Quando a teologia faz a diferença?

em 08 junho 2017

 
 
 
Ao logo desses anos em que estudo teologia, já me fizeram muitas perguntas na qual vou deixar abaixo e com as resposta que dei, para que você também tenha suas dúvidas a respeito da Teologia respondidas. 



#1 Quando a teologia faz a diferença?
 

Vou fazer essa pergunta para eu mesmo e vou responder para você, eu acredito que estudar teologia são para poucos, porque vai mudar a sua opinião de determinados assuntos.


As vezes vai contra o ensino daquilo que você aprendeu como certo, e percebeu que era errado, vai confrontar a doutrina da igreja que você frequenta e vai lhe trazer inimizades quando você não acredita em uma doutrina sem o verdadeiro alicerce da Bíblia, ou seja, ou você vai melhorar seus conhecimentos ou vai se tornar um incrédulo de uma vez por todas.
 




 #2 Estudar Teologia, esfria o cristão?


Somente existe dois tipos de cristãos relacionados no Novo Testamento: O carnal e o espiritual, ou seja, posso estudar teologia e ser espiritual e não posso estudar teologia e ser um cristão carnal.


Também quero dizer que no século 21 existe o cristão ateu, o que seria isso? esse tipo de cristão frequenta igreja mais que qualquer pessoa que você ou eu possa conhecer, mas vive sua vida como se Deus não existisse.




#3 Estudar Teologia deixa o Cristão intelectual?
 

Sim, você será uma pessoa intelectual, o problema de ser intelectual é que as pessoas tem receio de te perguntar algum assunto que elas tem dúvidas, porque acreditam que você ou eu somos pessoas que veríamos as sua dúvidas em relação a Bíblia como algo insignificante, então por mais que você e eu tentamos quebrar essa barreira com humildade as pessoas se retraem, principalmente quando elas te conhecem desde criança que é o meu caso e elas observam o seu desenvolvimento intelectual e espiritual.
 
 
Fui professor de escola bíblica por 7 anos, fora os treinamentos de capacitação que eu ministrava para obreiros, percebia que as pessoas também não estavam dispostas a aprender, percebia isso em suas atitudes, ou seja, uma atitude vale mais que palavras, mas as palavras são importantes, principalmente se A Palavra é de Deus.


Muitas dessas pessoas não levavam Bíblia, e colocavam desculpas no tempo, não estou aqui julgado quem lê ou não lê a Bíblia, quem prática o que está escrito na Bíblia ou não, cada um sabe da sua vida e qual será o destino do fim dela.
 
 

 
#4 Como você conseguiu ler a Bíblia quatro vezes?
 
 
 
Sempre gostei de ler, e Deus me chamou para ser evangelista, e essa é a minha consagração. Embora já fui convidado para ser pastor, mas não é isso que Deus tem pra minha vida.
 
 
Ser um evangelista não é fácil, precisa ler a Bíblia saber responder as perguntas das pessoas das mais simples perguntas até as mais difíceis, mas tem sua vantagem, a pessoa acaba decorando versículos bíblicos que facilitam na sua pregação e no seu evangelismo, ou seja, a teologia somente fará diferença se você quiser que ela faça a diferença caso o contrario, ela não fará.

 
Vale lembrar que estudar teologia sem ter disposição de ler toda a Bíblia é algo complicado, porque a teologia e sistemática, o que seria isso? ela estuda os temas da bíblia mas não se prende em explicar esses temas dentro de um contexto do texto bíblico, e isso derruba alguns pregadores; Vale lembrar também que nada é mais importante que o texto bíblico ele é sagrado, a teologia tem como objetivo ajudar a entender e não de descrer.


Outra questão também, qual é a melhor teologia? a arminiana ou a calvinista? Se eu fosse te recomendar diria para você estudar ambas, porque, pelo simples fato de você conhecer os dois lados da moeda, toda moeda tem dois lados, eu por exemplo estudei e estudo ambas somente vou parar de estudar quando eu morrer, estudar é importante, não me refiro somente a teologia mas algo que possa fazer de você uma pessoa melhor com mais de um conhecimento sobre assuntos do cotidiano e quando sabemos sobre um assunto falamos sobre ele com convicção, não é verdade? já quando não temos ficamos temerosos em responder porque não estamos convictos do que aprendemos, ou seja, estudar teologia interdenominacional seria ideal. 

 



 
#5 Você é Calvinista ou Arminiano?


Eu  não defendo nem o calvinismo nem o arminianismo, mas isso não significa que não concordo com alguns pontos de vistas do calvinismo e nem concordo com alguns pontos de vista arminiano.


Concordo com a Bíblia 100% - apenas comecei a estudar teologia porque Deus me deu entendimento para estuda-la, e que essa era a vontade de Deus para a minha vida. Deus falou comigo em oração, isso é algo que faço muito falar com Deus, e ele me disse que estava na hora de eu estudar teologia, mas essa nunca foi minha vontade. 


Sempre estarei disposto a fazer a vontade do meu Deus, não por medo do inferno, mas sim porque Ele é Deus, e eu não, Ele é Senhor e eu servo, o verdadeiro servo faz a vontade de Seu Senhor, o servo mentiroso questiona a vontade de Seu Senhor e quem questiona a vontade de Seu Senhor não é servo, mas sim escravo, eu sou servo pela misericórdia de Deus e espero que você também. 

 
Já fazem mais de 6 anos que estudo teologia, no meu caso foi um divisor de águas me entendimento se expandiu o seu também pode se expandir, você pode ser um líder melhor, tudo o que estiver ao nosso alcance para que possamos conhecer a Deus devemos nos esforçar para obter esse conhecimento, e lembre-se a diferença quem faz é você, você pode crer ou descrer, estudar ou não estudar lembre-se não é pecado ser um intelectual, mas é pecado se orgulhar de ser um, não é pecado estudar a bíblia, mas é pecado não ter conhecimento dela, porque não ter conhecimento dela leva a destruição nessa vida e provavelmente na vindoura.
 

Frase: A Bíblia tem sido a Carta Magna dos pobres e oprimidos. A raça humana não tem condições de passar sem ela. Thomas Huxley.



 
 VEJA TAMBÉM...

- Vencendo as provações da minha vida
- 07 referência da Bíblia e os seus termos teológicos
- As consequências da precipitação






ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.

  


Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok


 
Foto: Google




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo