Aprenda Passo a Passo de como ter um blog de evangelização virtual

em 08 fevereiro 2018




Começando Fevereiro com um artigo diferente do que estamos acostumados por aqui, vamos dar a vocês o Passo a Passo de como ter um blog para evangelização virtual como este aqui que você acompanha. Muitas pessoas hoje gostariam de evangelizar através de blogs e não sabem por onde começar. Não é uma tarefa muito simples, com dificuldades em nível médio para máximo, mas não é impossível, com um pouco de paciência você consegue.
 

Quando eu comecei este blog e sozinha eu não sabia nada da blogosfera e de códigos, Photoshop, apenas usar os programas Office da Microsoft, nada mais. Eu sempre gostei de escrever e me expresso muito melhor na escrita, mas na oratória eu sou péssima.


Então vou ensinar a vocês dando dicas de passo a passo de como ter um blog e qual plataforma usar para hospedar seus artigos. É claro que não tem como agora eu ensinar a usar cada uma destas ferramentas como um tutorial, mas com essas dicas você poderá pesquisar no Google que você acha facilmente.


 
1 - Ter conhecimento básico em HTML, CSS ou baixar modelos prontos da internet


Quando eu comecei este blog não tinha noção nenhuma de como instalar um modelo pronto de template baixado da internet, quanto mais fazer um. Programação HTML, CSS e XHTML são difíceis pra quem está começando e quer logo ter um blog, o que eu indico antes de aprender estes códigos citados acima, é você procurar na internet sites de templates prontos e gratuitos para baixar e instalar em sua plataforma gratuita.


O que é template? Template é um layout pronto para uso, é o visual e a estrutura de um blog ou site.

 
O que é plataforma? Quais usar? Plataforma é um servidor de hospedagem de alguma empresa que você cria uma conta gratuita e passa a utilizar este serviço para escrever artigos. As plataformas mais usadas por blogueiros são: Blogger e Wordpress. O Wordpress tem gratuito e pago e é uma ótima plataforma.



O Blogger pertence ao Google e é o que usamos, este blog NTA é da plataforma Blogger, a vantagem que vejo nele é que é mais simples para iniciantes, é totalmente gratuito e com apenas um login e senha você usufrui de Aplicativos como: Gmail, Google Drive, YouTube, Tradutor, Albúm de Fotos Google, Agenda, Hangouts entre outros. E estes App ajudam e muito quem é blogueiros, então eu indico pra você blogueiros iniciante o blogger.



2 - Saber ensinar algo


Para ter um blog você precisa sim saber ensinar algo ou dominar um tipo de assunto. Um blog evangélico existem vários nichos, ou seja, assuntos específicos para abordar. É muito importante você saber abordar o assunto que escolheu e ter segurança no que ensina, senão seu blog perde a credibilidade e seus leitores somem e nunca mais voltam. As pessoas que se identificar com você sempre vai ler o que você escreve. Para isto você deve estudar sobre determinado assunto para ter certeza do que escreve, pois perguntas podem surgir nos comentários e se não souber responder você pode passar vergonha.


 
3 - Saber escrever bem, gostar de ler, estudar e ter tempo


Quem escreve em blogs precisa saber gramática e saber se expressar bem, não ter preguiça de escrever e nem de estudar. Aqui os nichos principais são: Teologia e Música. Para escrever sobre estes assuntos eu e meu marido Felipe estudamos bastante, assim sempre temos conteúdos para o blog.


O blog nos exige dedicação e tempo, se você não tem tempo para isto é melhor nem começar, apenas utilize outras plataformas como: Facebook, Instagram, Comunidades do Google + entre outros. Um blog é como uma casa precisa de suplementos e manutenção sempre, senão ele não sobrevive.



#4 - Usar o recursos Word para correção automática de texto
 
 
Os recursos do Word da Microsoft são ótimos para quem está inseguro na hora de escrever um artigo, ele corrige tudo pra você e assim o texto não fica com erros gramaticais e acentuação, pois é horrível ler um texto que a cada frase existe dez erros, o leitor desiste da leitura e não volta nunca mais.
 
 

Como fazer o Word corrigir meu artigo? Simples, abra seu programa do Word e também o bloco de notas. Depois de estar pronto seu artigo, com o mouse selecione todo o texto, aperte em seu teclado CTRL+C para copiar e em seguida no Word CTRL+V para colar, o Word indica os erros grifando as palavras e as frases de verde ou vermelho. Com o mouse apenas clique com botão inverso sobre a palavrinha, vai abrir uma janela sugerindo a correção para a frase e a palavra.
 
 

Feito a correção por todo o texto, selecione novamente o artigo com o mouse e novamente CTRL+C e no bloco de notas aperte CTRL+V para colar e em seguida passe do bloco de notas para a plataforma formate do jeito que quiser. Mas porque este trajeto todo? Porque se você passar o artigo já corrigido do Word direto para o seu blog e quando você for formatar infelizmente o texto não ficará bom, e prejudicará o visual do texto. O bloco de notas nesta questão é só uma passagem que deixará seu texto com formatação padrão e sem prejudica-lo. Infelizmente o bloco de notas não faz correção ortográfica.



5 - Definir nicho
 
 
O nicho nestas horas é bastante importante, é ele que definirá para o leitor qual é a especialidade dele. Dentro do campo de evangelismo, temos os nichos de: Teologia, Apologética, Louvor, Adoração, Intercessão, Vocal, Música para músicos de igreja, Comportamento cristão, Moda evangélica, Resenha de livros gospel, Analise de Musica Gospel, entre outros, procure o que te interessa e o que você gosta e sabe fazer assim tudo fica mais fácil e prazeroso.
 
 
 
6 - Ter redes sociais personalizadas para divulgação e interação com os seus leitores 
  
 
As redes sociais é uma excelente aliada na hora de divulgar seus artigos e interagir com seus leitores. A personalização deles é muito importante, é como criar uma marca e as pessoas identificar você pelo logotipo, cor entre outros aspectos.
 


As redes sociais são muitas e você pode escolher quais deseja trabalhar como: Facebook (FanPage), Instagram, Google +, YouTube e etc. O importante é você ter pelo menos uma. Ah! Criar um e-mail é muito importante.



 
7 - Ter um blog de visual limpo com cores que combinam entre si
 
 
As cores do blog são muito importantes, você precisa escolher um visual limpo com cores que se combinam. Aqui neste blog as cores são: Branco, Cinza e Azul Turquesa. São cores claras, limpa e que dá uma harmonia na hora da leitura. Você pode escolher o fundo escuro como o preto, mas muito cuidado para não colocar cores como verde limão, amarelo neon e cores mega vibrantes, logo o leitor desiste do seu blog por encontrar dificuldades na hora da leitura. A leitura deve ser prazerosa e confortável.
 
 

Já encontrei por aí blogs com visuais bagunçados, cores fortes e vibrantes com fundo preto e sem um padrão na formatação de letra, imagens entre outros elementos. Dá agonia nos olhos e na mente ver essa bagunça toda na hora de ler um blog, não resolve nada ter ótimos conteúdos se o blog tem um visual péssimo.



8 - Ter um logo e identidade visual
 

Ter um logotipo é ótimo, os desenhos costumam ser melhor fixado na mente das pessoas. Aqui no blog eu já criei algumas logos, mas não gostei muito do resultado, então resolvi usar um tipo de fonte específica e compondo o logo cinza grafite e azul turquesa.
 
 

Além do logo temos também uma descrição como slogan então ficou assim: NO TEU ALTAR - MINISÉRIO ONLINE | Adorando na Beleza da Tua Santidade! Solte a sua imaginação e não tenha medo de errar na hora de criar um logo, com os erros você tem uma ideia melhor que vai compor a mensagem que você deseja passar para seus leitores.
 
 

A identidade visual é você usar a cor que escolheu como predominante em todas as suas páginas. Veja nosso exemplo: Aqui nossa cor predominante é o Azul Turquesa, assim esta cor está em destaque em todas nossas páginas como: Blog, Facebook, Instagram, Google +, cartão de visitas o logotipo entre outros.
 

 
A identidade visual faz com que o leitor identifique você por onde você estiver. A identidade visual ajuda a sua marca, ministério ou empresa fixar na mente de quem te encontra pela internet e fora dela também.
 
 

Ainda não temos um lugar especifico como um escritório fora da minha casa, mas se tivéssemos com certeza a fachada do escritório, placa e a decoração interna seriam de azul turquesa com branco e cinza. Assim o nosso leitor acessando nosso blog, redes sociais e no escritório tudo está nestas cores e isto nos identifica no meio de outros blogs pela internet.



9 - Ter noções básicas de Design Gráfico ou Photoshop simples
 

Saber usar um Photoshop simples baixado da internet mesmo já é o suficiente, mas pra quem deseja fazer o melhor e deixar seu blog mais profissional é essencial ter conhecimento básico de Design Gráfico e criatividade para que você mesmo possa fazer seus banners, tratamento de imagem que vai aos artigos entre outras coisas.
 
 

10 - Ter internet no mínimo 2 mega bits
 
 
A velocidade da sua internet conta muito nestas horas, então 2 mega de internet é o básico para se ter sucesso no envio de imagens e vídeos por exemplo. 1 mega infelizmente você só abre texto e imagens pequenas e não é interessante pra quem tem blog. Contrate com sua operadora um velocidade de 2 mega ou superior a isto.
 


11 - Escolher a plataforma que deseja hospedar seu blog
 
 
Como eu disse anteriormente, você precisa escolher uma plataforma para utilizar. Aqui nós usamos o Blogger, porque com uma só conta (login e senha) posso ter acesso a todos os outros App do Google que ajuda e muito na hora de eu blogar, além disto, ele é fácil de usar. Mas você pode escolher o WordPress, Wix entre outros tantos que tem por aí.


 
12 - Comprar um domínio personalizado para seu blog
 
 
Domínio para quem não sabe é aquele endereço www. que você usa para acessar sites. Este endereço personalizado é muito importante para um blog, ele passa confiança para o leitor e profissionalismo. Estes domínios você pode comprar de forma segura e fácil na GoDaddy e no Registro.br, o pagamento destes domínios são anuais, ou seja, você paga apenas uma vez por ano, e o legal do Blogger é que você não precisa pagar a parte um servidor para hospedar seu blog e pode adicionar o domínio comprado com facilidade, na internet você encontra o passo a passo de como inserir o domínio www em seu blog. Vale a pena!
 
 
  

13 - Ter bons conteúdos
 
 
O conteúdo que são os artigos é a alma do seu blog, a chave mestra, o ponto principal, então escrever bons temas fará com que seu blog cresça e atraia muitos seguidores e leitores para você. Já aviso que para escrever ótimos artigos demanda tempo e dedicação, aqui as vezes eu chego a levar três dias para escrever um artigo, e o resultado? Ah, é surpreendente, o tráfego vai lá às alturas e eu fico mega feliz, claro.
 


14 - Não ter preguiça de pesquisar sobre o assunto que deseja abordar
 
 
Tem-se uma coisa que blogueiros não pode ter é preguiça. Planejamento é essencial para bons conteúdos. Se desejar postar sobre o livro de Gênesis e suas curiosidades, você deve buscar informações em todos os meios que puder e tirar suas próprias conclusões disto. Coloque seu estilo na hora de escrever e sempre que copiar algum trecho de um livro, ou qualquer outro meio, peça sempre a autorização do seu criador e se não puder fazer isto dê os créditos.



Estudar, pesquisar, comprar materiais de estudo dentro do nicho de assunto que aborda seu blog. Se você desejar ter um blog de Teologia eu aconselho você estudar Teologia, não dá pra escrever sobre Teologia se nunca nem leu a Bíblia na vida - difícil né?



15 - Aprender o básico sobre Marketing de Conteúdo
 

Marketing de Conteúdo é você promover o seu artigo para o público alvo que é seus leitores que provavelmente estuda Teologia e está em busca de ajuda nesta área. Promova seu conteúdo pagando anúncios no Facebook, Instagram e no Google. É barato e pode te ajudar a aumentar a colocação do seu blog nos motores de busca do Google, Bing e Yahoo, gerar mais tráfego e fidelizar leitores, demais não é mesmo? Mas você pode fazer isto usando técnicas de SEO, mas hoje não posso explicar sobre isto, você pode pesquisar o que é SEO no Google e aprender mais sobre as técnicas para melhorar seu blog.
 
 

16 - Divulgar seu trabalho
 

E por fim a Divulgação. Você já ouvir falar que propaganda é a alma do negócio? Pois é de que adiante você ter um blog se você não conta pras pessoas, não divulga, não pede para amigos compartilhar? A divulgação ela pode ser feita desta forma: Cartão de Visitas, Panfletos, Boca a boca, redes sociais, Pagar anuncio na internet, entre outros meios.
 

 
Divulgue e espalhe o seu trabalho por onde puder, assim mais pessoas conhecerão seu trabalho e mais motivado você estará para trabalhar.
 
 

Ter um blog evangelístico da bastante trabalho, mas é muito gratificante. É um meio de pregar a palavra de Deus, anunciar Jesus através da internet, mas se você está achando impossível ter um blog, saiba que não é. Eu mesma quando resolvi ter um blog eu fui estudar, e estudo até hoje.
 
 

Fiz curso de Web Design, Design Gráfico somente o básico, e estou estudando Louvor e Adoração, Canto e musica também, e conforme vou aprendendo eu vou postando. Mas se tiver muita dificuldade ou sem tempo, faça evangelismo pelas redes sociais também é válido.
 
 
 
DICAS EXTRAS FERRAMENTAS QUE USAMOS


  • Correção ortográfica de texto: Word
  • Slides de letras de músicas: Power Point
  • Photoshop: PhotoScape e PhotoFiltre 7- Gratuito para baixar na Internet
  • Plataforma: Blogger e Google sites
  • Compra de domínio: Registro.br e Hostgator
  • E-mail de contato: Yahoo
  • App para hospedagem de arquivo para Download: Google Drive
  • Redes sociais: Facebook, Instagram e Google +


Bom, pessoal espero que este artigo tenha sido útil para vocês e qualquer dúvida deixa nos comentários abaixo. Não desanime não, com o tempo você pega mais jeito com blogs e tudo fica mais fácil.



 
VEJA TAMBÉM...
 
- As estrategias de Davi para conquistar Jerusalém
- #5 Passos para dominar o Ego e deixar de ser Egocêntrico
- #7 Dicas de como cantar bem







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.
 
 
Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


 
Foto: Pixabay
Desenvolvimento: Regiane Oliveir



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo