Como a Bíblia está organizada?

em 28 outubro 2017



 
Aparentemente, a Bíblia é uma coletânea de escritos longos e breves sem nenhuma organização de um modo aparente, e tendo a sua divisão principal em duas partes: O Antigo Testamento e o Novo Testamento. Hoje vamos ver como a Bíblia está organizada!



O Antigo Testamento contém 39 livros e o Novo Testamento contém 27 livros. O Antigo Testamento ocupa aproximadamente três quartos (3/4) da Bíblia, e o Novo Testamento ocupa aproximadamente um quarto da Bíblia. O Livro dos Salmos fica localizado aproximadamente no meio da Bíblia.
 


#1 - Os dois Testamentos


O Antigo Testamento foi escrito antes da época de Jesus Cristo. O Antigo Testamento foi escrito em sua maior parte em hebraico, o idioma do povo judeu, e continua sendo a Bíblia do povo judeu. Nos primeiros dias da igreja, durante as primeiras décadas depois da morte e ressureição de Jesus, a Bíblia hebraica era a única Bíblia que os cristãos tinham a sua disposição.

 
Após algum tempo, quando o Novo Testamento passou a existir, é que a Bíblia hebraica foi chamada de Antigo Testamento. A palavra "testamento" significa levando-se em consideração esse caso a palavra "aliança" que significa um acordo ou contrato que estabelece um relacionamento formal com obrigações mútuas.


 
A Bíblia hebraica relata a aliança que Deus fez com Abraão, o patriarca do povo judeu. O Novo Testamento relata á nova aliança que Deus fez com todas as pessoas através de Jesus Cristo, ou seja, o Antigo Testamento antevê a vinda de Jesus Cristo, o Messias ou Cristo, que nos salvou dos nossos pecados e estabeleceu o Reino de Deus, através da justiça e da misericórdia. O Novo Testamento conta a história de Jesus Cristo e contém escrito de seus primeiros seguidores.

 


#2 - Três grupos de livros em cada Testamento

 
Cada Testamento se inicia com livros históricos e termina com livros proféticos. O Novo Testamento tem apenas um livro profético que é o livro do Apocalipse. Entre os livros históricos e os livros proféticos estão: Os livros poéticos do Antigo Testamento e as cartas também chamadas de epístolas do Novo Testamento.
 
 


#3 - Os livros do Antigo Testamento


A) Livros Históricos: O Antigo Testamento contém 17 livros históricos, dispostos em ordem cronológica. O povo judeu se refere aos cinco primeiros livros históricos de Torá que e uma palavra hebraica que significa "lei", levando-se em consideração de que esses livros contêm as leis que Deus deu a Moisés.
 


Esses cinco livros também são chamados de Pentateuco que é um nome de origem grega e significa cinco livros. A história abrangida por esses livros pode ser dividida em seis períodos.


 
Os Livros Históricos do Antigo Testamento são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

 

B) Livros Poéticos: Entre os livros históricos e os livros proféticos do Antigo Testamento existem cinco livros poéticos que contêm os mais belos poemas já escritos. Em especial quando o assunto e poema, o livro dos Salmos, expressa todas as formas das emoções dos seres humanos, desde a depressão até a alegria e uma confiança inabalável em Deus. O livro dos Salmos tem sido uma fonte a jorrar consolo e inspiração tanto para os judeus, tanto para os cristãos ao longo dos anos.


 
Os Livros Poéticos do Antigo Testamento são: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares de Salomão.


 
C) Livros Proféticos: O Antigo Testamento contém 17 livros proféticos. Os cinco primeiros desses livros são chamados Profetas maiores, por serem livros mais longos que os outros 12 livros, que são chamados Profetas menores. Lamentações é um livro pequeno que foi incluído entre os Profetas maiores, por ter sido escrito pelo profeta Jeremias, que também escreveu o livro de Jeremias, o segundo livro dos Profetas maiores.


 
Os Livros Proféticos do Antigo Testamento são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.




#4 - Os livros do Novo Testamento
 

A) Livros Históricos: Entre o final do Antigo Testamento e o inicio do Novo Testamento existe um período de aproximadamente quatrocentos anos. Tomamos conhecimento de muitas coisas a respeito desses anos silenciosos lendo outros livros que não fazem parte do Antigo Testamento nem do Novo Testamento.


 
O Novo Testamento contém cinco livros históricos: os quatro evangelhos, que relatam a vida de Jesus Cristo, e o livro de Atos, que relata a história da igreja primitiva, principalmente com ênfase a obra do apóstolo Paulo. Os Livros Históricos do Novo Testamento são: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos.


 
B) Cartas ou Epístolas: O Novo Testamento contém 21 cartas ou epístolas. As treze primeiras foram escritas pelo apóstolo Paulo e estão dispostas por ordem de tamanho, desde a mais longa, por exemplo, a carta aos Romanos, até a mais curta a carta de Filemom. As outras cartas ou epístolas foram escritas pelo apóstolo João que escreveu três, Pedro escreveu duas e Tiago e Judas uma cada, não é possível saber com certeza que escreveu a carta de Hebreus já que o seu autor não se identifica. Todas as cartas foram escritas nas primeiras décadas da igreja.


 
As Cartas do Novo Testamento são: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas.

 

C) O livro profético do Novo Testamento: O Novo Testamento apenas um livro profético: O nome desse livro chama-se Apocalipse que é a tradução do idioma português da palavra grega apokalupsis que significa desvendar ou revelação. O livro do Apocalipse é uma revelação de Jesus Cristo para o apostolo João sobre os fatos dos últimos tempos.



Já aprendemos muita coisa aqui sobre a Bíblia. Você pode saber mais sobre outras postagens que fizemos sobre A Bíblia, e aprender um pouco mais sobre esse livro fantástico. Embora seja o livro mais vendido do mundo, também faz dela o menos lido e conhecido de uma forma técnica e científica.



Frase:  William Herschel. Todas às descobertas humanas parecem ter sido feitas com o propósito único de confirmar, cada vez mais fortemente, as verdades contidas nas Sagradas Escrituras.


 
 
VEJA TAMBÉM...
 
- Aprenda o que Significa - Aleluia, Glória, Hosana, Maranata e Amém!l
- 12 Razões porque Jesus morreu na cruz por você
- #5 Passos para dominar o Ego e deixar de ser Egocêntrico
- Frequentar uma igreja é uma atitude de adoração?
- #10 Conselhos de Paulo para os Cristãos
- O que é a Bíblia?
 
 




ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 


Foto: Pixabay
Fonte: Manual Bíblico de Halley Editora Vida.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo