04 tipos de adoração inaceitável por Deus

em 31 março 2017

 

Continuando a nossa série de postagens de Louvor e Adoração; vamos aprender hoje os 04 tipos de adoração inaceitável por Deus. Adoração não é lágrimas, rodopiar, dar estrelinhas, pular feito canguru, gritar feito um desesperado pela atenção de Deus. Adoração é um ato de reconhecimento a soberania e grandeza de Deus, é prestar culto e reconhece-lo como nosso Único e Verdadeiro Deus.
 
 

Muitos infelizmente não sabe reconhecer Deus como único Deus, acha que gritando glórias no culto o tempo todo está adorando, mas seu coração está longe de Deus. Abaixo vamos ver quais são esses 04 tipos de adoração inaceitável por Deus e aplica-lo em nossos momentos de adoração na igreja.


 

#1  ADORAR A FALSOS DEUSES | IDOLATRIA

 
 
Não há outro Deus além do nosso Deus, o único, Santo e Verdadeiro. Deus é um Deus zeloso e não tolera adoração a outro Deus. A maior parte do mundo adora outros deuses, homens que criam suas próprias religiões e seus próprios deuses e se recusam a adorar o Deus Verdadeiro.

 

O resultado da adoração imprópria é que Deus entrega esses idólatras ao seu pecado e as suas consequências. O pecado deles se torna cada vez pior a ponto de que no julgamento final sejam julgados pelos seus atos sem que haja desculpas. Existe algo pior que isso? Acredito que não! - Veja em sua Bíblia Romanos 1.32 e Cap. 2:1.

 

Somos criaturas espirituais e nosso impulso de adorar é uma necessidade humana colocada por Deus, mas o ser humano em sua decadência pecaminosa prefere falsos deuses. Um ateu por exemplo que rejeita a Deus e sua existência, ele adora a si mesmo.
 


Falsos deuses podem ser objetos materiais ou imaginários, ou ainda sobrenaturais. Pessoas adoram a si mesmo, imagens, um cantor, um ator, seu carro, sua casa, sua família, seu emprego, seu diploma, comida e etc. Nada podemos colocar acima de Deus em nossas vidas. Todas essas coisas passam, mas Deus permanece para sempre em nossos corações.



 
"Eu sou o Senhor; este é o meu nome. Não darei a minha glória a outro,
nem o meu louvor às imagens esculpidas." (Isaías 42:8)
 
 
"Porque não adorarás nenhum outro deus; pois o Senhor,
cujo nome é Zeloso, é Deus Zeloso." (Êxodo 34:14)
 
 
 
 

#2 ADORAÇÃO A DEUS DE FORMA ERRADA

 
 
Adorar a Deus de forma errada é uma das coisas que o ser humano faz sem nem se dar conta do enorme erro que está cometendo. Boas intenções em más ações não se combinam.



A Bíblia relata que o povo no deserto fez para si bezerro de ouro para adorar, como se aquele bezerro representasse o próprio Deus que os tirou da terra da servidão. Diminuíram Deus a um bezerro, Deus não precisa de imagem para representa-lo e ser adorado (Êxodo 32:7-8 e Deuteronômio 4:14-19).


 
Muitos adoram a Deus de lábios, bendizem seu Santo Nome, mas não o fazem de coração e com atos verdadeiros. A adoração de maneira errada começa quando você faz imagens que acha que representa Deus como por exemplo esculpir um homem no trono, quando você imagina Deus como um velhinho barbudo sentado num trono branco.



Quando pensamos em Deus o que podemos visualizar? Nada, absolutamente nada. Não devemos criar um visual para Deus tentando personifica-lo para ser adorado, isso é idolatria. Deus é descrito como luz, e não dá pra fazer uma estátua da luz.

 


Quer dizer que você odeia idolatria? Conte-me sobre a sua
emoção fora do normal ao ver um cantor famoso. Legenda da imagem



 

#3 ADORAÇÃO A DEUS EM UM ESTILO PRÓPRIO

 
 
Um exemplo prático desse tipo de adoração inaceitável é Nadabe e Abiú, Saul e Uzá que foram culpados por adorar a Deus de forma errada usando seus próprios meios, a sua maneira, totalmente diferente daquilo que Deus revelou para Moisés. Isso é uma adoração falsa, é o que muitos fazem, cada um adorando a Deus a sua maneira que mais lhe convém, sem querer seguir o que a Bíblia ensina, isso é falsa adoração.


 
Uma das coisas que trazem a falsa adoração no meio da igreja são as tradições culturais pra dentro do culto a Deus. Cultura é uma coisa e adoração é outra. Os fariseus eram que mais praticavam isso e foi repreendido por Jesus, veja Mateus 15:3 ""E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?"


 
Uma forma de adoração ao estilo próprio muito comum hoje em dia é a idolatria em cima dos cantores e pregadores famosos, acham que cantando ou ouvindo pregações apenas dessas pessoas e seus ensinamentos elas estão adorando a Deus verdadeiramente e se enganam, porque Deus quer que o adoremos conforme está escrito em sua Palavra.





PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:




Devemos dar o nosso melhor a Deus de forma correta do jeito que Deus quer e não como achamos de se deve adorar. Deixar as tradições culturais de lado e se apegar a sua Palavra que nos instrui ao caminho certo.


 
a) Adore como Deus quer ser adorado
b) Ofereça o seu melhor na adoração
c) Louve a Ele em verdade
d) Ore com anseio de tê-lo mais perto e de seguir seus ensinamentos
e) Esteja atento a voz e as instruções de Deus
f) Vá ao culto com a verdadeira intenção de adorar
g) Reconheça que Ele é o Único e Verdadeiro Deus
h) Dedique-se ao máximo para dar o seu melhor
i) Abandone de vez e jamais aceite influências culturais na igreja e nos cultos
j) Adore a Deus pelo o que Ele é, e não pelo o que Ele tem a oferecer
k) Adore a Deus em santidade - sem pecados



 

#4 ADORAÇÃO A DEUS DE FORMA CORRETA COM ATITUDE ERRADA

  
 
Essa é a mais sutil de todas as outras citadas acima. O povo estava oferecendo a Deus sacrifícios e ofertas das quais Deus instruiu, mas com atitudes erradas, Veja:


"Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso." (Amós 5:21-24)


 
Em base nesse versículo eu te pergunto: - Será que você está oferecendo o seu melhor para Deus com temor e reverência? É impossível responder a essa pergunta sem hesitar e se analisar.



Deus estava farto das ofertas e sacrifícios do povo que não eram das melhores, ofereciam a Deus animais cegos e mancos ou seja o pior de seus rebanhos para Deus, ofereciam ofertas de cereais e alimentos estragados ou com defeitos e com certeza ficavam com a melhor parte e achavam que Deus assim estava se agradando das ofertas, quando na verdade não. Ninguém gosta de receber restos, Deus também não.

 

Se te derem uma roupa velha e rasgada o que você faria? Usa ou joga fora? Eu sem dúvida jogaria fora ou faria de pano de chão, com Deus é a mesma coisa, o povo estava fazendo o que Deus ordenou de modo parcial, e isso desagradava a Deus, Deus não é resto, e não merece restos ou lixo, coisas que você mesmo não usaria. Aquilo tudo era hipocrisia e não adoração, eles eram culpados de oferecer a Deus símbolos e não realidade.

 

Muitas vezes estamos na casa de Deus louvando e tocando um instrumento sem ensaiar, cantamos e tocamos de maneira errada e o que sair saiu, ou quando ensaiamos e fazemos uma bela apresentação, mas com interesse de glória e elogios para nós e não para Deus.



Outros estudam teologia, consegue até um doutorado ou PHD na área, domina todos as técnicas Teológicas, traz uma mensagem maravilhosa, Deus o usa para falar com a igreja e o homem pega a glória para si. Adoração de forma correta com atitude errada.


 
 
a) Adoração Correta -  Oferecer o Louvor
Atitude errada -  Entregar o louvor de qualquer jeito sem ensaio
 
 
b) Adoração Correta - Tocar Instrumento
Atitude errada -  Entregar a Musica de qualquer jeito sem ensaio
 
 
c) Adoração Correta -  Se preparar para Mensagem 
Atitude errada -  Reter a glória para si
 
 
d) Adoração Correta -  Organizar um culto a Deus 
Atitude errada -  Não fazer direito, adoração de péssima qualidade.

 
 
e) Adoração Correta -  Glorificar a Deus 
Atitude errada - Achar que ninguém é mais santo e melhor que você.
 
 
f) Adoração Correta -  Buscar a Deus 
Atitude errada -  Achar que Deus ouve somente as suas orações, e achar que você é o mediador entre Deus e os homens e que todos deveriam pedir oração a você. Deus é acessível a todos que se aproximam dele em verdade.

 

 
Agora que você já sabe quais são os 04 tipos de adoração Inaceitável por Deus, aplique hoje mesmo na sua vida e ofereça o melhor para Deus em tudo. Repasse essas informações para seus amigos, pessoas próximas a você, vamos conscientizar as pessoas sobre a verdadeira adoração.






VEJA TAMBÉM...

Como atrair a atenção de Deus? Listamos 11 maneiras para você
Existe diferença entre a Bíblia e um livro de auto ajuda?
Comércio nas igrejas pode? O que a Bíblia diz sobre isso?
Self na igreja pode?





ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.

 


Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


 
Foto: Pexels
Versículos: João Ferreira de Almeida
Tópicos: Livro Adoração -  A prioridade suprema de John MacArthur
Desenvolvimento: Regiane Marques

 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo