Existe diferença entre a Bíblia e um livro de auto ajuda?

em 18 março 2017

 

 
Graça e Paz a todos (a), que a Paz de Deus que excede todo entendimento esteja habitando poderosamente na sua mente e no seu coração, e que você se permita dia a dia ser moldado (a) pela Graça de Deus. Nosso post de hoje é: Existe diferença entre a Bíblia e um livro de auto ajuda?
 


Algumas pessoas já me fizeram esse tipo de pergunta, será que já não fizeram para você, ou você está se fazendo essa pergunta a si mesmo (a)? Vamos então ver a diferença entre a Bíblia e um livro de auto ajuda.
 

 
Eu particularmente, já ouvi e vi entrevistas de alguns escritores de livros de auto ajuda, que eles dizem que oram pedindo ajuda e orientação da parte de Deus, para escreverem os seus livros de auto ajuda o que de fato, eles estão certo. Deus, verdadeiramente os orienta em seus livros.



Existem, livros publicados de auto ajuda, de nível bom a excelente que registram em suas páginas de maneira inconfundível que Deus, orientou os autores a escrevê-los. Mas como toda moeda tem dois lados, nem mesmo os mais humildes autores e que tem o temor de Deus em seu coração, ousaria afirmar a favor de seus livros que foi Deus quem os escreveu, e não eles.



Porém, existe uma afirmação universal entre os cristãos verdadeiros(as), foi Deus quem escreveu a Bíblia orientado e inspirando os homens, e essa e a afirmação que a bíblia faz de si mesma.



 
Vamos ler 2 Pedro 1.20-21 "Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação, porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espirito Santo".



Observação: O termo em parêntese, não se encontra nos principais manuscritos grego do Novo Testamento. E é, exatamente isso que os cristãos verdadeiros (as) tem aprendido, compreendido e assegurado a milhares de anos. Sendo assim qual é a diferença entre a Bíblia e um livro de auto ajuda? A resposta e simples: em relação a Bíblia, o próprio Deus supervisionou e orientou a Escritura dos Livros da Bíblia de tal maneira que seus Escritos e a sua Composição e de Autoria do Próprio Deus.




PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:
Em relação aos livros de auto ajuda a resposta também e simples: A Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, uma verdade que não se aplica a nenhum outro livro já publicado ou que ainda venha a ser publicado no mundo.
 

 
Existe Livros na Bíblia, em especial no Antigo Testamento, que sua linguagem estão em uma forma antiga de pensamento. Nos dias de hoje, nos expressaríamos essas mesma ideias, mas de forma diferente em uma linguagem moderna e em sentido psicológico ou filosófico com uma cosmovisão contemporânea. Mas, mesmo com todo avanço tecnológico e por melhor que a psicologia ou a filosofia seja ela antiga ou moderna e eu, que sou formado em psicologia, filosofia e pedagogia da educação, acompanho de perto isso tanto em alunos (a) cristãos tanto nos alunos não cristãos.
 
 

Mas, a Bíblia é diferenciada no sentido de que, que ela inicia e encerra exatamente e de modo preciso, o que Deus quer que todos os seres humanos saibam de uma maneira exata e não complicada, pela qual o Próprio Deus, verdadeiro autor e escritor da Bíblia o que que nós o conheçamos. Por mais que um livro de auto ajuda seja bom ou excelente, ainda assim ele é limitado, já a Bíblia é ilimitada sendo Ela, o Único Livro de maneira exclusiva que traz respostas a todas as perguntas dos seres humanos na sua busca para conhecer Deus.



Um livro de auto ajuda que eu li, e gostaria de indicar para vocês, chama-se: Jesus, o maior psicólogo que já existiu, autor: Mark W. Baker; Editora Sextante. Traz o relato de sobre a vida do psicólogo clinico Mark W. Baker; que se converte ao cristianismo e passa a ter em Jesus Cristo o referencial de psicólogo perfeito, e usa os ensinamentos de Jesus Cristo para ajudar em orientações os seus pacientes.



Na minha opinião o livro e excelente vai te ajudar em alguma área da sua vida, o livro custa entre 10 reais a 20 reais dependendo da região Brasil e pode ser comprado inclusive em algumas bancas de jornais.
 
 
 
Frase: "O vigor de nossa vida espiritual, estará na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos. Declaro isso, tendo por base a experiência de 54 anos. Já li cem vezes a Bíblia inteira, e sempre com maior deleite. Cada vez ela se me apresenta como um livro novo. Grande tem sido a bênção recebida de seu estudo consecutivo, diligente e diário. Considero perdido o dia em que não passei um período proveitoso com a Palavra de Deus". George Muller de Bristol.








ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

Foto: Google
Versículos: João Ferreira de Almeida







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo