A Origem da Bíblia

em 30 junho 2018




Os cristãos sempre acreditaram independente de como a Bíblia foi transmitida até nós ao decorrer dos séculos, é que a sua origem é sobrenatural. Vamos ler o relato bíblico em 2 Pedro 1.19-21.


19 Temos, assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atende-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,
20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espirito Santo.



Os cristãos acreditam que a Bíblia existe por causa da revelação divina. Vamos ler o relato bíblico em 1 Pedro 1.10-12.



10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,
11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espirito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiram.
12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espirito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.




1 - A origem da Bíblia e a sua Revelação


 
Nos relatos da Bíblia, Deus se revela aos homens e mulheres. Vamos ler o relato Bíblico em Romanos 1.2.


O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras.


Aprendemos sobre Deus quando lemos os relatos bíblicos. Vamos ler o relato bíblico em Lucas 18.31.


Tomado consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem.



2 - A origem da Bíblia e a sua Revelação geral.



Isso não exclui de maneira alguma a revelação geral na qual Deus se revela através da natureza e da criação. Vamos ler o relato bíblico em Salmo 19.1.


Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.


Através da beleza e na maravilhosa criação de Deus, podemos contemplar a sua criatividade. Vamos ler o relato bíblico em Romanos 1.20.


Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens, são, por isso, indesculpáveis;



3 - A origem da Bíblia e a sua Revelação Especial.



Entretanto, uma revelação mais aprofundada de que é Deus somente pode ser encontrada na Bíblia. Vamos ler o relato bíblico em Lucas 4.21.


Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.


O que os autores dos relatos bíblicos escreveram não eram as suas próprias convicções, mas sim a revelação de Deus. Vamos ler o relato bíblico em Mateus 5.17.


Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, vim para cumprir.




4 - A origem da Bíblia e os diversos métodos de revelação de Deus aos autores escolhidos.




Método de Revelação 1 - Voz: Deus falou em voz audível a alguns dos autores, dizendo -lhes o que escrever. Vamos ler o relato bíblico em Êxodo 33.1.


Disse o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, Isaque e a Jacó, dizendo: á tua descendência a darei.


Método de Revelação 2 - Sonhos: Deus usou os sonhos para revelar verdades proféticas. Vamos ler o relato bíblico em Daniel 2.47.


Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.


Método de Revelação 3 - Pessoas: As experiências pessoais e a vida espiritual das pessoas foram usadas por Deus. Vamos ler Salmo 51.1.


Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.


Método de Revelação 4 - Espirito Santo: O Espirito Santo de Deus orientou os autores em todos os seus relatos. Vamos ler o relato bíblico em 2 Pedro 1.21.


Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.  




5 - A origem da Bíblia e a formação do Novo Testamento.




O processo de reconhecimento e reunião dos livros que hoje chamamos de Novo Testamento se iniciou nos primeiros dias da igreja cristã. Vamos ler o relato bíblico em Colossenses 4.16.


E uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós.


Alguns dos livros do Novo Testamento foram imediatamente reconhecidos como parte das Escrituras. Vamos ler o relato bíblico em 2 Timóteo 3.16.


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça.


Paulo considerou os escritos de Lucas de maneira autoritativo quanto o Antigo Testamento. Vamos analisar a revelação progressiva desses escritos autoritativo. Escrito do Antigo Testamento em  Deuteronômio 25.4.


Não atarás a boca ao boi quando debulha.


Escrito do Evangelho de  Lucas 10.7.


Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa.


Escrito da Carta do Apostolo Paulo a Timóteo em 1 Timóteo 5.18.


Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.


Conclusão: Paulo parafraseou o Escrito do Antigo Testamento na parte A do versículo e parafraseou o Escrito de Lucas do Novo Testamento na parte B do versículo. Pedro reconheceu os escritos de Paulo como Escritura. Vamos ler o relato bíblico em 2 Pedro 3.15-16.


15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,
16 ao falar acerca destes assuntos, como de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.


Alguns livros do Novo Testamento circulavam entre as igrejas. Vamos ler o relato bíblico em 1 Tessalonicenses 5.27.


Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos.




6 - A origem da Bíblia e os Primeiros Líderes da Igreja.


  • Clemente de Roma citou, oito livros do Novo Testamento em 95 d.C.
  • Inácio de Antioquia reconheceu sete livros em 115 d.C.
  • Policarpo, discípulo do apóstolo João, reconheceu 15 livros em 108 d.C.
  • Irineu mencionou 21 livros em 185 d.C.
  • Hipólito reconheceu 22 livros em aproximadamente 170-235 a.C.



7 - A origem da Bíblia e o primeiro Cânon.


(A) O Cânon Muratoriano => O Cânon Muratoriano, também conhecido como o primeiro cânon, foi compilado em 170 d.C., incluindo todos os livros do Novo Testamento, exceto Hebreus, Tiago e 3 João.


(B) Concílio de Laodicéia => Em 363 d.C., o Concílio de Laodicéia afirmou que o Antigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento deveriam ser lidos nas igrejas.


(C) Concílio de Hipona => O Concílio de Hipona em 393 d.C. afirmou que os 27 livros do Novo Testamento de nossos dias atuais, são autoritativos.


(D) Concílio de Cartago => O Concílio de Cartago em 397 d.C. afirmou que os mesmos 27 livros são autoritativos.




8 - A origem da Bíblia



A igreja cristã não criou ou inventou o cânon, mas sim recebeu o cânon criado por Deus. O cânon do Antigo Testamento veio das mãos de Jesus Cristo e de seus apóstolos, em sentido de que os primeiros cristãos reconheciam que as Escrituras  judaicas eram de Deus e foram cumpridas na vinda de Jesus Cristo.
 

 
O cânon do Novo Testamento veio através do Espírito Santo. Somente pelo intermédio do Espirito Santo, os apóstolos de Jesus Cristo foram capazes de falar e escrever a verdade sobre Jesus Cristo. Vamos ler o relato bíblico em Atos 13.27-33.



27 Pois os que habitavam em Jerusalém e as suas autoridades, não conhecendo Jesus nem os ensinos dos profetas que se lêem todos os sábados, quando o condenaram, cumpriram as profecias;
28 e, embora não achassem nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.
29 Depois de cumprirem tudo o que a respeito dele estava escrito, tirando-o do madeiro, puseram-no em um túmulo.
30 Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos;
31 e foi visto muitos dias pelos que, com ele, subiram da Galiléia para Jerusalém, os quais são agora as suas testemunhas perante o povo.
32 Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, 33 como Deus cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.




Frase: Não é suficiente ensinar ou pregar com convicção, devemos estar preparados para demonstrar a razão da nossa fé. Felipe Marques





ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- A onde Deus não intervem
- 15 princípios que todo líder de louvor deve ter
- Tradução da Fé
- 17 Exemplos de liderança de Jesus
- A Bíblia e as Bibliotecas
- A Formação do Antigo e do Novo Testamento
- A face de Deus
- A Bíblia é a Palavra de Deus?
- Intervalo entre os originais e as cópias da Bíblia







ATENÇÃO!

Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 


Foto: Pixabay
Fonte: Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos.
Tradução: (ARA) Almeida Revista e Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.




 

2 comentários:

  1. Gostei muito, conteúdo muito precioso sobre a Bíblia. Passando para deixar um beijos, graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristiane, fico feliz que gostou do conteúdo. Volte sempre! Felipe

      Excluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo