Jerusalém reinada por Salomão

em 07 março 2018


 

Aproximando-se do final do seu reinado, Davi comprou a eira de Araúna, o jebuseus, este local estava localizado na região norte do antigo centro da cidade e em uma posição de maior elevação, esse e o local que Salomão escolheu para edificar o templo. Vamos ler o relato bíblico em 2 Samuel 24.18-25


Naquele mesmo dia, veio Gade ter com Davi e lhe disse: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseus. Davi subiu segundo a palavra de Gade, como o Senhor lhe havia ordenado. Olhou Araúna do alto e, vendo que vinham para ele o rei e os seus homens, saiu e se inclinou diante do rei, com o rosto em terra. E perguntou: Por que vem o rei, meu senhor, ao seu servo? Respondeu Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga de sobre o povo. Então, disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei, meu senhor, o que bem lhe parecer, eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos, e a apeiragem dos bois para a lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna oferece ao rei; e ajuntou: Que o Senhor, teu Deus, te seja propício. Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu te comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinquenta siclos de prata. Edificou ali Davi ao Senhor um altar e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o Senhor se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel.


Vamos ler o relato bíblico paralelo de 1 Crônicas 21.18-26


Então, o Anjo do Senhor disse a Gade que mandasse Davi subir para levantar um altar ao Senhor, na eira de Ornã, o jebuseu. Subiu, pois, Davi, segundo a palavra de Gade, que falara em nome do Senhor. Virando-se Ornã, viu o Anjo; e escondera-se seus quatros filhos que estavam com ele. Ora, Ornã estava debulhando trigo. Quando Davi vinha chegando a Ornã, este olhou, e o viu e, saindo da eira, se inclinou diante de Davi, com o rosto em terra. Disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira a fim de edificar nele um altar ao Senhor, para que cesse a praga de sobre o povo; dá-me pelo seu devido valor. Então, disse Ornã a Davi: Tome-a o rei, meu senhor, para si e faça dela o que bem lhe parecer, eis que dou os bois para o holocausto, e os trilhos, para a lenha, e o trigo, para oferta de manjares; dou tudo. Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar, porque não tomarei o que é teu para o Senhor, nem oferecerei holocaustos que não me custe nada. Davi deu a Ornã por aquele lugar a soma de seiscentos siclos de ouro. Edificou ali um altar ao Senhor, ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.


Depois que Salomão foi coroado rei, Davi seu pai faleceu e foi sepultado na Cidade de Davi. Vamos ler o relato bíblico de 1 Reis 2.10


Davi descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi.


Esse relato bíblico indica que foi estabelecido um cemitério real onde foram enterrados muitos de seus descendentes até Ezequias aproximadamente 686 a.C., mas esse local não foi descoberto pelo arqueologia bíblica.


Aproximadamente em 966 a.C. no quarto ano do reinado de Salomão sobre Jerusalém, ele começou a construir o templo, essa obra durou sete anos. Ninguém sabe a localização exata do templo, uma tradição antiga e as pesquisas arqueológicas bíblicas modernas situam esse templo próximo do Domo da Rocha, que agora se localiza no ponto mais alto da área destinada para o templo.




Durante o reinado de Salomão, Jerusalém teve o seu tamanho aumentado, de 6 para 13 hectares, com uma população aproximadamente entre 4.500 e 5000 habitantes. Entre essa população que teve um aumento considerável, podemos incluir as esposas estrangeiras que Salomão se casou. E foi exatamente para essas esposas estrangeiras que Salomão construiu alguns santuários pagãos. Vamos ler o relato bíblico em 1 Reis 11.7-8



Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.



Esse monte que se localizava na região leste de Jerusalém, provavelmente se localizava na região sul do monte das Oliveiras. A localização desses santuários pagãos, ficavam acima da Cidade de Deus nome também conhecido nos relatos bíblicos referente a Jerusalém, esses templos pagãos também era localizado acima do templo do Deus Vivo e Verdadeiro.

 

FRASE: Felicidade sem plateia dura mais.
 
 
 
 
ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!



ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok




Foto: Google
Fonte: Manual Bíblico de Halley Editora Vida.
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista e Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
Frase retirada do Site Indiretas Brutas.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo