17 Exemplos de liderança de Jesus

em 15 junho 2018




Jesus foi (e ainda é) um líder incrível enquanto cumpria sua missão aqui na terra. Seu exemplo de liderança nos deixa um legado que não deve ser ignorado e nem desvalorizado. Quem deseja ser líder ou já é um líder, precisa prestar mais atenção à liderança de Jesus e copiar estes exemplos para ser um líder bem sucedido.

 
Um líder precisa ter lealdade, integridade de caráter, adorador, senso de justiça, mansidão, coragem, deve ser servo, ser submisso a Deus e ter conhecimento de sua Palavra. O caminho de uma liderança é bem árduo e cheio de obstáculos, dificuldades que ele irá enfrentar todos os dias. Somente um líder sensato busca sabedoria de liderança em Deus e se espelha em Jesus.

 

Aqueles que lideram a sua própria maneira sem buscar inspirações no maior líder que já existiu, tende a enfrentar os fracassos de sua liderança e ver seus liderados sendo prejudicados. Neste post vou listar pra vocês 17 exemplos de liderança de Jesus para você ler e se inspirar nestes exemplos. Lidere com a sabedoria de Deus e seja bem sucedido em sua liderança.



1 - Jesus um líder Leal



Lealdade é um substantivo feminino que significa a qualidade de alguém que é leal. Inicialmente esta palavra designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência. Jesus foi leal e continua sendo leal ao Pai. Jesus é uma pessoa leal, é fiel e dedicado, e sempre cumpre as suas promessas, nele podemos confiar.



Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4.34


Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. João 14.31



2 - Jesus um líder Fiel



Quem é fiel, tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. Fidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele. Fiel é aquele que não muda seu comportamento, que é firme, constante e perseverante. É um amigo certo.


 
Jesus se manteve fiel à sua missão de vir ao mundo, ensinar, praticar, ser sacrificado, morrer e ressuscitar pela humanidade. Em nenhum momento Jesus se desviou dos propósitos de Deus esse manteve fiel até o fim.


E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. Apocalipse 19.11


Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. João 7.16


Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito. João 12.49-50


Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. João 7.8



3 - Jesus um líder Honesto



Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular.

 
O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade.

 
Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "caretas", ou são humilhados por outros. Jesus é honesto em tudo o que diz e faz.


18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. João 15.18-25


1 Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4 Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. João 16.1-4


Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16.33


Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mateus 19.21



4 - Jesus um líder Franco



Qualidade de quem revela o que pensa de forma natural, verdadeira e sem artifícios;  sinceridade, qualidade de quem gosta de dar;  generosidade;  liberalidade, forma sincera, com verdade, de modo aberto. Jesus era franco em tudo o que fazia e ensinava. Jesus não iludia ninguém, sua palavras muitas vezes soavam muito duras, mas Jesus dizia sempre a verdade para que ninguém fosse enganado e viesse padecer.

 
Ser franco é dizer “na lata” aquilo que considera negativo, sem se importar com as consequências. Quando se é sincero, busca-se poupar o reclamado de um julgamento pessoal, persuadindo-o a evitar tal ação negativa. Jesus não tinha medo de dizer algumas coisas mesmo ele sabendo que muitos o odiariam por isso.


Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mateus 23.27


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8.44


Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mateus 23.27


26 Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30 Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
46 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
59 Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
61 Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.
64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.

65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

66 Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

67 Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6.26-68



5 - Jesus um líder Humilde



Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.


 
A humildade é de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho. Etimologicamente, a origem da palavra humildade está no latim humilitas, que significa “pouca elevação”, ou seja, uma relação com a ideia de modéstia. Jesus mesmo sendo Deus e Rei ele era humilde e nunca agia com orgulho e arrogância em seu coração.


Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11.29


5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2.5-8


14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. João 13.14-17



6 - Jesus um líder Desprendido



Ação ou efeito de desprender ou desprender-se. Comportamento ou característica de abnegado; qualidade da pessoa que não tem interesse por dinheiro; altruísmo ou desapego. Jesus foi assim como líder do povo de Deus aqui na terra. Jesus não era apegado com nada material e nem familiar. Jesus se desprendeu de seu status de Rei da Glória para viver como um homem, humano, fazer a vontade de Deus em resgate dos pecadores.



Jesus é altruísta, se colocou em nosso lugar para pagar por nossos pecados, ele ajudava e ainda ajuda as pessoas quando pedem socorro a Ele. Mesmo com todo seu esplendor e Glória, Jesus abdicou de sua glória ao lado do Pai para viver a vontade de Deus. Um líder deve ser desprendido de seus próprios interesses e colocar os interesses de Deus em primeiro lugar e ser empático com o próximo.


Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10.37


5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2.5-8
 

40 E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
41 E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
42 E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.
43 E, advertindo-o severamente, logo o despediu.
44 E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Marcos 1.40-44



7 - Jesus um líder com Devoção


Ter devoção é ter afeição, dedicação, amor ou afeto demonstrado em relação a uma divindade, no caso aqui à Deus. Esse termo "Devoção ou devoto" é muito usado na liturgia católica, mas o cristão quando dedica a sua vida a Deus e vive a sua vontade 24 horas do seu dia, se preocupa em obedecer seus mandamentos e ser o adorador que Deus deseja que ele seja, ele está sendo devoto a Deus, levando uma vida de devoção.



Jesus levava uma vida totalmente devota a Deus e a sua vontade. Um líder precisa ter uma vida de devoção com a: leitura da palavra, obediência, oração, jejum, exemplo de vida e buscando sempre a vontade do Pai que está no céu.


E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. Lucas 6.12


Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte. João 6.15


E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1.35



8 - Jesus um líder com Compaixão


Compaixão é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza alheia. A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional.



Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional alheio e ter dó de sua condição, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento. Por exemplo, se alguém sente tristeza por presenciar a miséria ou infelicidade de outro indivíduo, esta empatia pode ser entendida como compaixão. Diferentemente do simples sentimento de empatia, a compaixão se foca no desejo da pessoa de aliviar o sofrimento da outra pessoa. Neste casos, por exemplo, são comuns os atos altruístas.


Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15.13


5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.6-8



BAIXE GRATUITAMENTE AGORA MESMO PELO NOSSO BLOG NO TEU ALTAR





9 - Jesus um líder Tolerante



Tolerância é um termo que vem do latim tolerare que significa "suportar" ou "aceitar".  A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.
 
 

Jesus foi bastante tolerante e suportou muitas coisas inclusive dos fariseus religiosos de sua época. Jesus é realmente um Rei, um nobre que age com paciência e tolerância com todos nós em meio aos nossos pecados.


10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Mateus 9.11


5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19.5-10


1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
3 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 1
0 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8.1-11



- #6 coisas que aborrece muito a Deus, mas a sétima ele Abomina
- 10 perguntas difíceis que Deus responde para você hoje
- 09 Princípios que todo líder cristão deve ter
- A face de Deus



10 - Jesus um líder Manso



Característica ou condição do que é manso. Que possui o gênio brando; que é suave e pacífico; de temperamento fácil; meiguice. Falta de agitação; sem pressa; desprovido de inquietação; tranquilidade ou brandura.


Mansidão é submissão a Deus, rejeitando a violência. A pessoa mansa sabe reagir de maneira correta em cada situação, controlando suas emoções e agindo com amor. Mansidão é a qualidade de quem escolhe fazer a vontade de Deus acima de sua própria vontade. Mansidão é um dos frutos do Espírito.
 
 
Jesus era manso. Ele não respondia insulto com insulto, nem procurava ameaçar ou se vingar das pessoas que o faziam sofrer. Jesus não retribuía as pessoas com a mesma moeda. Ele preferia perdoar, para fazer a vontade de Deus, em vez de “defender sua honra”.


O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 1 Pedro 2.23


27 Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
30 E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. Lucas 6.27-31


Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11.29


Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; Mateus 5.39


Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5.5



11 - Jesus um líder Perseverante


A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideias e propósitos.

 
Um sinônimo para perseverança é persistência. A perseverança é uma qualidade que aparece frequentemente ligada à fé. Mais de um versículo bíblico fala nesta qualidade do fiel, e está ligado à evangelização e à prática da fé cristã, em que ter perseverança é a qualidade de seguir Jesus mesmo diante das dificuldades e/ou tentações, e sempre fazer o bem. Jesus foi perseverante até o fim e nos encorajou a ser perseverante também.


Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração Romanos 12:12


Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. 2 Crônicas 15:7


E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gálatas 6:9


Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3.21


Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24.13



12 - Jesus um líder que trouxe Esperança


Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A expressão "esperança de vida" (ou expectativa de vida) indica a média de anos que um pessoa pode viver, ou seja, são os anos vividos desde o seu nascimento até o seu falecimento. De acordo com a Bíblia, a esperança é uma das três virtudes teologais, conforme é possível comprovar em:


Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 1 Coríntios 13:13


Também é possível verificar que a esperança está relacionada com a fé, de acordo com este versículo abaixo:


Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1


Em Jeremias 29:11, podemos ver que Deus quer que o Seu povo tenha esperança. Para um cristão, ter esperança é saber que apesar das dificuldades que o cristão enfrenta nesta vida, que o melhor ainda está por vir.


Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11


Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Romanos 8.24


Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. João 12.24


Jesus nos trouxe esperança quando entregou a sua própria vida para morrer em nosso lugar, nos resgatando  e nos trazendo a esperança de uma nova vida com Deus.



13 - Jesus um líder Justo


Uma pessoa justa é honesta, é aquele que age ou vive seguindo as normas da justiça e da moral. Ela é pura diante de Deus. Os justos alcançarão os Céus. Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade. É íntegro e se comporta de modo imparcial; que não toma partidos. Jesus é justo, sua liderança toda foi baseada na retidão de seus atos.

Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3.18


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1.1


Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34.15


Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Mateus 6.11


O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. Provérbios 21.21



14 - Jesus um líder que Amou Incondicionalmente



Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar. O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito. É o típico “amor de mãe”, que é dado livremente, independente do que recebe de volta.


No relacionamento entre um casal, quem tem amor incondicional ama sem ter razões ou pré-requisitos. Dedica-se totalmente à relação, transformando o amor em uma ação praticada a todo instante, de variadas formas. O conceito é semelhante a amor verdadeiro.


Pelo contrário, o amor condicional requer algum tipo de troca, é finito. O amor é dado apenas com base em determinadas condições (conscientes ou não) satisfeitas pelo companheiro. Para os cristãos, Deus teve um amor incondicional pela humanidade quando entregou Jesus Cristo, o seu único filho, para ser sacrificado. Deus ama de forma incondicional porque ama a todos.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16


O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7


Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4.10


38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:38-39


Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Salmos 136:1


Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Salmos 63:3


Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1 João 3:1


Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10


Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8



15 - Jesus um líder Obediente


Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém. Esta expressão é utilizada para qualificar a condição de quem está disposto a obedecer.


A obediência a Deus significa a obediência à Palavra de Deus, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar um lugar no Paraíso, após a sua morte. Jesus é um líder obediente e submisso à vontade de Deus. Um líder precisa ser obediente e submisso a Deus em todo o tempo.


E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. João 8.29


Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6.38


Eu e o Pai somos um. João 10.30


E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17.3


Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. João 5:30


Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana. Salmos 143:10


Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:14,15



16 - Jesus um líder Misericordioso 



Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas. Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.
 
 
Misericórdia Divina é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores. É a libertação do julgamento. Jesus é a fonte da misericórdia de Deus para conosco. Um líder deve ter em seu coração misericórdia pelo pelas pessoas que ele lidera, antes de julgar e condenar o erro dos outros, olhe e escute com misericórdia no coração.


Senhor, Senhor Deus, misericordioso e piedoso, longânimo e abundante em bondade e verdade, guardando misericórdia para milhares, perdoando iniqüidade, transgressão e pecado … Exodo 34:6-7


Portanto sabei que o Senhor vosso Deus, Ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança ea misericórdia por mil gerações com aqueles que O amam e guardam Seus mandamentos. Deuteronomio 7:9


Mas Deus, que é rico em misericórdia, por causa do seu grande amor com que nos amou, mesmo estando mortos em delitos, nos fez vivos juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). Efésios 2:4-5


E Jesus, saindo, viu grande multidão, e se compadeceu deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. Então Ele começou a ensinar-lhes muitas coisas. Marcos 6:34


Portanto, em todas as coisas Ele tinha que ser feito como Seus irmãos, para que Ele pudesse ser um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel em coisas pertencentes a Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois que Ele mesmo sofreu, sendo tentado, pode ajudar aqueles que são tentados. Hebreus 2:17-18


Portanto, sejam misericordiosos, assim como o vosso Pai também é misericordioso. Lucas 6:36


Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Mateus 5:7


Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo que julgais, sereis julgados; E com a medida que medires, serás medido. Mateus 7:1-2


Pois o julgamento é sem misericórdia para com aquele que não demonstrou misericórdia. Misericórdia triunfa sobre julgamento. Tiago 2:13


Finalmente, todos vocês sejam de uma mesma mente, tendo compaixão um pelo outro; Amem como irmãos, sejam afetuosos, sejam corteses; Não devolvendo o mal para o mal, nem injúria por injúria, mas, pelo contrário, bendizendo, sabendo que foste chamado a isso, para que possas herdar uma bênção. 1 Pedro 3:8-9



17 - Jesus um líder Capacitado e Sábio


Capaz significa aquilo que tem capacidade, bem como possuir qualidades e condições suficientes para fazer algo e/ou alguma coisa. Alguém que é habilitado para aquela missão, qualificado, preparado e eficiente. Deste modo, quando se diz que uma pessoa é capaz de algo é porque a mesma é adequada e competente.
 

Jesus possuía capacidade e sabedoria para a missão que ele havia de cumprir. Quando Jesus era ainda um menino, ele ensinava e discutia assuntos da lei com os doutores da lei no templo, e isso deixava aqueles homens espantados com tanta sabedoria em um menino. Veja abaixo:


39 E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.
40 E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
41 Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
42 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
44 Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
45 E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
48 E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
49 E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
50 E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
51 E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lucas 2.39-52


Jesus crescia  em Sabedoria (intelectual)  – Aqui entra o conhecimento das Línguas, da História, etc. ou seja, o conhecimento humano de forma geral. Não despreze o ensino formal como faz o presidente na nossa nação.


Jesus crescia  em Estatura (social) – Ou seja, você deve assumir as responsabilidades da vida conforme o passar dos anos. Não dá pra ser o eterno “filhinho da mamãe e do papai”. Uma hora você deverá assumir uma família, criar filhos, andar com as suas próprias pernas.


Jesus crescia em Graça (espiritual) – O Espírito Santo nos ilumina a cada dia, ampliando nosso conhecimento das verdades espirituais, testificando com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm. 8.16).


Um líder deve buscar crescimento intelectual, estudando e pedindo sabedoria para Deus. Deve crescer socialmente buscando maturidade e assumindo responsabilidades, não depender de todos pra tudo, deve saber andar com as próprias pernas e depender unicamente de Deus. E por fim crescer espiritualmente, orando, jejuando, lendo a Palavra de Deus e buscando a sua perfeita vontade.


Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2.6


Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. Jó 12.13


Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2:3


Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Provérbios 8:11


Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3:13


O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10


Que líder perfeito, completo e irrepreensível que Jesus foi e ainda continua sendo. Quanta lição de vida prática podemos aprender com Jesus neste texto e ainda podermos ver que é possível sim colocar em prática todos estes ensinamentos. Não use de desculpa que você é um ser humano e falho pecador, Jesus remiu você dos pecados te dando uma possibilidade real de ser perfeito diante de Deus.


Somos pecadores redimidos, pecadores que com um pouco de esforço e com uma vida devota em oração, jejum e leitura da Palavra de Deus, ele nos dá a capacidade de resistir as tentações e o seu Espírito Santo gera vida nova em nós.


Se você não consegue é porque não tem comunhão com Deus e não se preocupa em passar tempo com Deus, só é possível ser parecido com Jesus se você o aceitar, se converter de seus maus caminhos, orar, jejuar, ler a Palavra todos os dias e pedir a Deus o Espírito Santo em sua vida para que Ele te conduza ao caminho da salvação.


E para encerrar este post com chave de ouro, quero deixar com vocês uma palavra abaixo para te encorajar a ser um líder segundo o coração de Deus, um líder com as qualidades de Jesus.


14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
16 Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Filipenses 2.14-16


Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10c





ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- 12 Razões porque Jesus morreu na cruz por você
- Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
- O que é ser a imagem e semelhança de Deus?
- E você, anda com Deus?
- 04 atitudes que trazem bênção
- O que significa a expressão "andar na presença de Deus?"
- Comércio nas igrejas pode? O que a Bíblia diz sobre isso?









ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais comoFacebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
 


Foto: Google
Fonte: Site significados, Infopédia, Dicionário online, Site respostas bíblicas.
Tradução: Almeida Corrigida Fiel



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo