O cristão e a imaturidade

em 12 agosto 2018




Ninguém gosta de ser chamada atenção em relação as suas atitudes, poucas pessoas conseguem assimilar algum tipo de atitudes que podem passar despercebidas, e quando essas atitudes são imaturas elas podem trazer algum tipo de prejuízo? Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 37.6-11.


6 E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
7 Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e também ficava em pé; e eis que o vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Por isso, tanto mais o aborreciam por seus sonhos e por suas palavras.
9 E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho, eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
10 E, contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? Porventura viremos eu, e tua mãe, e teus irmãos a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos, pois, o invejaram; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.



1 - Atitudes imaturas


 
A maioria de nós já teve alguma atitude imatura, isso pra não dizer todos nós, ter uma atitude imatura e independente de idade, formação e condição social. José era um rapaz que teve um sonho, sonho este que pode ser estendido a todas as pessoas, até porque todos têm sonhos, mas como eles se tornaram real?
 

 
José não guardou o sonho para si mesmo, e essa atitude lhe trouxe inveja da parte de seus irmãos, quando não guardamos o que Deus revela para nós, sempre correremos o risco de contar aos nossos irmãos sejam eles espirituais ou de sangue. José devido a sua atitude imatura pagou um alto preço, por ser vendido como escravo por seus irmãos e por ver aparentemente o seu sonho se tornar em pesadelo.
 

 
José esqueceu que quando Deus nos relava algo seja em sonho ou outro método, deve guardar aquilo como um tesouro espiritual para nós, para que no tempo do cumprimento do que Deus nos falou, possamos glorificar Ele e não nós.



2 - Atitudes maduras



José aprendeu a lição através da imaturidade que lhe conduziu para Egito, chegando lá passou a ter atitudes maduras que lhe conduziram até Faraó tudo isso ocorreu devido a Soberana Vontade de Deus, para ensinar as pessoas a mudarem a suas atitudes se quiserem evidentemente. Quando foi conduzido a presença de Faraó, José era outro homem, agora as suas atitudes eram maduras, observe a atitude de José, e a sua maturidade diante de Faraó. Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 41.16.



E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.



O termo "não está em mim" se refere que José não tinha nada para responder de si mesmo a Faraó. O termo "Deus dará resposta de paz" se refere que era Deus quem daria a resposta que Faraó estava querendo e era Deus quem poderia produzir paz no coração de Faraó dependendo da sua atitude.



3 - Consciência limpa



Devemos sempre ter a nossa consciência limpa diante de Deus e das pessoas, essas atitudes demonstram que somos cristãos íntegros. Vamos ler o relato bíblico em 1 Coríntios 4.4.



Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.



4 - Fé madura



A sua fé seve somente para você? ou serve também para os outros? Vamos ler o relato bíblico em Romanos 14.22.

Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.



5 - Vencer o meu eu


Vencer a si mesmo e o maior desafio que um cristão pode ter em sua caminhada com Deus. Vamos ler o relato bíblico em Romanos 7.15.


Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço, mas o que aborreço, isso faço.




6 - Diante de Deus e diante das pessoas



Deus conhece quem são seus, e aqueles que são de Deus são reconhecidos Dele. Vamos ler o relato bíblico em Atos 24.16.

E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.



7 - Uma atitude contínua



Para vencer as atitudes imaturas precisamos ter um consciência continua de se auto avaliar. Vamos ler o relato bíblico em Atos 23.1.

E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.



8 - Vencer a acusação da consciência


Devemos entender de que a consciência em uma perspectiva bíblica tem como objetivos nos defender, acusar, e nos restaurar, desde que se estivermos dispostos (as)  a vencer a sua acusação. Vamos ler o relato bíblico em João 8.7-11.


7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio.
10 E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão àqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.



9 - Reconhecer os erros



As pessoas demonstram ter atitudes maduras, quando reconhecem os seus erros e se esforçam em não mais cometer os mesmos erros. Todos os relatos que estão na bíblia têm como objetivo nos ensinar a não cometer os erros que alguém cometeu, mas aprender com os erros dessas pessoas para não ser enganados também. Vamos ler Salmo 51.3.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.



10 - Ter atitudes de integridade e sinceridade



As atitudes fazem eco e as palavras deixam eco ambas são importantes e devem caminhar juntas e nunca separadas. Os verdadeiros servos de Deus sabem disso e não abrem mão da sua integridade e sinceridade diante de Deus e das pessoas. Vamos ler o relato bíblico Jó 27.6.


À minha justiça me apegarei e não a largarei; não me remorderá o meu coração em toda a minha vida.





Frase: Quando verdadeiramente queremos fazer a vontade de Deus, devemos aceitar tudo o que vem com essa vontade, mesmo que seja a dor ou rejeição. Felipe Marques.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- 09 Princípios que todo líder cristão deve ter
- Minha luta
- 10 perguntas difíceis que Deus responde para você hoje
- 6 coisas que aborrece muito a Deus, mas a sétima ele Abomina
- Quem poderá subir no monte do Senhor?
- 12 Razões porque Jesus morreu na cruz por você
- 10 Conselhos de Paulo para os Cristãos
- Você é misericordioso? Veja #5 Exemplos para sua vida prática
- Apologética e as suas limitações
- Focos da adoração nos livros de 1 e 2 Reis








ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.


Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARC) Almeida Revista e Corrigida Editora Sociedade Bíblica do Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo