Como amar a Deus verdadeiramente!

em 15 agosto 2018




A Bíblia enfatiza bastante e constantemente sobre a importância de uma pessoa amar a Deus acima de tudo e de todos. Mas antes vamos entender um pouquinho o que significa amor, eu sei que você deve estar dizendo agora: - Mas quem não sabe o que é amor? Até quem vive destilando ódio também ama alguém ou algo na vida; sim, mas o amor é muito mais que sentimento é atitude, ação e priorização. 



Deus deseja ser priorizado em sua vida e deseja que você prove o seu amor por Ele, mesmo que Ele saiba que você o ama, Ele quer que esse amor transpareça e que outras pessoas possam identificar isso em você.


O amor existe de diferentes formas como:

  • Amor fraternal
  • Amor romântico
  • Amor altruísta
  • Amor próprio
  • Amor Paterno e Materno
  • Amor de amigos
  • Amor incondicional

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12.30


Aqui vamos enfatizar o amor de Deus para conosco e como podemos retribuir corresponder este amor para com nosso Senhor. O amor a Deus ou o amor a Cristo demonstra uma ligação de caráter religioso, um sentimento de devoção e adoração. Este tipo de amor conhecido como Ágape, ou seja, é incondicional, único e impossível de ser descrito com exatidão. O amor a Deus é um mandamento.


 
Deus nos ama incondicionalmente com amor altruísta e desde a queda do homem Ele em seguida providenciou o resgate (Gênesis 3.15). Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar.



O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito, que é dado livremente, independente do que recebe de volta. Para os cristãos, Deus teve um amor incondicional pela humanidade quando entregou Jesus Cristo, o seu único filho, para ser sacrificado. Deus ama de forma incondicional porque ama a todos. De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7.


"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."


Jesus é a perfeita expressão do amor de Deus para com a humanidade. Mas como eu posso amar a Deus acima de todas as coisas? E o meu amor para com meus familiares e amigos fica inválido? Não, apenas você irá colocar Deus acima de todos eles e dos cuidados desta vida terrena, dando a Deus o primeiro lugar no pódio do seu coração e mais a frente vamos aprender como demonstrar esse amor por Deus.
 


Eu quero compartilhar com vocês algo que me aconteceu há uns anos atrás e que me fez buscar intensamente entender o título deste post, levei um tempo para entender de verdade, porque tudo parecia ainda muito confuso e nada claro a minha mente limitada de conhecimento da Palavra de Deus.


 
Certo dia eu estava muito angustiada, triste e querendo sair daquela situação horrível e sem saber como, então eu fui à casa de uma (irmã que já é falecida) levar umas coisas e aproveitei para pedir uma oração, ela prontamente me atendeu e assim que me ajoelhei na sala da casa dela, Deus a tomou e disse as seguintes palavras que jamais irão sair do meu coração: - Não precisa ter medo de nada e nem de andar por aí, pois eu te guardo onde estiver, pois eu te amo e cuido de você, mas você não me ama, vá em paz para sua casa e leva a minha paz para os seus.


 
Gente, é sério, ao mesmo tempo em que fiquei aliviada em saber que Deus estava me protegendo de todo mal, eu fiquei mais triste ainda, porque Deus me disse que eu não O amava. Como assim eu não O amava? Eu estava na igreja todos os finais de semana, trabalhava muito na obra, mesmo sendo novinha, eu dava meu tudo ali na igreja que frequentava (e ainda frequento), eu obedecia meus pais, fazia tudo pra andar certinho. Eu fiquei arrasada e sem entender essas palavras de Deus. Eu não descreditei de sua Palavra, pois de sua boca não saem mentiras, apenas verdades. Eu chorei muito, e passei dias, meses e uns dois anos arrasada todas as vezes que me lembrava destas palavras eu me entristecia.


 
Em um dia não lembro data, meu noivo (hoje marido) e eu estávamos conversando e eu perguntei a ele se ele me achava burra pra aprender a Bíblia e se ela é tão difícil assim, ele disse que não e que eu deveria sim me esforçar para ler toda a Bíblia e muita das minhas perguntas seriam respondidas. Eu comecei a ler a Bíblia e pesquisar na internet pouco tempo atrás como amar a Deus de verdade, como faço pra demonstrar esse amor pra Ele, porque eu quero ama-lo, queria entender o que eu estava fazendo de errado.


 
E Deus com a sua infinita misericórdia e graça abriu o meu coração e a minha mente e me fez entender tudo, e realmente eu não O amava, sentimento apenas não é amor verdadeiro e é isto que vou compartilhar com vocês, para que vocês entendam e amem a Deus com todas as suas forças e acima de tudo em sua vida. Depois que eu entendi e reconheci que eu realmente não amava a Deus eu pedi perdão a Deus e agradeci a Ele por seu amor e sua paciência com a minha pessoa. Por me revelar a sua verdade e assim vou seguindo a vida nos caminhos do Pai.

 

1 - Conhecendo a Sua Palavra
 

Como alguém que diz que AMA a Deus e nunca na vida dela leu um livro sequer da Bíblia por inteiro? Quanto mais ela toda. Amar a Deus implica em conhecimento. Por exemplo: Você está apaixonado (a) e deseja passar mais tempo com a pessoa amada, mas o tempo passa e vocês chegam ao casamento, tem filhos e nunca se interessou em saber a cor favorita do seu amado (a), ou os sabores de sorvete, comida favorita, roupa, sapato, enfim o básico, quanto mais o jeito da pessoa de lidar com problemas, com a vida em geral. A pessoa passa a vida inteira ao lado de alguém e não o conhece de verdade. Assim é com Deus, muitos frequentam a casa dele, mas não o conhece de verdade.



Se você deseja amar a Deus de verdade mesmo, intensamente, passe a se interessar pelo estudo da Palavra dele que é a Bíblia, vai lá retire a poeira dela, retire da gaveta, de dentro da bolsa e comece a ler aos poucos e de capitulo em capitulo, Deus vai se revelando a você, e quanto mais você O conhece mais você O ama e mais você deseja O agradar.



Aqui está o ponto da minha falta de amor para com Deus naquela época, uns 10 anos atrás. Eu não tinha o hábito da leitura da Bíblia, o que resultava na falta de conhecimento de Deus e de sua vontade o que me levava ao equívoco e ao pecado. Eu achava que obedecer a palavra do Pastor era obedecer a Deus, então tudo o que o Pastor mandava eu fazia, e na verdade eu estava agradando homem e não a Deus.
 

 
Mesmo que o Pastor seja um homem de Deus e quer nos orientar no caminho correto, devemos nos lembrar de duas coisas:
 


(1) Antes de ser de Deus ele é homem, ou seja, falho e pecador.

(2) A Palavra do Pastor não é a Palavra de Deus, a menos que ele vive consultando a Deus e a sua Palavra, que não era o caso do meu ex-pastor (infelizmente).



A Palavra de Deus é um tesouro precioso que podemos encontrar nas nossas vidas. Quando nós baseamos a nossa existência na Bíblia, somos verdadeiramente felizes. Deus se revela a nós através da Sua Palavra. Com a ajuda da Bíblia, podemos diferenciar o certo do errado, e aprender a viver de maneira que agrada a Deus.


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17


A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmos 119:105


Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Hebreus 4:12


Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Mateus 4:4


Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11





2 - Tendo contato com Ele através da Oração



Não tem algo mais precioso para o cristão do que a oração. A oportunidade de poder falar com Deus como quem fala com um amigo, de abrir o coração, se derramar em sua presença, de se humilhar diante dele reconhecendo a nossa condição miserável diante da Sua Grandeza é indescritível.

 

A oração nos aproxima mais de Deus e nos torna mais forte, confiante diante dos problemas. Nos ajuda a resistir a tentação se estivermos diariamente nos pés de Cristo. A oração é um presente de Deus para nós.


 
Eu não orava, apenas para comer e dormir isso quando eu lembrava, porque o excesso de responsabilidades ocupava minha mente e eu morria de medo de levar uma baita bronca da minha mãe caso as minhas tarefas que eram muitas não fossem cumpridas até o final do dia. Eu achava que o fato de eu ser mega obediente a minha mãe, pai e pastor eu já estava agradando a Deus e amando Ele, mero engano meu, e eu tive que ouvir de Deus que eu não O amava pra abrir meus olhos e aprender o verdadeiro amor. Hoje eu anseio pelo fim da tarde para orar e estar na presença de Deus.

 

A oração é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus. A oração de um justo é poderosa e eficaz, e ela é uma das principais armas de todo aquele que crê. Quem ama a Deus procura ter um relacionamento com Ele através do estudo e leitura diária da Palavra e da Oração.


Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens. Salmos 65:2

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5:16
 
Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis. Provérbios 28:9
 
E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão". Mateus 21:22
 
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:18
 
Orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17



3 - Obedecendo Seus Mandamentos



Obedecer aos mandamentos de Deus é mega importante, eles são um manual de regras que nos leva a vida eterna e uma vida terrena mais tranquila e saudável diante de Deus, é a condição para nos manter longe do pecado e mais perto de Deus.



Como eu contei minha experiência acima, eu até obedecia os mandamentos de Deus, mas não por amor, obedecia porque o pastor exigia. Eu tinha ídolos humanos na minha adolescência, ficava babando pelos homens bonitos da TV, tinha pôsteres deles, caderno, eu muitas vezes deixava de ir a igreja pra ir a uma festa e quando ia pra igreja era porque minha mãe me ameaçava. Tudo era porque alguém mandava não porque eu amava fazer aquilo, pra agradar a Deus e vê-lo feliz.
 

 
Não pra fácil pra mim usar esta minha experiência ruim que tive na vida como ilustração aqui pra vocês, mas eu senti no meu coração que deveria fazer isso, porque não sou perfeita, e apesar deste blog ser meu e eu receber inúmeras visitas eu sou humana e erro e peco como qualquer ser humano no mundo, a diferença está em ouvir a repreensão de Deus, reconhecer o erro, pedir perdão e consertar as coisas erradas.



Você precisa conhecer a Palavra de Deus e obedecer seus mandamentos, e estes mandamentos não envolve apenas os 10 Mandamentos, mas tudo o que está escrito lá na Bíblia e que Deus não abre mão deles.




4 - Amando o Próximo


É impossível amar a Deus odiando o seu próximo, desejando sempre o mal ou pior rindo se alegrando com a desgraça daqueles que te odeiam. Jesus foi bem claro quanto a isso. Isso significa que todo o bem que quer para si próprio, deve querer também para seu próximo. Amar ao próximo é o resultado natural do amor de Deus. Quem entende o amor de Deus descobre que:


Todos temos valor – todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus – Gênesis 1:27

Ninguém é perfeito – todos pecamos e precisamos de salvação – Romanos 3:23-24

Todo pecado é ruim – Deus detesta até o pecado mais “pequeno”; todos merecemos castigo – Romanos 6:23.

Jesus morreu por todos – ele levou o castigo de todos que crêem, independentemente do tamanho dos seus pecados – João 3:16-17



Esse conhecimento ajuda o crente a ver que não é superior nem inferior a ninguém. Ninguém na terra é mais nem menos digno de amor. Se Deus, que é perfeito, ama seu próximo, como pode o crente não amar? Quem ama a Deus, ama seu próximo (1 João 4:19-21).



O amor ao próximo se expressa nas atitudes. É bom dizer “eu te amo” mas isso não basta (1 João 3:16-18). Existem muitas formas de mostrar amor ao próximo:
 


 
Não falando mal
Tendo paciência
Perdoando
Ajudando na dificuldade



Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Tiago 2:8
 
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12
 
Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 1 João 4:7-8
 
Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. 1 Pedro 4:8
 
Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 1 João 3:15-16




Conclusão


Depois que eu entendi sobre o verdadeiro amor para com Deus eu mudei minha maneira de viver o cristianismo. Eu não me canso de falar a mesma coisa: - A leitura da Bíblia toda de Gênesis à Apocalipse me trouxe uma outra visão de cristianismo e viver uma vida cristã de verdade. Aprendi que a palavra do Pastor e as suas orientações só tem valor se tiver de acordo com a Palavra de Deus. Obedecer cegamente os pais e fazer tudo o que me mandam não tem valor algum se eu não for obediente a Palavra de Deus.



Eu demonstro amor ao meu Deus, obedecendo a Sua Palavra, me interessando em conhece-lo lendo a Bíblia, orando todos os dias, não apenas nas refeições, dormir e acordar, mas na busca de um relacionamento íntimo, sincero e verdadeiro de um servo que deseja conhecer a vontade de seu Senhor, obedecendo seus mandamentos para que eu possa ser chamada amiga de Deus e amando o meu próximo mesmo que ele diga na minha cara que me odeia e faça de tudo para me prejudicar.



Amar a Deus sobre todas as coisas significa colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas da vida. O amor por Deus afeta a forma como vivemos e nos relacionamos com outras pessoas. Amar a Deus é mais que um sentimento; é uma escolha, isso significa amar a Deus com tudo que somos e temos e está ligado ao primeiro dos Dez Mandamentos, que é não ter outros deuses, outras coisas que amamos mais que a Deus.



Com todo o coração: O coração representa os sentimentos e desejos. Como podemos amar a Deus com nossos sentimentos? Lidando com eles de maneira que agrada a Deus.


Com toda a alma: A alma é nossa personalidade, nossa identidade. Quando amamos a Deus sobre todas as coisas, encontramos nossa identidade em Deus. Preocupamo-nos em ser alguém que agrada a Deus.


Com todo o entendimento: O entendimento é todo o nosso conhecimento e sabedoria. O amor por Deus nos leva a querer conhecer mais sobre Deus e a estudar a Bíblia. Amar a Deus sobre todas as coisas afeta a forma como usamos nosso conhecimento. Quando amamos a Deus pensamos em como podemos fazer a vontade de Deus com aquilo que sabemos (1 Coríntios 13:2).


Com todas as forças: Até nosso corpo pode ser dedicado a Deus! - 1 Coríntios 6:19 Quando amamos a Deus sobre todas as coisas usamos nossas forças para fazer Sua vontade. Nosso amor por Deus se expressa na forma como gastamos nossa força – não em pecados e coisas ruins mas em coisas boas que agradam a Deus (1 João 3:16-18). Amar a Deus sobre todas as coisas é nos dedicar totalmente a Ele.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- O cristão e a imaturidade
- Renovação Espiritual
- 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus
- 70x7 – a matemática do perdão
- 7 alertas para cristãos!
- O que é ser a imagem e semelhança de Deus?
- E você, anda com Deus?
- 10 "sintomas" de quem tem fome de Deus
- 10 Conselhos de Paulo para os Cristãos
- Como ser um blogueiro cristão?








ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


 
Foto: Pixabay
Fonte de pesquisa: Site Significados, Respostas Bíblicas.
Tradução Bíblica: (ARF) Almeida Corrigida Fiel




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo