A Beleza da Santidade de Deus nos Dez Mandamentos!

em 10 julho 2018

 



Lendo a Bíblia pela segunda vez pela graça do nosso Senhor Jesus, chegando no livro de Êxodo mais especificamente nos Dez Mandamentos eu parei para ler detalhadamente e meditar em cada ordem de Deus escrita ali e vi algo que eu não tinha percebido antes - A Beleza da Santidade de Deus e é sobre isso que vou escrever.


Embora estejamos vivendo numa era moderna, onde já se passaram mais de 2.000 anos desde que Deus deu esses mandamentos escritos pelo dedo dele próprio e entregue às mãos de Moisés para que o povo seguisse, Deus continua o mesmo desde a criação do mundo e permanecerá para sempre, isso é um fato incontestável e o ser humano pode querer argumentar coisas do tipo: Isso é arcaico. 



Os tempos mudaram. Essas leis serviram apenas para aquela época e para aquele povo. Ah! Estamos em pleno século 21, as leis são outras, ou até mesmo a mais clássica - Deus quer que eu O ame acima de todas as coisas e o meu próximo e pronto.



As pessoas acham que amar a Deus acima de todas as coisas é estar na casa de Deus todos os dias e dar esmolas aos mais pobres, se enganam porque amar a Deus sobre todas as coisas envolver muito mais que isso, mas isso é assunto para um outro post, certo? O que eu quero enfatizar aqui é o cuidado de Deus para com o ser humano e onde está essa Beleza de Santidade em casa mandamento.


 
Cada tópico aqui apresentado logo abaixo não é uma defesa de doutrina de qualquer placa de igreja, mas da palavra de Deus, um alerta a você cristão de não negligenciar e nem desprezar as leis de Deus, que foram elaboradas por Deus para o seu próprio bem e por amor a você leitor (a). Nosso primeiro tópico é:




1 - Não terás outros deuses diante de mim


Este primeiro mandamento se encontra em Êxodo 20.3; Deus ordena que o povo não adquira pra si deuses falsos, porque Ele é o Único Deus Verdadeiro que o ser humano deve adorar. O ser humano naturalmente tem a necessidade de adorar "algo" ou "alguém", porém a adoração deve ser apenas a Deus. Deus não gosta de colocamos qualquer outra coisa acima de Dele.
 


A Beleza da Santidade de Deus aqui está exatamente nisso, Deus é o Único, Ele é Zeloso. O ser humano só pode ser santo se tiver em sua vida o Único Deus Verdadeiro e abandonar a idolatria.


1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20.1-3



2 - Não farás para ti imagem de escultura [...]



Este segundo mandamento se encontra em Êxodo 20.4; aqui Deus ordena que não façam para si imagens esculpidas em pedra, barro, madeira, enfim toda obra de artista para se curvar diante dela, e proíbe qualquer coisa esculpida semelhante a qualquer uma de suas criaturas, seja no mar, na terra ou no céu.


 
Aqui também aplica a adoração aos seres humanos, objetos, bens materiais e qualquer coisa que o homem venha adorar que não seja a Deus, até mesmo você criar uma imagem de um "deus" em sua mente na intenção de que está adorando ao Deus Verdadeiro é pecado e é idolatria. Deus é Espírito, ninguém jamais viu a face de Deus, então não podemos inventar um deus em nossa mente, achar que Deus é um homem já de idade com cabelos branco e zangado.



A Beleza da Santidade de Deus aqui está em seu zelo com seu nome e com o seu povo. Deus é Santo e odeia a idolatria, somente a Ele devemos adora-lo e prestar culto.


4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20.4-6



3 - Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão [...]
 

Neste terceiro mandamento, vemos Deus proibindo as pessoas de falarem o nome dele em vão, mas o que isso quer dizer? Sabe aquele costume horroroso que temos (eu pelo estou me esforçando o máximo para deixar isso), onde as pessoas dizem: - Oh! Meu Deus ou Pelo amor de Deus gente! Quando algo de espantoso acontece ou para fazer um apelo por algo? É exatamente isso, mas é claro que tem muitas outras expressões usadas para falar o nome de Deus em vão, estas que eu citei são as mais usadas.



O nome de Deus é Santo. Um nome tem muita importância para as pessoas e para Deus não é diferente. Falar o nome dele por qualquer motivo e sem necessidade é desrespeito e falta de temor à Ele. Substitua essas expressões por outras, vigie na hora de falar e não peque neste mandamento aqui, pois a Beleza da Santidade de Deus está no Zelo e no Amor que Ele tem com seu Santo Nome. Não vulgarize e nem banalize o Nome Santo de Deus isso é pecado.


Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19.12


Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.  Êxodo 20.7



4 - Lembra-te do dia de sábado para o santificar [...] 


Tem-se uma coisa que eu ouço muito e leio muito nos blogs pela internet é que o sábado foi abolido por Jesus. Antes de eu terminar de ler a Bíblia toda pela primeira vez, eu acreditava nessas afirmações que os crentes estavam dizendo, mas depois que eu terminei a leitura de toda a Bíblia eu vi que estudiosos da Palavra de Deus estavam implantando essa mentira no coração das pessoas através dos livros, blogs e redes sociais. Este assunto sobre o sábado eu não vou me aprofundar aqui, porque esse post ficaria extenso demais, isso é assunto para outro post.


 
Mas o que eu vi na Bíblia é que Jesus afirma que não veio abolir, mas cumprir a lei, ou seja, ele guardava o sábado, mas não como os fariseus interpretava essa lei, Jesus trabalha no sábado sim, mas era um trabalho na obra de Deus e não um trabalho secular para ganhar dinheiro para seu sustento. Era um trabalho onde Jesus ajudava as pessoas e ensinava a Palavra de Deus nas ruas e nas sinagogas.


 
Naquele tempo os judeus e os gentios não se misturavam então os judeus frequentava o templo no sábado e os gentios no primeiro dia da semana que seria nosso domingo hoje. Jesus ressuscitou no terceiro dia, que seria o domingo; nisso os gentios aderiu este dia como um dia de adoração a Deus, mas o fato é que ninguém guarda o sábado e nem o domingo.


 
No novo testamento não temos a palavra "sábado" citado, mas tem dois versículos que Jesus inclui o sábado nele e parece que ninguém percebeu isso. Veja abaixo:


17 Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
19 Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5.17-19


E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10.27



Quando Jesus diz que ele não veio revogar ou abolir a lei, mas cumpri-la, automaticamente essas palavras afirma que Jesus guardava o sábado, neste dia ele fazia a obra do Pai e descansava das obras humanas, não porque Ele era judeu, mas porque a lei de Deus ordena que este dia seja um dia especial para adoração e descanso.

 


Outro versículo de Lucas 10.27 quando Jesus diz que amemos a Deus de todo o nosso coração, Ele resume os quatros primeiros mandamentos em um só, pois quem ama a Deus guarda os seus mandamentos, não tem outros deuses, não adora e nem faz imagens para si, não fala o nome dele em vão e separa um dia da semana pra adorar a Deus e se santificar (é só o que Deus está pedindo). Amar nosso próximo como a nós mesmos resume os últimos cinco mandamentos que vamos ver mais a frente.



 
A beleza da Santidade de Deus aqui está na atitude de Deus em querer separar o seu povo dos ímpios e dar-lhes descanso do trabalho árduo da semana, para que possam renovar suas forças físicas e espirituais diante dele em um dia especial para adoração, devoção e comunhão com os irmãos, demonstrando dependência dele crendo que mesmo descansando Deus provê alimento, vestes, contas pagas e proteção.




27 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
28 Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. Marcos 2.27-28


Eu não digo isso porque congrego numa igreja que guarda o sábado meus queridos leitores, mas porque está na Palavra e não podemos mudar isso, pois nem Jesus pode mudar a não ser apenas cumprir a lei de Deus.
 


 
Se um dia eu me desligar do Ministério que frequento e for para outra que não guarda o sábado eu continuarei me esforçando em guardar e não tem Pastor e nem Teólogo ou algum estudioso da lei que me faça deixar de me santificar neste dia, sou gentia sim, moro no Brasil um País laico onde a doutrina e a crença católica predomina, mas isso não me impede de fazer o que está escrito nos mandamentos de Deus pelo próprio dedo dele.
 


 
Mas eu não condeno e nem julgo quem não guarda esse dia, pois cada um age conforme aquilo que crê não é mesmo? Só saberemos quem tomou a atitude correta no dia do juízo final.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.  Êxodo 20.8-11




5 - Honra teu pai e a tua mãe [...]


O mundo está cheio de filhos rebeldes e sem temor de Deus no coração, eles tratam os pais com desrespeito e com maus tratos. Os pais são bênção na vida dos filhos. São eles que se desdobram para cuidar de dos filhos desde o ventre. Trabalham, educam, perdem noites de sono, horas sem alimento para que o filho esteja bem e cuidado. Honrar os pais é uma forma de gratidão por tudo o que eles fazem por seus filhos.



 
Mesmo quem tem pais que os abandonaram ou abusaram de seus filhos, os filhos devem buscar coragem em Deus para trata-los com respeito, por mais que um pai ou uma mãe estejam errados ou sendo duros demais com eles na disciplina, os filhos devem buscar o socorro de Deus e ajuda a alguém, pois a mesma Bíblia que manda os filhos respeitar os pais ela também ordena que os pais sejam pacientes e não provoque seus filhos para que eles não pequem contra Deus.



 
A beleza da Santidade de Deus aqui é a valorização que Ele dá às pessoas que estão numa posição de responsabilidade sobre outro ser humano e a sua formação psicológica, social, educacional e espiritual. Deus gosta de respeitamos hierarquias. Nossos pais estão acima de nós e Deus de todos.



E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6.4


Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. colossenses 3.21


Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. colossenses 3.20



Quando um pai ou uma mãe provoca seu filho à ira ele (a) está pecando, pois devem se lembrar que os filhos tem sentimentos, vontades e sonhos próprios. Deus não se agrada de pais provocadores e nem de filhos desobedientes.



Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20.12


Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas [...] 1 Timóteo 1.9


Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. Levítico 20.9


Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Provérbios 6.20




6 - Não matarás.


Este mandamento não se refere apenas em conservar a vida humana e que apenas Deus tem o poder e o direito de dar e de tirar vida, mas também sobre o poder da língua que pode matar alguém por dentro. Temos que aprender a respeitar a vida do próximo, mesmo que você sinta vontade de vingança e acha que o outro merece morrer, saiba que muitos também pensam assim de você. Você deve respeitar a soberania de Deus sobre a vida e a morte.


 
A beleza da Santidade de Deus aqui é a sua intolerância com o desrespeito ao que se refere à vida alheia. Deus odeia quem tenta se colocar em seu lugar e julgar quem deve morrer ou viver. Deus é Santo e Soberano, somente Ele pode dar e tirar vidas. Se tiver algo contra seu irmão busque a justiça divina, perdoe e não se vingue.



Não matarás. Êxodo 20.13
 
Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado. Êxodo 21:12
 
Se alguém ferir uma pessoa a ponto de matá-la, terá que ser executado. Levítico 24:17
 

 

7 - Não adulterarás.


O casamento é algo sagrado e deve ser levado a sério. Deus criou o casamento e a partir daí surgiu à família. Aqui Deus proíbe qualquer envolvimento afetuoso e sexual com o sexo oposto e isso inclui o mesmo sexo (homossexualidade). O leito de um casal deve ser puro e sem manchas. Deus proíbe as pessoas de terem amantes e constituir casamentos polígamos. Deus fez Adão e Eva somente, pois o casamento criado por Deus é monogâmico.



 
Se alguém se encontra numa situação de adultério, largue o pecado, peça perdão a Deus e ao seu cônjuge, se reconcilie com ambos e recomece sua vida, zele pelo seu casamento. Honre o seu voto de fidelidade com Deus e com seu parceiro (a). A beleza da Santidade de Deus aqui é o amor e o valor que Ele dá e tem pela família, família é a base de uma sociedade saudável e bem sucedida.



Não adulterarás. Êxodo 20.14
 
Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar. Provérbios 6.29
 
Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel. Deuteronômio 22.22
 
Eu, porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração adulterou com ela. Mateus 5.28





8 - Não furtarás.


Aqui neste oitavo mandamento Deus alerta para ter cuidado e não cair na tentação de se apropriar daquilo que não é seu. Se tomar emprestado, devolva. Se achar e sabe quem é o dono, devolva. Se vir algo e seus olhos cobiçaram, não pegue para si se o dono não o deu. Tudo o que pertence ao outro pertence a ele e não a você. Contenha-se com aquilo que Deus permitiu você ter.
 


A beleza da Santidade de Deus aqui é o seu zelo e o seu cuidado com o seu povo e até mesmo os pertences pessoais e materiais das pessoas. Deus quer que você se fique contente com o que Ele te deu e dependa dele para ser próspero nesta vida e confie nele. Deus é Santo e não tolera roubos.


11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; 13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã. Levítico 19.11 e 13


Não furtarás. Êxodo 20.15



9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.


Aqui neste nono mandamento, Deus deixa bem claro o ódio dele pela fofoca, pessoas que usam sua saliva, língua, energias e tempo falando mal da vida dos outros e inventando coisas a respeito do outro a fim de acabar com a reputação e a moral do outro. Infelizmente este é o mandamento que mais pisam e cometem dentro das igrejas.
 


Se você viu algo ou um comportamento desonroso em alguém, se você não pode ajudar, não espalhe por aí mentiras. A fofoca nos leva a tentação de falar mais que devíamos e acrescentar coisas que não aconteceu. A beleza da Santidade de Deus aqui é demonstrada no seu repúdio aos mexericos e no respeito e na valorização da reputação do ser humano.



Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20.16

Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Levítico 19.16

A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6.19




10 - Não cobiçarás a mulher do teu próximo [...]


Neste décimo e último mandamento Deus não está apenas alertando aos homens que cobiça a esposa alheia achando que o jardim do teu próximo é mais verde e mais bonito que o dele, mas às mulheres também. Creio eu que a ênfase na palavra "mulher", deve-se ao fato dos homens naquela época contraia muitos casamentos, e as nações vizinhas tinham essa prática de matar o marido e ficar com a esposa dele (preciso pesquisar sobre isso), e as mulheres nunca tinham vários maridos, mas os homens sim tinham várias esposas. As mulheres naquela época para ter muitos homens geralmente eram prostitutas. Não somente cobiçar as mulheres de seu próximo, mas tudo o que pertence ao outro, o que nos lembra que todo pecado começa pela cobiça no coração.




A beleza da Santidade de Deus aqui é enfatizada pelo zelo com o ser humano e seu povo em particular, de não se contaminar copiando práticas abomináveis de nações vizinhas se mantendo santos diante dele, sendo maridos de uma esposa só e de se casar apenas com mulheres solteiras que nunca tinham se casado antes. Cobiçar a mulher alheia e se "apropriar" dela com um casamento traz maldição para si mesmo. Lembramos da história de Davi que cobiçou em seu coração a esposa de Urias, se deitou com ela e matou Urias para ficar com ela. Adultério e Cobiça trouxeram muitos problemas para Davi.



Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êxodo 20.17


E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Lucas 12.15


Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13.5



Os Dez Mandamentos é muito mais que uma simples lista de regras a ser seguido a risca custe o que custar, não! É um estilo de vida espiritual e material para o ser humano, pois Deus é Santo e deseja que seus servos, seu povo seja santo como Ele é. Quem ama a Deus de todo o coração guarda seus mandamentos com amor e com voluntariedade.


E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica. Levítico 20.8





ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- 13 coisas que as igrejas proíbem e Deus não!
- É pecado consumir bebida alcoólica?
- Self na igreja pode?
- A Bíblia é a Palavra de Deus?
- 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus
- 06 Maneiras de saber que estou no caminho certo
- Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
- Comércio nas igrejas pode? O que a Bíblia diz sobre isso?
- 6 coisas que aborrece muito a Deus, mas a sétima ele Abomina
- 10 conselhos de Paulo para os cristãos








ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  
 
Foto: Pixabay
Tradução: Almeida Corrigida Fiel



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo