Obediência Parte 1 - Como podemos obedecer a Deus!

em 18 outubro 2018




Hoje vamos aprender algo muito importante para nossas vidas - obediência a Deus. Muitos cristãos pensam que obedecer a Deus é:
 
  • Estar na igreja em todos os cultos possíveis
  • Participar do máximo de eventos da igreja como: Congressos, retiros, círculos de oração, culto de jovens e de crianças, etc.
  • Dar dízimos e ofertas mais do que os outros.
  • Estar sempre agradando o Pastor e bajulando os líderes.
  • Ser aquele que dá glória e aleluias mais alto que os outros.
  • Orar muito alto praticamente gritando.
  • Jejuar até desmaiar
  • Usar roupas que parecem túnicas e por em diante.
  •  

Mas não. Por incrível que pareça essas coisas não passam de rituais vazios que já entrou no automático na vida da pessoa. Você pode sim dar dízimo, ofertar, ajudar o Pastor, glorificar, jejuar, estar em todos os cultos, mas não como alguém que deseja ser favorito de Deus ou para ser mais santo que o outro. Essas práticas devem ser por amor, devoção e obediência a Deus.


 
A Bíblia que é a Palavra de Deus nos dá outro respaldo sobre a obediência, e é o que vamos aprender em três partes deste tema OBEDIENCIA.
 

 
O que é Obediência?

 
Obediência é a ação de quem obedece de quem é dócil e submisso. Uma pessoa que segue e cumpre ou cedem às vontades ou ordens de alguém.


 
A obediência é considerada um ato de conformidade perante ordens recebidas. Uma pessoa obediente é submisso perante o outro que é dominante (ou líder).


 
A obediência pode vir através do medo, admiração, receio das possíveis consequências se houver desobediência. (Fonte: Site Significados)
 

 
O que é Obediência a Deus?


Obediência a Deus significa total submissão à vontade Dele e a Sua Palavra que é a Bíblia. Seus ensinamentos e mandamentos são regras de uma vida saudável nesta terra.
 


Quem vive em obediência a Deus vive conforme Deus quer e ganha o direito de morar com Ele eternamente na Glória. A seguir vamos aprender como aplicar essa obediência em nossas vidas e no dia a dia.
 

 
Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre. Deuteronômio 5.29
 
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1.22
 
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5.3
 



1 - Aprenda a ouvir

 
Isso mesmo, antes de tudo, temos que ouvir a voz de Deus, pois Ele fala conosco de diversas maneiras e precisamos estar atentos a Sua voz. Leia 1 Samuel 3.



2 - Como ouvir a voz de Deus?


Deus fala conosco de todos os modos. Ele fala com cada um conforme Ele quer. Deus pode falar conosco através dos sonhos, usando alguém, no louvor, na leitura da Bíblia, na mensagem do pregador, e etc. Muitas vezes Deus está falando com você, e você está disperso, o famoso viajando na maionese. Quando estamos dispostos e atentos a ouvir a sua voz, logo estamos dispostos a obedecer, pois para obedecer a Deus é necessário ter fé nele e confiar.

 
 
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Romanos 10.17
 

 
3 - Crie o hábito de ler a Bíblia todos os dias

 
A Bíblia é uma biblioteca de 66 livros que conta a história do Povo de Deus e como foi criado o mundo e de como tudo isso um dia vai acabar. Ler a Bíblia todos os dias pode ser um desafio para os jovens, mas não desanime. Faça um plano de leitura, leia pelo menos um capitulo por dia, faça esse compromisso entre você e Deus. (Em breve estaremos disponibilizando um plano de leitura Bíblica anual para você baixar de graça).
 

 
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido". Josué 1.8.
 
 


4 - Você passa a ter muitos benefícios com a leitura da Bíblia

 
A Bíblia é um livro tão fantástico que ao ler sempre, você verá mudanças no seu interior. Com a leitura da Bíblia você: Conhece mais a Deus, seus feitos, seu poder, experimenta transformação interior, seus planos, seu mandamento, sua grandeza, aprende a obedecer e ser mais humilde, e a amar o seu semelhante.
 

 
"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". Salmos 1.2.

 
 
5 - Crie o hábito de falar com Deus todos os dias

 
Falar com Deus não é apenas dobrar os joelhos e orar uma oração decorada e robótica. É conversar com Ele também quando você estiver trabalhando, estudando, relaxando, ouvindo música ou apenas curtindo o silencio no seu sofá. É vê-lo além de seu Deus, mas um amigo que você pode contar com ele sempre que precisar. Desabar, chorar, compartilhar seus medos, planos, sonhos. Jesus definiu um lugar bem interessante para que nós possamos ter esses momentos com Deus. A oração nos aproxima de Deus e nos torna íntimos dele.
 


 
"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente". Mateus 6.6
 
 

6 - Tenha o seu coração aberto para a vontade de Deus


Como filhos de Deus devemos ser obedientes ao nosso Pai Celestial e entender a sua vontade, ouvindo a sua voz quando Ele fala conosco. É importante sempre em nossas orações pedir a Ele um coração perfeito para com Ele, um coração disposto a obedecer e cumprir toda a vontade dele. Se você mantiver um coração aberto para obedecer, Deus te orienta te capacita e te fortalece para cumprir a sua vontade com perfeição.
 
 

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti". 2 Crônicas 16.9
 
"E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia". Atos 16.14
 
"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento". Provérbios 3.5
 
 



 
7 - Anule a sua própria vontade


Quem deseja obedecer a Deus precisa se anular e entender que a vontade de Deus é mais importante que as suas, e que os planos dele são maiores e melhor que o seu.
 

 
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". Mateus 7.21
 
"Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração". Salmos 40.8
 
"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana". Salmos 143.10
 
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Romanos 12.2
 
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação"; 1 Tessalonicenses 4.3



 
8 - Abandone os hábitos e os costumes do mundo

 
Entende de uma vez por todas que nada que é do mundo é de Deus. Um servo obediente busca agradar a Deus até mesmo nas coisas simples do dia a dia. Ele se torna seletivo na hora do lazer, de cuidar da aparência, das amizades, o que ouve, vê, e foge da imoralidade da carne. A sua vida é santa diante de Deus.
 
 
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação"; 1 Tessalonicenses 4.3
 
"Abstende-vos de toda a aparência do mal". 1 Tessalonicenses 5.22
 
"Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes". 1 João 2.7
 
"Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo". 1 Coríntios 6.18
 
 


9 - Seja dependente de Deus
 
 
Ser dependentes de Deus nos faz enxergar o quão frágil e vulnerável nós somos. Nossa dependência a Deus nos torna pessoas obediente a sua vontade, pois ele cuida de nós como filhos e Ele sendo nosso Pai. Ele supre as nossas necessidades humanas, nos protege do mal e faz tudo pelo nosso bem. Quanto mais você depende de Deus, mais você necessita dele e em obedece-lo fazendo o que lhe agrada.
 
 
"Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" Salmos 42.1-2
 
"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus". Filipenses 4.19
 
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus". Filipenses 4.6-7
 
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". 1 Pedro 5.7



 
10 - Tenha um relacionamento com Deus

 
Um relacionamento é uma construção de intimidade, parceria, amor e cumplicidade. É querer o bem do outro sem esperar nada em troca, é baseada na confiança e na fidelidade. Tem crente que batem no peito cheio de orgulho pelos seus 30 anos que aceitou Jesus, mas nunca na vida leu a Bíblia toda na vida, não ora, não jejua. Um verdadeiro cristão busca ter um relacionamento com Deus diariamente, obedecendo a sua Palavra e buscando conhecer o Deus que serve através das Escrituras.
 
 

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações". Tiago 4.8
 
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça".  1 João 1.9

"O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei.  A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta". Salmos 63.1-8

 
 


11 - Obedeça por amor


Jamais obedeça a Deus ou faça algo que Ele deseja por obrigação, por medo de castigo ou de ir para o inferno. Deus é Soberano e sonda os nossos corações. A obediência quando ela é voluntária e por amor a Palavra de Deus e por amor ao próprio Deus, tudo é melhor, mais prazeroso e mais leve, não é um fardo pesado, porque você obedece com entendimento de que as leis e os mandamentos de Deus foram feitos para protegê-lo do pecado e você venha ter comunhão plena com Ele e saúde física, material, mental, emocional e espiritual.
 


"Se me amais, guardai os meus mandamentos". João 14.15
 
"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados". 1 João 5.3
 
"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" Lucas 6.46
 
"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens". Atos 5.29
 


 
12 - Tenha fé
  

Não tem como obedecer aos mandamentos de Deus sem fé. Fé é acreditar naquilo que não se pode ver ou tocar. É obedecer a sua vontade e o que Ele ordenar para você fazer mesmo que pareça difícil, você deve fazer e crer que Deus já providenciou tudo para você e que nada irá faltar não importa onde você estiver.
 

 
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Hebreus 11.1
 
"Porque andamos por fé, e não por vista". 2 Coríntios 5.7
 
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hebreus 11.6
 
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Romanos 10.17
 
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". Gálatas 2.20
 


 
Conclusão

 
Hoje aprendemos sobre como obedecer a Deus e fazer a sua vontade nesta primeira parte. Acrescentaremos para você mais dez tópicos como complemento desta aula.
 

  • Aprenda a ouvir a palavra de Deus e a sua voz, estando atendo as suas orientações sem distrações.
  • Crie o hábito de ler a Bíblia todos os dias, pois este hábito te possibilitará conhecer mais e mais a Deus, seus planos e seus mandamentos.
  • Crie o hábito de falar com Deus todos os dias através da oração, pois ela nos aproxima de Deus e nos torna mais intimo dele.
  • Tenha o seu coração aberto para a vontade de Deus e a Sua Palavra. Um coração aberto para obedecer por amor com coração perfeito e voluntário.
  • Anule a sua própria vontade para estar disposto por inteiro em obediência a Deus e a Sua Palavra. A sua vontade e os seus sonhos pessoais não importa mais, pois a vontade de Deus é melhor e mais importante na sua vida.
  • Abandone os hábitos e costumes do mundo. Não tem como agradar a Deus e o mundo ao mesmo tempo, você precisa escolher um lado. Obedecer é centrar suas forças e interesses naquilo que Deus quer de você. O mundo não tem nada de bom para te oferecer.
  • Seja dependente de Deus, pois a dependência gera obediência a Deus.
  • Tenha um relacionamento sincero com Deus. Somente um relacionamento sincero com Deus podemos conhecê-lo de verdade e saber o que Ele deseja para nós. Ore, jejue, leia a Bíblia e passe tempo em adoração com Ele. Deseje ser seu amigo. 
  • Obedeça por amor, procure fazer o que Deus quer com amor e dedicação voluntária e nunca por obrigação ou por medo.
  • Tenha fé em Deus crendo que Ele supre as suas necessidades e te protege de todo mal.
  • Não se sinta desencorajado em obedecer achando que é mais difícil. Saiba que as consequências de um servo desobediente são muito ruins. Na próxima aula aprenderemos mais sobre a obediência.
  •  
 



ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

 
  




ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




  
Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
 


Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: ACF - Almeida Corrigida Fiel





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo