A face de Deus

em 26 maio 2018




As pessoas têm diferentes formatos de face, mas independente de qual seja o formato uma coisa e fato, elas tem face e sempre quando observamos atentamente a face de alguém, conseguimos observar características que lembramos seus parentes ou até mesmo alguém que você já viu em algum lugar.


Mas quando essa face é a face de Deus o que isso significa individualmente para nós, como um encontro com a face de Deus pode mudar o semblante da nossa face. Vamos ler Gênesis 32.30.


Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva.



1 - Para ver a face de Deus é preciso reconhecer que se precisa dele.


Um problema sério das pessoas é que as impedem de ver Deus agindo em suas vidas é que elas não reconhecem que precisam de ajuda e que ninguém consegue nada sem a orientação correta. Jacó se referiu a situação de que ele viveu no vau de Jaboque pela palavra Peniel que significa face de Deus.
 
 
 
2 - Para ver a face de Deus é preciso ter discernimento dele.


Vamos ler Gênesis 28.16


Despertando Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. Para ter discernimento de Deus, Jacó precisou primeiro despertar do seu sono, muitas pessoas estão em um sono espiritual profundo que não conseguem acordar para a realidade, e quando elas acordam, dependendo pode ser tarde demais.


Jacó não se apegou a isso e percebeu que Deus estava com ele, mesmo na adversidade e teve discernimento do que estava acontecendo e chamou aquele lugar de Betel que significa Casa de Deus.


3 - Para ver a face de Deus é preciso confiar no poder dele.



Vamos ler Gênesis 32.1-2

1 Também Jacó seguiu o seu caminho, e anjos de Deus lhe saíram a encontra-lo.
2 Quando os viu, disse: Este é o acampamento de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim.


Jacó confiou em Deus e seguiu o seu caminho, ele não se preocupou com nada, apenas seguiu o seu caminho como resposta a confiança de Jacó em Deus, o próprio Deus ordenou aos seus anjos que lhe saíssem ao encontro de Jacó para encontra-lo.



 
Esse encontro entre Jacó e os anjos de Deus lhe proporcionou uma verdade que melhor e confiar em Deus do que confiar em si mesmo e seguir seus próprios meios. Jacó chamou esse encontro de Maanaim que significa exército de Deus porque Ele enviou o seu exército espiritual. Note a expressão quando os viu que se refere a face ou o corpo por completo.


4 - A face de Deus e a face do homem.


Vamos ler Êxodo 33.11,20.

11 Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo, então voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.


Note que a iniciativa sempre é  primeiro de Deus, Ele sempre busca ter um relacionamento de amigo com os seus servos esses relatos não tem nenhuma contradição quando lido e entendido no seu texto e contexto imediato, apenas fiz uma comparação entre a face de Deus e a face do homem.
 


 
O que precisamos entender e que a face de Deus muda a nossa maneira de viver é que Deus quer ser nosso amigo intimo, devemos entender que a face de Deus está relacionada a um segredo de comunhão é que poucos podem provar esse segredo. Vamos ler Salmo 25.14.
 

A intimidade do Senhor é para os que o temem, os quais ele dará a conhecer a sua aliança.



5 - Moisés falou com Deus face a face.


Vamos ler Deuteronômio 34.10


Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face.


Devemos entender que a expressão face a face se refere a intimidade que Moisés tinha com Deus e de uma maneira jamais experimentado por outro homem, mas isso não significa que ele via a face de Deus como já explicado acima.



6 - Ninguém nem Moisés viu a face de Deus em Horebe.


Deuteronômio 4.15

Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo.


Devemos entender que quando o Antigo Testamento se refere a manifestações visíveis de Deus pode também se referir a um aparecimento de Jesus Cristo pré-encarnado.



 
Se você realizar um estudo detalhado e cuidadoso de todas as indicações do Antigo Testamento sobre a expressão Anjo do Senhor e Face de Deus tem a tendência de indicar uma Teofania que é uma expressão teológica que se refere a manifestações visíveis de Deus.


7 - O que significa a expressão a face de Deus.


Ver a face de Deus é uma experiência que transforma o caráter da pessoa no caso de Jacó o seu encontro com Deus lhe proporcionou uma mudança de nome, ele passou a se chamar Israel. Vamos ler 1 João 3.2


Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.


Ver a face de Deus traz para nós a certeza da graça e do poder de Deus, para que possamos enfrentar o futuro sem que as surpresas do passado e as incertezas do presente possam nos causar medo. Ver a face de Deus se refere a bênçãos que Deus nos concede, mas também a face de Deus se refere a responsabilidades. Vamos ler Isaías 6.7-8.


7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.



8 - O que significa ver a face de Deus em um encontro pessoal?


Jacó usou a seguinte expressão em Gênesis 32.30 "Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva". Que o seu encontro pessoal com a face de Deus lhe traga salvação e que você compartilhe isso com outros, até porque a face de Deus não é somente bênçãos mas responsabilidade também.


Frase: Honre a Deus através da sua conduta e de suas palavras. Embora muitos possam se rebelar contra você e sua mensagem, alguns seguirão a Jesus Cristo. Felipe Marques.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- Os nomes de Deus
- O que é ser a imagem e semelhança de Deus?
- E você, anda com Deus?
- Eu achei graça diante de Deus
- A Oração que Deus ouve
- Como atrair a atenção de Deus? Listamos 11 maneiras para você
- Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
- Apreciando o evangelho
- Deus de contratos?
- 7 Salmos para a sua vida diária










ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo