O que podemos aprender com os erros dos outros?

em 16 janeiro 2017

 

Graça e Paz a todos(as), que esse ano de 2017 que se inicia, seja um ano em que possamos colocar sempre em prática tudo aquilo que aprendemos de Deus através da sua Palavra - A Bíblia!


E para começar a meu primeiro post do ano Deus me deu o seguinte tema: O que podemos aprender com os erros dos outros?

 

Vamos ler o que está escrito no Livro de Gênesis 12.10-20 "Havia fome naquela terra, desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência, os egípcios, quando te virem, vão dizer: É mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. 



Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa. Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele, e a mulher foi levada para a casa de Faraó. 



Este, por causa dela, tratou bem Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Porém o Senhor puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste?. Por que não me disseste que era ela tua mulher?



E me disseste ser tua irmã?. Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele, e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía."
 



#1 Estar disposto(a) a lutar e vencer as adversidades que Deus permiti em nossa vida.

 

A fome era comum na região do Egito e na região da Palestina, e é usada por Deus sobre os seus servos para prova-los na sua sinceridade e na sua confiança em Deus e no seu cuidado para com os seus servos(as). Quando deixamos de confiar em Deus, passamos a confiar nos recursos que o mundo nos oferece, o Egito nesse texto representa ou ilustra o mundo em sua auto suficiência contra Deus.

 
 

Quando isso acontece verificamos que a única coisa que conseguimos em nossa vida e tribulação, então precisamos confessar o nosso pecado diante de Deus e buscar uma nova vida, uma nova atitude e estarmos dispostos a confiar em Deus sem reservas para podermos ter soluções para cada dificuldade que Deus permite estar diante de nossa vida.



#2 Beleza não pronta mesa  


Sarai era uma mulher de formosa aparência, ou seja, sua beleza física não passava desapercebida, embora Sarai tivesse 65 anos de idade ela está no auge de sua beleza, até porque o tempo de vida dos patriarcas era duas vezes mais longo do que os dias de hoje. Ela faleceu aos 127 anos de idade.



#3 Falta de confiança em Deus traz o medo da morte iminente.

 

Abrão disse que ele morreria se os egípcios soubessem que Sarai era sua esposa, os egípcios respeitavam o casamento sendo assim a única maneira de levar Sarai para o harém de Faraó era matando Abrão.






PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO INDICAMOS:
MANUAL PRÁTICO DE ETIQUETA PARA LÍDERES





#4 Uma verdade parcial e uma mentira completa.
 

 

Abrão deu uma ordem para Sarai dizer aos servos de Faraó que ela era irmã de Abrão, ou seja isso era uma mentira, pois Sarai era meia- irmã de Abrão, até porque Sarai era filha de Terá pai de Abrão através de outra esposa. Vamos ler Gênesis 20.12 "Por outro lado, ela de fato é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe, e veio a ser minha mulher."




#5 Recompensado pela obediência e beleza de Sarai.
 

Abrão recebeu de presente devido a beleza de Sarai contagiar o Faraó, ovelhas, bois, jumentos, escravos , escravas, jumentas e camelos, ou seja, Abrão ganhou presentes de casamentos no qual era comum na mesopotâmia agradar o parente da noiva. O texto e bem claro, Abrão ficou milionário devido a beleza de Sarai, que os machistas segurem essa kkk.




#6 Deus resgatando Sarai e Abraão para cumprir os seus propósitos.

 

Deus intervém na vida de Faraó com grandes pragas, embora o texto não relata quais seriam essas pragas podemos sugerir que seria uma doença que impedia Faraó de ter relação sexual com Sarai até porque era a primeira coisa que um rei fazia após consumar um casamento ou adquirir uma nova concubina para o seu harém. 



Abrão com certeza não merecia tamanha bondade da parte de Deus. Tanto Abrão como Sarai, contrariaram a vontade de Deus para a sua vida e quando isso acontece torna-se um vida de tropeço aos que não pertencem ao povo de Deus seja qual foi o motivo.


 

É inevitável que as pessoas tome conhecimento dos pecados na vida dos servos de Deus e se mostrem tão apressados em julga-los. Mas isso está registrado na Bíblia para que possamos aprender com os erros dos outros e não comete-los. A Bíblia se propõe em mostrar os erros e acertos dos servos de Deus para mostrar a ação direta de Deus na vida dos seus servos por isso a Bíblia e a Palavra de Deus e não dos homens. Aceite isso aquele que crer.




VEJA TAMBÉM...


O que significa ter uma bênção e ser uma bênção?
- 09 coisas que me irrita em "crente"
Você sabe o significado dos números na Bíblia?
Missões - chamados para ir






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça. 





Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
 
Foto: Pexels


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo