O período dos patriarcas da Bíblia

em 28 agosto 2018




Os relatos de como Deus tratou com Abraão, Isaque, Jacó e José, que são os ancestrais dos israelitas, que também são conhecidos como os patriarcas de Israel, estão relatados nos capítulos 12 a 50 do livro de Gênesis. Esses relatos trazem a promessa que Deus lhes fez e depois reiterou. Essas promessa oferece algo significativo em relação a maneira pela qual Deus continua a lidar com as pessoas. Vamos ler o relato bíblico em 1 Reis 6.1.


E sucedeu que, no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive (este é o mês segundo), Salomão começou a edificar a Casa do Senhor.

Vamos ler o relato bíblico em Êxodo 12.40.

O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.


Segundo esses relatos bíblicos, Abraão teria entrado na terra de Canaã em 2091 a.C. com a idade de 75 anos aproximadamente no período arqueológico intitulado Bronze Médio I (2200-2000 a.C.) O próspero centro comercial de Ur, localizado na região sul da Mesopotâmia, que Abraão deixaria em uma data anterior, é bem conhecido através das escavações de sítios arqueológicos e ás milhares de tabuinhas de escrita cuneiforme descobertas em Ur, e em suas proximidades.


 
A terra de Canaã, onde Abrão morou com Sara e seu sobrinho Ló, não era uma terra de grande progresso. No período Bronze Médio I (2200-2000 a.C.), os moradores dessa região moravam em tendas, em terras pequenas em sua maioria com menos de um hectare e sem muros. Na verdade, no registro arqueológico da Palestina existe uma ausência total de cidades muradas nesse período.


 
O período Bronze Médio I (2200-2000 a.C.) e caracterizado pelo fato de as pessoas habitarem em tendas e enterrarem os seus falecidos em túmulos em forma de poço, em colinas artificiais ou debaixo de dolmens que se refere a duas ou mais pedras colocadas em pé, com a outra pedra deitada sobre essas pedras.

 

Esses fatos se harmonizam com o relato bíblico que afirma que os patriarcas moravam em tendas o termo "tenda" e relatado 24 vezes, os patriarcas trabalhavam em pastoreio o termo "ovelha" e o termo "cabrito" são relatados também 24 vezes de Gênesis 12 a 50. Temos também o relato bíblico sobre os termo "agricultura" que se refere a lavoura e colheita. Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 26.12.



E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano cem medidas (ou cêntuplo) porque o Senhor o abençoava.


Após a morte de Abraão, em 1991 a.C., a terra de Canaã entrava no período arqueológico conhecido como Bronze Médio II (2000-1550 a.C) foram construídas grandes cidades fortificadas, entretanto, e possível que a maioria da população continuasse a morar nos campos e trabalhar como pastores e agricultores.
 

 
O Bronze Médio II (2000-1550 a.C.) é caracterizado pelas construções de grandes cidades, com portões de cidades conservados, e pertencentes a esse período, também foram encontrados em Dã e Ascalom. A palestina tinha contatos internacionais com a Mesopotâmia e com o Egito.


 
A história egípcia de Sinué que se encontra nos Textos antigos do Oriente Próximo, com datação aproximadamente em 1962 a.C. que corresponde a época de Isaque, se refere a Canaã como uma terra cheia de figos, uvas, vinho, mel, azeite, frutas, cevada, trigo e gado. Vamos ler o relato bíblico em Deuteronômio 8.8.


Terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras, terra de oliveiras, abundante de azeite e mel.



Na ocasião em que Jacó se mudou para o Egito em (2006-1876 a.C.) o Egito estava experimentando uma época de estabilidade durante a XII Dinastia. Na XII Dinastia, o Egito mantinha contratos comerciais com as nações das regiões do Mediterrâneo oriental e também com as nações ao sul do Egito, na Núbia. Infelizmente, nenhum registro extra bíblico foi encontrado, em relação as nações mencionadas nesses relatos das Escrituras.


 
Na XII Dinastia (2106-1786 a.C.) durante algum tempo e Egito foi um país dividido, nessa época havia estabilidade e prosperidade no Egito. José e depois Jacó seu pai, e os filhos de Jacó, irmãos de José, mudaram para o Egito. A Mesopotâmia também estava em um tempo de prosperidade nessa época também conhecido como o período Babilônico Antigo.


 
Nessa época, a Babilônia era governada por Hamurabi, que ficou conhecido através das sua leis relatadas no Código de Hamurabi. Além dos documentos encontrados no sul da Mesopotâmia, foi encontrado um grande arquivo cuneiforme em Mari, localizada ao norte, próximo do rio Eufrates.
 

 
As tabuinhas de Mari relatam várias cidades-estados de destaques em Canaã, entre estas cidades estão Hazor com 70 alqueires de tamanho e Lesém ou Laís, que também e conhecida nos relatos bíblicos com o nome de Dã. Vamos ler o relato bíblico em Josué 19.47.


A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias.


Vamos ler o relato bíblico em Juízes 18.29.

E chamaram o nome da cidade Dã, conforme o nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel, sendo, porém, dantes, o nome desta cidade Laís.


Entretanto, alguns dos nomes dos moradores, mas não os próprios moradores, que se encontram relatados nas tabuinhas de Mari formam paralelos com nomes relatados nos relatos bíblicos, também as alianças politicas, as atividades tribais e a ambientação cultural nas tabuinhas de Mari ajudam a ilustrar o estilo geral de vida da nação nesse período.



Frase: Ninguém gosta da dor ou do sofrimento, mas um discípulo fiel quer acima de tudo agradar a Deus. Felipe Marques.





ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


 
 




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.


 
  

Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
  

Foto: Pixabay
Fonte de Pesquisa: Manual Bíblico de Halley Editora Vida, Páginas 85 e 86.
Tradução Bíblica: (ARC) Almeida Revista Corrigida Editora Sociedade Bíblica do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo