania. Tinha vínculos muito estreitos com a igreja presbiteriana do Memorial Harper, na Philadelphia.





 #9 Em fervente oração


Coral Kemuel Interpretando Em fervente oração 





Elisha Albright Hoffman, nascido em 7 de maio de 1839 em Orwigsburg, Pensilvânia, EUA, morreu em 1929 em Chicago, Illinois. Foi um ministro presbiteriano, compositor de mais de 2.000 hinos e editor de mais de 50 livros de canções.



Filho de um ministro evangélico, Hoffman cresceu cantando hinos sagrados tanto na igreja como na casa com seus pais. Depois de completar o ensino médio, Hoffman promoveu sua educação no Union Seminary em New Berlin, Pensilvânia, e posteriormente foi ordenado como ministro presbiteriano em 1868.



Após sua educação no seminário, Hoffman começou a trabalhar com o ramo editorial da Associação Evangélica em Cleveland, Ohio. Depois de servir nesta posição por 11 anos, Hoffman ocupou várias posições pastorais no meio-oeste. Ele pastoreava igrejas em Cleveland e Grafton, Ohio.



Na década de 1880; mudou-se para Benton Harbor, Michigan e a Primeira Igreja Presbiteriana em meados da década de 1890; e terminou seu ministério em Cabery, Illinois, de 1911 a 22. Hoffman morreu em 1929 em Chicago, Illinois, e é enterrado lá no cemitério de Oak Woods. Clique aqui para saber mais.






#10 Grandioso és Tu


Israel Salazar Interpretando Grandioso és Tu
CD Sol da Justiça Diante do Trono





Carl Gustaf Boberg, nasceu em Monsterás, 16 de agosto de 1859 e morreu em Kalmar, 7 de janeiro de 1940. Foi um compositor e poeta sueco,  editou o semanário "San­nings­vitt­net" (Wit­ness of the Truth - Testemunha da Verdade) entre 1890 e 1916 e serviu no parlamento Suéco entre 1912 e 1931.



Foi o compositor da letra de um hino cristão muito famoso, gravado inclusive por Elvis Presley: "O Store Gud" - em inglês "How Great Thou Art" (em português "Quão Grande És Tu") Clique Aqui para saber mais.





#11 Jerusalém Divina



Mattos Nascimento Interpretando Jerusalém Divina



Essa canção é de autoria do Pastor fundador da Assembleia de Deus Madureira, que compôs o item #7 Breve verei o bom Jesus. Veja acima a Biografia do autor. 





#12 Tu és Fiel Senhor


 Aline Barros Interpretando Tu és fiel Senhor em seu CD O poder do Teu Amor




Thomas Obediah Chisholm, nasceu em 29 de julho de 1866, em uma humilde cabana na região de Franklin, no Estado de Kentucky, Estados Unidos. De uma família de condições financeiras muito escassas, só completou o primário, e, mesmo assim, com muito esforço próprio. Apesar disso, com 16 anos começou a carreira de professor, lecionando na mesma escola onde havia recebido a formação fundamental. Foi um autodidata durante boa parte de sua vida.
 
 
Aos 21 anos já era redator auxiliar de um jornal semanal de sua cidade, The Franklin Favorite. Em 1893, com 27 anos, Chisholm se converteu durante uma série de conferências evangelísticas promovida pelo pastor Henry Clay Morrison.
 
 

Chisholm, escreveu um total de, aproximadamente, 1200 hinos e morreu em 29 de fevereiro de 1960, aos 94 anos, no Lar Metodista de Ocean Grove, New Jersey. William Runyan compôs cerca de 300 hinos, foi organista, professor e redator. Morreu em 29 de julho de 1957, aos 87 anos.
 
 
O hino Tu és Fiel foi traduzido para o português em 1964 pelas batistas Joan Sutton, Lídia Bueno e Hope Silva. As duas últimas foram professoras de Português na Escola de Português e Orientação em Campinas, Estado de São Paulo. A versão traduzida por elas foi publicada pela primeira vez, em 1964, no Hinário da Campanha Nacional de Evangelização das Igrejas Batistas do Brasil, como hino de número 38. O hino foi logo incluído do Cantor Cristão, na Harpa Cristã e no Hinário Novo Cântico. Clique Aqui para saber mais.
 

 
E por último...
 
 
 
#13 Vencendo vem Jesus
 



André Valadão Interpretando Vencendo vem Jesus em seu CD Clássicos
 



Julia Ward Howe, nasceu na cidade de Nova York. Ela era a quarta de sete crianças. Seu pai, Samuel Ward III, era um corretor de bolsa de Wall Street, banqueiro e calvinista rigoroso. Sua mãe era a poeta Julia Rush Cutler, relacionada com Francis Marion, a "Swamp Fox" da Revolução Americana. Ela morreu de tuberculose quando Howe tinha cinco anos.


Howe, foi educada por tutores privados e escolas para jovens até as dezesseis anos. Seu irmão mais velho Samuel Cutler Ward viajou na Europa e trouxe para casa uma biblioteca privada. Ela teve acesso a estes, muitos contradizendo a visão calvinista. Ela ficou bem alfabetizada, tanto social quanto acadêmica. Ela se encontrou por causa do status de seu pai como um banqueiro bem sucedido, Charles Dickens, Charles Sumner e Margaret Fuller.


Seu irmão Sam se casou com a família Astor, permitindo-lhe grande liberdade social que ele compartilhou com sua irmã. Os irmãos foram lançados no tempo de luto quando seu pai morreu em 1839; então, a esposa de seu irmão Henry e Samuel, Emily, morreu, juntamente com seu filho recém nascido.


Julia Ward Howe, foi uma proeminente abolicionista, ativista social, e poetisa norte-americana. Sua obra mais famosa, pela qual ficou amplamente conhecida a partir da Guerra de Secessão. Julia teve três filhos: Laura E. Richards, Maud Howe Elliott, Florence Hall, e em 17 de outubro de 1910 ela veio a falecer em Portsmouth, Rhode Island, EUA.

A melodia desta canção foi de autoria de John William Steffe.




Ufaa, a lista ficou gigante, mas bem elaborada com muito amor pra você. Essas canções foram compostas em momentos difíceis de cada um desses irmãos e irmãs. Essas pessoas, que são gente como nós, eles tiveram a inspiração de Deus para compor belas canções. Bem que dizem que os melhores perfumes se reservam nos menores frascos, e as mais belas melodias são compostas nos momentos mais atribulados da vida.



Tive a preocupação de colocar uma breve biografia desses compositores, que eu também descobri quem eram eles e o que faziam, aqui, escrevendo esse post. Aproveite, compartilhe com amigos e exalte a Deus com os melhores louvores desta terra. Ele Merece! ;)

 


VEJA TAMBÉM...

- Como a Bíblia foi escrita?
- #10 Conselhos de Paulo para os Cristãos
- #6 Atos de Adoração na Guerra
Frequentar uma igreja é uma atitude de adoração?
- #6 Maneiras de saber que estou no caminho certo





ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.


 

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários qual seu hino favorito na Harpa Cristã, vou amar saber. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

 
Fotos: Google
Fonte Biográfica: Wikipédia e outros sites linkados no Clique Aqui de cada tópico




 

Um comentário:

  1. Realmente são belas canções e as histórias inspiradoras. Amei o post.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo