Aprenda o que Significa - Aleluia, Glória, Hosana, Maranata e Amém!

em 26 outubro 2017

 
 
 
Expressões muito usadas nos cultos a Deus, dizemos sem saber realmente o que significam, dizemos por que aprendemos assim, mas você sabe o que significa Aleluia, Glória, Hosana, Maranata e Amém? No post de hoje vou ensinar a vocês o que quer dizer essas expressões.
 


Desde que me entendo por gente, sempre que eu ia aos cultos com meus pais desde os cinco anos de idade, eu ouço alguém gritando: Aleluiaaaaa, Glórias à  Deeeeeus, Oh Glóriaaaa, Oh Maranataaaa, Amém Senhor, Fala mesmo (risos), é são expressões que as pessoas muita das vezes repetem sem saber realmente o que significa e se cabe ali no contexto do "evento".



Eu já fiquei muito curiosa pra saber o que realmente quer dizer essas palavrinhas, que parecem soar com tanta força e intensidade por parte do adorador, que eu também entrei na onda do "Aleluias e Glórias a Deus", mas depois me veio a questão na cabeça, O que eu estou dizendo? O que significa essas coisas? Então se você também não sabe, vamos descobrir juntos (as) aqui.




Aleluia!


Essa palavra vem do Hebraico, e aparece muito nos livros de Salmos. No Hebraico ela tem a junção ou união de duas palavrinhas: Hallelu - que significa louvem, adorem e Yah - que significa Deus, apontando para seu nome que revelou a Moisés "Eu Sou" (que em hebraico é parecido com Yahweh ou Jeová). Então Aleluia Significa “louvem ao Senhor”.


Aleluia ou Aleluias? A palavra correta é aleluia. Muitas pessoas dizem "aleluias" querendo dizer "muitos louvores a Deus". Mas a palavra aleluias não é muito correta, porque pode significar "louvem aos Deuses", não "louvores a Deus". Mas esse não é um erro grave, Deus entende o que as pessoas querem dizer.
 



Glória!


Dar glória é honrar a Deus. Ele merece toda a glória por causa de quem é e o que fez. Deus nos criou para Sua glória.
Glória é:
 

Esplendor – uma caraterística de uma pessoa ou coisa. Glória é a beleza, a grandeza, o poder. Deus é glorioso, Sua glória não depende de nós.


Fama – deriva do esplendor. A glória de Deus é conhecida em todo o mundo e isso é outra forma de glória.


Honra – algo que damos ao que é glorioso. Ao vermos a glória de Deus, nossa resposta natural deve ser reverência e honra. Quando honramos Deus, damos-Lhe glória.
 



Hosana!


Hosana é uma expressão hebraica que significa “salva-nos!” mas que depois se tornou uma expressão de louvor a Deus. Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo o recebeu com alegria, gritando Hosana.


O Salmo 118 é um salmo de gratidão a Deus por Sua salvação. Os judeus cantavam esse salmos em suas festas religiosas, para lembrar da bondade de Deus. Assim, o significado de hosana mudou de um pedido por salvação para uma expressão de gratidão pela salvação que estava chegando.


Com o tempo, “o que vem em nome do Senhor” passou a ser interpretado como o Messias, o Salvador prometido. Ele seria o agente da salvação do povo de Deus.


O significado de Hosana nas Alturas? 

 
Na entrada triunfal de Jesus, o povo também gritava “hosana nas alturas!” Essa exclamação podia ter vários significados:


1- A salvação vem das alturas (do Céu)
2- Deus vem salvar-nos
3- Glória nas alturas (veja Lucas 19:38)
4- Louvem a Deus nas alturas por Sua salvação


Por causa da forma como foi usada na entrada triunfal, Hosana passou a ser usada como expressão de louvor a Deus entre os cristãos.




Maranata!


Maranata é uma expressão de origem aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, tem um significado semelhante a "vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem".


Etimologicamente, o termo "maranata" surgiu a partir da junção de duas palavras do aramaico: marãn, que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e ethá, que quer dizer algo relativo a "Jesus está aqui". 



Amém!


Amém é uma palavra de confirmação que significa “assim seja”. Sua origem é hebraica. A palavra “amém” aparece várias vezes na Bíblia e é usado muito nas igrejas para expressar concordância com o que está sendo dito.


Bem, agora que já sabemos o que significa, é claro que existem outras expressões além dessas citadas acima, você pode dizer a vontade, exalte a Deus, chame por ele e ele virá ao seu encontro.

 
 
 
 








ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
 

Foto: Google
Fonte: Site Respostas e Significados



 

2 comentários:

  1. QUAL É O NOME DO DEUS DA BÍBLIA?

    ResponderExcluir
  2. Olá, fizemos um post sobre os nomes de Deus há algum tempinho. Clique no link --> http://www.noteualtar.com.br/2016/06/os-nomes-de-deus.html lá tem uma lista dos nomes de Deus, Fique na Paz!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo