História das traduções da Bíblia

em 12 setembro 2018




A primeira tradução anglo-saxônica da Bíblia foi no início do século VII. A primeira tradução da Bíblia inglesa começou com John Wycliffe e foi concluída por John Purvey em 1388. A primeira edição estadunidense da Bíblia foi publicada em aproximadamente 1752.



No século 21, a Bíblia já foi traduzida em parte, ou por completo, para aproximadamente 1.200 idiomas ou dialetos diferentes.



*História das traduções da Bíblia Antes de Cristo (a.C.)



1) 430 - 420 a.C. - Após a escrita do livro de Malaquias, veio o término da escrita original dos manuscritos hebraicos da Bíblia hebraica.



2) 200 a.C. - Fim da tradução da Septuaginta também conhecida como LXX do Antigo Testamento hebraico para o grego.
 



História das traduções da Bíblia depois de Cristo (d.C.)




1) Século I d.C. - Fim de todos os manuscritos gregos originais que compõem os 27 livros do Novo Testamento.


2) 390 - Tradução de Jerônimo da Bíblia para o latim, que ficou conhecida como Vulgata ou Vulgata Latina.


3) 995 - Começa as traduções anglo-saxônicas do Novo Testamento.


4) 1384 - Wycliffe é a primeiro tradutor a produzir uma cópia manuscrita da Bíblia por completo em inglês.


5) 1455 - A criação da imprensa, por Gutenberg, fez com que os livros pudessem ser produzidos em grandes quantidades, em vez de serem escritos á mão de maneira individual. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia de Gutenberg em latim.


6) 1516 - Erasmo produziu um paralelo em grego e um paralelo em latim do Novo Testamento.


7) 1522 - Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento em alemão.


8) 1524 - Foi produzido o primeiro Antigo Testamento hebraico impresso. Em 1524, Jacob ben Hayyim usou cópias dos manuscritos ben Asher e os imprimiu e publicou.


Sendo esse o primeiro texto hebraico do Antigo Testamento a ser impresso, esse texto se tornou o texto padrão para as Bíblias impressas.


A primeira cópia completa do texto massorético do Antigo Testamento está guardada na Biblioteca Pública de São Petesburgo e tem a sua datação de aproximadamente 1008 d.C.


9) 1525 - O Novo Testamento de William Tyndale é o primeiro Novo Testamento a ser impresso no idioma inglês.


10) 1535 - A Bíblia de Myles Coverdale é a primeira Bíblia completa a ser impressa no idioma inglês.


11) 1537 - A Bíblia de Mateus foi a segunda Bíblia completa a ser impressa no idioma inglês.


12)  1539 - A Grande Bíblia foi a primeira Bíblia no idioma inglês autorizada para o uso público.


13) 1560 - A Bíblia de Genebra foi a primeira Bíblia a imprimir os números de capítulos e versículos.


14)  1568 - Foi impressa a Bíblia do Bispo. A versão do rei Tiago (Versão King James- KJV) foi uma revisão da Bíblia do Bispo.


15) 1609 - O Antigo Testamento Douay é adicionada ao Novo Testamento Rheims de 1582, e se tornou a primeira tradução católica-romana completa da Bíblia para o idioma inglês.


16) 1611 - A Versão King James (KJV) é publicada.


17) 1782 - A Bíblia Robert Aitken é impressa e ser torna a primeira Bíblia no idioma inglês a ser impressa nos Estados Unidos da América. A Bíblia Robert Aitken é uma Versão King James- KJV sem os livros apócrifos.


18) 1791 - Isaac Collins produziu a primeira Bíblia família impressa nos Estados Unidos da América, usando a Versão King James (KJV).


Isaiah Thomas produziu a primeira Bíblia ilustrada impressa nos Estados Unidos da América usando a Versão King James (KJV).


19) 1808 - A Bíblia de Jane Aitken foi a primeira Bíblia a ser impressa por uma mulher.


20) 1833 - A Bíblia de Noah Webster é publicada ele imprimiu sua própria revisão da Versão King James.


21) 1841 - O Novo Testamento Hexapla no idioma inglês imprimiu no idioma grego seis traduções do Novo Testamento Hexapla do idioma inglês em colunas paralelas.


22) 1846 - A Bíblia Iluminada foi uma Bíblia com muitas ilustrações impressa na América, usado a KJV.


23) 1885 - A Bíblia Revised Version  foi a primeira grande revisão inglesa da Versão King James.


24) 1901 - A American Standard Version foi a primeira grande revisão estadunidense da Versão King James.
 

Frase: Devemos de maneira fiel e responsável apresentar o evangelho para as pessoas, mas devemos também deixar os resultados com Deus. Felipe Marques.




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!



 
  

ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




  

Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
 


Foto: Pixabay
Fonte de Pesquisa: À partir da marcação (*) retirado integralmente da Enciclopédia de Fatos da Bíblia - Editora Hagnos. Páginas 55 à 56.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo