12 Dicas essenciais de etiqueta para líderes

em 29 janeiro 2021

 


Ser líder não importa do que seja se é igreja, empresa, sua própria casa, um grupo de pessoas ou de uma nação, enfim não importa, esta posição requer alguns cuidados pessoais, éticos e comportamentais para que o líder seja bem sucedido no desempenho de seu papel.



Observando o comportamento em público e privado de alguns líderes sejam eles homens ou mulheres, a maioria tem uma péssima conduta, seu linguajar, comportamento e postura com os demais é bizarro. Eles não têm autocontrole de suas emoções, cedem facilmente à raiva e a fúria quando refutados e provocados, não sabem falar, comer, andar, vestir, lidar com público e nem se preocupam em aprender. 



Eu, na condição de uma líder de um ministério online, mesmo a distância eu lido com pessoas, e muitos deixam seus comentários em meus artigos me ridicularizando quando não concordam com meu ponto de vista, me insultando com palavras depreciativos e eu como todo ser humano, é óbvio que minha vontade é de ofender de volta, porém, eu não posso fazer isto, se a pessoa se ofendeu com o que eu escrevi não tenho o direito de ofender ela da mesma forma que ela me ofendeu com palavras. Preciso manter um alto padrão de comportamento e autocontrole emocional que é o que vou ensinar a vocês neste artigo.



Observando recentemente o comportamento da rainha Elizabeth II da Inglaterra, o rei Phillip da Espanha e entre outros monarcas e grandes líderes de grandes nações, notei que eles são diferentes dos demais líderes de outras nações, como por exemplo, nossos líderes presidentes que já governaram nossa nação e presidentes de outros países.



Esses monarcas prezam pelo cargo que exerce, pela reputação pessoal diante do mundo todo e de seu país para que as demais nações saibam que eles, apesar dos problemas, o respeito e a boa educação vem em primeiro lugar; e é inspirado nesses líderes e principalmente do nosso Líder Jesus temos muito que aprender com seus exemplos éticos durante seus exercícios aqui na Terra.



Logo abaixo vou dar a vocês todo o passo a passo para que você possa usar em seu exercício de liderança, para que você possa servir de exemplo aos demais que te observam e que o nome do nosso Deus seja honrado através da sua maneira de exercer a sua liderança. 



1 - AS VESTIMENTAS



As roupas dizem muito para as outras pessoas, assim são recomendáveis roupas discretas, sem modismos, modestos, sem decotes, cores chamativas devem ser evitadas para não perder a seriedade e a credibilidade diante de seus liderados. 



2 - CUIDADOS COM HIGIENE PESSOAL



É necessário manter em dia como: banhos, cabelos limpos e arrumados, unhas limpas e cortadas, para as mulheres que usam esmaltes optam por cores claras e neutras, maquiagem deve ser leve, homens barba feita ou bem arrumada e limpa, perfume suave, poucos acessórios e roupas limpas e bom estado de uso sem rasgos e manchas. 




3 - CAPRICHE NA PRIMEIRA IMPRESSÃO




Pois é a que fica pra sempre. Seja sempre cordial, prestativo no primeiro contato com a pessoa. Saiba ouvir e falar na hora certa e tenha com você cartões de visitas, um panfleto atualizado enfim. Ao entrar num local peça licença, cumprimente todas as pessoas no local com apenas aperto de mão e somente se sente se for convidado. 



4 - COMUNIQUEM-SE CORRETAMENTE COM AS PESSOAS



Olhando nos olhos dela, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa isso é grosseria; responda as perguntas feitas com clareza e objetividade. Se não gostar de como a conversa está fluindo, peça desculpas interrompa e seja sincera com ela, exponha sua insatisfação ou que se sente ofendido. 



Não entre em discussão e bate boca caso aja uma discordância de ideias, diga que respeita o modo de ver do outro e sugira que mude de assunto, caso você perceba que o seu interlocutor queira discutir no sentido de brigar e ofender com palavras, mantenha a postura, com uma voz suave e firme deixe claro que não vai ser condescendente com aquele comportamento e que já passou dos limites, peça licença e saia do local, acredite quando um não quer dois não briga.



5 - MANTENHA UMA POSTURA CORRETA



Não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira ou sofá. Sente-se reto e para homens não abre demais as pernas, sabemos que fechar as pernas é desconfortável para vocês, porém abrir demais é deselegante e desleixado. 



Para as mulheres nada de pernas muito abertas e nem cruzadas de pernas, principalmente de saias ou vestidos, sente-se ereta com pernas fechadas e levemente inclinada para o lado sem cruza-las. É elegante e mais confortável. Veja exemplo imagem abaixo:

 





6 - SEJAM ORGANIZADOS (AS)



Planeje adequadamente seu tempo, sua mesa de trabalho mantendo os papéis, arquivos, livros entre outras coisas nos devidos lugares. Utilize ferramentas que te ajudem nisso como: Aplicativos, agenda virtual e de papel, computador, pastas virtuais e de plástico também; enfim é uma infinidade de ferramentas físicas e virtuais que podem ajudar nessas horas. Use a tecnologia a seu favor. 



7 - RESPEITE OS COLEGAS E O ESPAÇO DOS OUTROS



Evite falar muito da sua vida pessoal como, problemas, fofocas, assuntos que não são relevantes para o momento e ambiente. Para assuntos pessoais tenha pessoas de confiança para isso. Sua vida não precisa ser um livro aberto, mas também não precisa ser um mistério. Respeite o jeito de ser das pessoas, aceite como elas são sem críticas e julgamentos. Respeite o espaço dos outros e exija que respeite o seu. 



8 - EVITE FICAR O TEMPO TODO NO CELULAR



Evite fazer e atender ligações demoradas, responder mensagens nas redes sociais. Foque em que está fazendo e seja produtivo. O celular é uma distração que prejudica o rendimento de nossas tarefas diárias. Use a tecnologia a seu favor e não contra você. Seja moderado e responsável.



9 - TENHA BOM HUMOR



É claro que não estou dizendo que você tem que sorrir o tempo todo feito um palhaço (a), mas que mantenha um humor agradável perto das pessoas. Problemas todos nós temos, dias ruins nem me fale, mas as pessoas também têm problemas e dias ruins ou até pior que você, e é nesta hora que o líder deve deixar de lado seus problemas pessoais e focar no presente, no momento entende? Os problemas a gente deixa para falar com nosso cônjuge, analista, amigos enfim...



Um líder deve ser um exemplo para os outros até mesmo nessas horas difíceis. Não é fácil sorrir e deixar o semblante mais leve e sereno enquanto temos um problemão nas mãos para resolver, mas isso nos protege de exposições desnecessárias, críticas baseadas no achismo que vai te ferir com certeza e preserva seus sentimentos e mantém sua saúde mental. 



10 - SEJA SÁBIO



Um líder não pode ser desequilibrado emocionalmente, ele precisa ter o famoso "jogo de cintura", saber lidar com situações difíceis e tensas. Um líder precisa buscar em Deus sabedoria. Um líder tolo terá subordinados desorientados, irresponsáveis e inconsequentes. 



Um líder precisa ter pessoas a sua volta que lhes ajude a exercer essa liderança com conselhos sábios e uma visão um pouco diferente da sua. Uma opinião divergente nem sempre é ruim, nos faz ver um mundo na qual muitas vezes fechamos os olhos e os ouvidos para ela. 



11 - COMO UM LÍDER DEVE SE VESTIR?



As roupas de um líder dizem muito sobre ele (a). Um líder que se veste de maneira desleixada não inspira confiança e nem credibilidade aos seus liderados. É claro que um líder não precisa vestir roupas caras de grifes famosas, porém não pode ser roupas rasgadas e manchadas.



Uma líder precisa se preocupar com suas vestes também, ela é o seu cartão de Visitas. Estar bem vestido nunca se referiu a roupas caras, mas ao bom senso, bom gosto, modéstia e estética. Já foi o tempo em que roupas eram apenas para cobrir o corpo nu, hoje roupas é para trazer conforto, aquecimento, frescor, uma ideia, um protesto, ditar moda, estilo, entre outros. Logo a seguir vamos ver exemplos de como deve ser as roupas de líderes homens e mulheres.



Mulheres



Uma das vantagens de ser mulher que eu vejo é que existe no mercado uma variedade de estilos, modelos de roupas, sapatos e acessórios para compor um look incrível e discreto. Porém é preciso ter cuidado com algumas coisas que pode passar uma mensagem errada de nós mesmas. Vejam abaixo quais são:


O que é proibido!



  • Decotes e transparência devem ser abolidos.
  • Maquiagem com cores fortes.
  • Saias e vestidos curtos.
  • Costas seminuas
  • Regatas ou alça fininha
  • Lingeries sensuais que marca a roupa
  • Perfumes fortes
  • Salto muito alto
  • Meias calça com detalhes 
  • Esmaltes fortes
  • Brincos enormes
  • Colares exagerados
  • Calças coladas e transparentes
  • Acessórios exagerados no cabelo
  • Cabelos sujos e oleosos
  • Com tinta vencida e desbotada



O que é permitido 



  • Use acessórios sem exageros
  • Maquiagem leve sem cores fortes e marcantes
  • Saias e vestidos na altura dos joelhos e sem fenda grande
  • Prefira blusinhas com manguinha curta, três quartos ou longa.
  • Sapatos e sandália com salto de até uns 6 cm, fica discreto e confortável
  • Use lingerie básica de tecidos lisos sem renda ou detalhes de preferência cor bege, assim não marca e você fica confortável e bem discreta no que usa por debaixo da roupa. 
  • Uso de calças prefira as larguinhas que não marque sua lingerie, seu corpo  e te deixe confortável
  • Cabelos presos, semipresos ou soltos sem acessórios exagerados, porém modo simples, cheiroso, limpos e arrumados.
  • Use perfumes suaves para que não deixe rastros por onde passa e não provoque uma crise de espirros nas pessoas
  • Deixe os acessórios exagerados e a maquiagem pesada, a regata, a bermuda, o chinelo, e tudo o que foi citado acima como proibido para momentos pessoais como: Um passeio, casa dos pais, da sogra, parques e etc...



Homens



Numa sociedade machista em que vivemos onde as proibições são apenas para as mulheres e os homens desfrutam de uma liberdade que é negado às mulheres, ainda assim, dentro das regras de etiqueta os homens não escapam desta não. 



Os homens devem sim se preocupar com a aparência e o seu comportamento diante de seus liderados assim como as mulheres. Na etiqueta não existe homem e mulher ou quem é superior ou inferior, todos devem se portar como manda as regras para não ficar feio. Veja as orientações abaixo:



O que é proibido?



  • Bermudas
  • Chinelos e Sandálias
  • Calças rasgadas da moda
  • Regatas
  • Roupas transparentes 
  • Cabelos despenteados 
  • Roupas coloridas demais
  • Excesso de estampas
  • Excesso de acessórios
  • Perfume forte
  • Barba sem fazer ou arrumar
  • Unhas grandes e sujas
  • Roupas muito velha e desbotada
  • Roupas rasgadas
  • Calça caindo
  • Camisas desabotoadas
  • Gravatas de desenho animado, muito colorida. 
  • Camiseta do seu time favorito



O que fazer então?



  • Quando for vestir uma calça social, combine a meia social com a cor da calça, exemplo: calça preta, meia preta. Calça azul, meia azul do mesmo tom. Mas porque isso? É simples, a meia funciona como uma extensão da calça cobrindo assim toda perna, tornozelo e pés.
  • Combine as cores entre si. Você não precisa vestir um terno preto só porque a calça é preta, porém use um terno que tenha uma cor que combine com o preto e a cor da camisa. 
  • Use sapato social ou sapatênis para um look mais casual como: Calça jeans, camisa social ou polo.
  • Combine a cor das gravatas com a camisa ou o terno.
  • Mantenha a barba feita ou aparada.
  • Use colônia suave, lembre-se dos alérgicos.
  • Na dúvida, aposte nas cores neutras seja ela clara ou escura; roupa social ou esporte fino. Evite as estampas de desenhos e letreiros, muitos acessórios como: anel, correntes, pulseiras masculinas, abotoaduras, cintos com fivelas grandes e brilhosas, enfim... Nada de chamar atenção. 



12 - Postura



A postura de um líder é primordial para seu bom desempenho. Existem líderes que infelizmente não tem a menor postura diante de situações que os fazem perderem a paciência ou que os deixam escandalizados, isso prejudica muito a sua imagem e o seu cargo. Logo abaixo vamos dar umas dicas simples e eficaz para ser aplicados nesses momentos que desafiam qualquer líder. 



  • Não critique ou repreenda alguém na frente das outras pessoas ou em público, esse ato sem noção expõe o outro a comentários maldosos de pessoas que não sabe o que aconteceu de fato. Acredite isso já aconteceu comigo e eu sei que já aconteceu com você também. 
  • Se existe algum problema para ser resolvido com a pessoa, chame-a no secreto e exponha o problema sem expor a pessoa. Seja discreto (a) evitando gritar, se alterar falando grosserias, xingamentos, usando de autoritarismo ao invés de autoridade, desrespeito e julgamentos, lembre-se que somos todos iguais perante Deus e você é líder para guiar e direcionar essas pessoas que confiam na sua liderança e não para serem escravizadas por você. 
  • Trate o outro como gostaria de ser tratado. Seja compreensivo, sincero, verdadeiro, respeitoso. 
  • Não misture críticas pessoais com as profissionais.
  • Não agrida ou insulte os seus liderados com palavras grosseiras e tom de voz elevado. Se estiver com os ânimos alterados eu sugiro que você esfrie a cabeça, pense acalme-se e depois resolva o problema.
  • Siga a regra ética: Elogie em público e repreenda em secreto.
  • Lembre-se: Uma reputação leva muito tempo para ser construída, mas leva minutos para ser destruída. Cuidado!
  • Saiba a hora de dizer SIM e NÃO com delicadeza e firmeza principalmente em momentos difíceis.
  • Seja cordial e não íntimo. Evite tratar as pessoas com palavras do tipo: Meu bem, meu amor, lindinha, flor, principalmente se você é homem e a outra pessoa uma mulher comprometida.
  • Cumprimente apenas com aperto de mão ou ósculo santo. Evite beijar no rosto e abraçar, isso pode soar mal.
  • Não critique os outros na frente de ninguém. Não fofoque ou fale mal das pessoas, lembre-se que ninguém é perfeito e nem você.
  • Não se intrometa na vida pessoal de seus liderados (a menos que seja solicitado para isso). Não faça perguntas íntimas. Existem líderes religiosos que acham que ele deve liderar o lar, a vida pessoal e até mesmo a vida sexual dos outros.
  • Um líder só deve cuidar no que diz respeito a sua comunidade, igreja etc. O que se deve fazer é estar à disposição para aconselhar quando solicitado. Lembre-se que Deus deu uma vida para cada um cuidar da sua. Cuide da sua e seja exemplo.
  • Se alguém te contou um segredo, te confessou um pecado não exponha isso aos outros, não banque o deselegante, antiético e mau caráter espalhando a intimidade e o pecado do outro. Seja discreto e misericordioso. Não é porque você é um líder que você está acima do bem e do mal, você também falha, peca e comete erros como qualquer outro. Você também precisa de misericórdia e compreensão, você também precisa de respeito e privacidade da sua vida pessoal. Aja dessa forma se quiser respeito dos seus liderados.
  • Dê o exemplo. Um líder que age mal, que dá maus exemplos, que tem uma vida de pecados não pode ser líder e nem repreender o outro. Tenha uma vida de santidade e justa diante de Deus.
  • E por fim, não seja arrogante. Mesmo que você tenha um nível educacional elevado, muitos diplomas e muito conhecimento; lembre-se de manter a humildade e esteja disposto a compartilhar seus conhecimentos com os demais. Não humilhe e nem zombe de quem sabe menos que você, você não é um sabe tudo. 



CONCLUSÃO



Ser um líder seja de onde for, igreja, empresa, comunidade, familiar não é uma tarefa fácil pra ninguém. Ser líder é dar o exemplo, é agir com uma conduta comportamental beirando a perfeição, é entender que você também erra e vai precisar da compreensão e do perdão dos outros.



Ser líder é fazer pelo outro o que gostaria que fizesse por você. É ser altruísta, de bom caráter, e acima de tudo se inspirar no MAIOR LIDER que a humanidade já teve - JESUS!



Este material é só uma base, um início para direcionar você para o sucesso em sua liderança. Aprender nunca é demais. Aproveitem o material gratuito, divulgue, compartilhe com seus amigos e que Deus te abençoe nessa sua missão de liderar. 



PRESENTE PARA VOCÊ!



Este artigo é um conteúdo original e íntegro deste manual abaixo. Se foi útil para você e gostaria de tê-lo para consultar sempre que quiser, ele está disponível para download gratuito. Basta clicar no link abaixo dele.





EU QUERO ESTE MATERIAL - FAZER DOWNLOAD




LEIA MAIS CONTEÚDOS COMO ESTES:






ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok





Foto: Pixabay



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo