Quem poderá subir no monte do Senhor?

em 23 dezembro 2017




Lendo a Bíblia esses dias em busca de conteúdo para nossa TAG Louvor & Adoração, encontrei em Salmos 24:3-6 algo que me chamou atenção: Quem poderá subir no monte do Senhor? Será que eu e você estamos preparados para isso? Será que somos dignos de subir ao monte do Senhor hoje ou algum dia? É disso que iremos falar hoje e entender mais sobre que monte é esse que o Salmista Davi se refere. Vamos ler o que diz o Salmos 24 do verso 3 ao 6?


Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.

 
¹Esse texto nos dá o que talvez seja a mais fascinante descrição do Antigo Testamento a respeito de um adorador aceitável. Quem tem o direito de entrar na presença de Deus? Quem tem o direito de se aproximar? Os que buscam mãos limpas e coração puro; isto é, os que adoram a Deus de forma aceitável. Leia 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus.


 
²E quem são esses que adoram a Deus de forma aceitável? São os que recebem justiça de Deus. Isso se refere a crentes que receberam a justiça por atribuição, pessoas que foram justificadas pela fé. Vejamos em Romanos 4:3-8.


Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.


 
³Ninguém se torna um verdadeiro adorador sem primeiro ser justificado. Jesus disse: Aquele a quem se perdoa pouco, este ama pouco (Lucas 7:47). O inverso é igualmente verdadeiro: quando um pecador compreende e crê que Deus perdoou-lhe a culpa por todo pecado, essa pessoa responderá com o mais sincero louvor e gratidão. Com isso verdadeiramente tendo crido, terminamos com o pecado desenfreado, com a religião superficial e com os falsos deuses, e passamos a adorar o Deus vivo e verdadeiro.



O que é ter mãos limpas e coração puro?

  
É aqueles que foram lavados e justificados, limpos da culpa e cobertos com a veste pura da justiça de Cristo. Aqueles que se achega a Deus sem mentiras, mas em verdade e com honestidade, que se arrependeu de seus pecados, confessou e deixou de praticá-los. Eles tem um novo coração, e suas afeições se inclinam para o que é puro e virtuoso. Essa pessoas são abençoadas porque fazem parte da geração que busca verdadeiramente a Deus (Salmos 24:6).



Por causa da nossa natureza pecaminosa, é uma luta diária que enfrentamos contra a nossa própria carne em adorar a Deus como devemos. Nossa adoração infelizmente nunca será como deveria ser, nossos motivos são misturados; nossa carne é fraca e tende a ceder sempre para o pecado. Mas quem nasceu de novo espiritualmente, busca mais forças em Deus quando se vê em tentação. Veja Filipenses 3:12 e 14.

 

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus
 
 
Mesmo diante da nossa natureza pecaminosa não podemos se entregar a ela, devemos buscar a Deus constantemente, vigiando e nos humilhando para que possamos prosseguir, avançar mesmo que tropeçando em busca da perfeita adoração a Deus como ele merece.
 

 
*Lembre-se,  Deus estima de nós a honestidade. A comunicação desonesta dificulta relacionamentos. Sem honestidade, é impossível ter um relacionamento com Deus. Se mentirmos, enganaremos a nós mesmos. Deus não pode ouvir-nos ou falar conosco se tivermos construindo uma parede de engano. **Saiba que a adoração ao Senhor é um grande privilégio para a humanidade. Aquele que deseja adorar a Deus deve demonstrar sinceridade, íntegro com Deus em seu relacionamento com ele.

 
O que é integridade?


***Integridade é um atributo do caráter imaculado que se dedica a um código moral exemplar. Veja exemplos:
 
 
1 - Tem atos inocentes (Gênesis 20:5);
2 -  Consciência limpa (Atos 24:16 e Hebreus 13:18);
3 -  Tem Temor a Deus, autenticidade e oposição à cobiça (Êxodo 18:21);
4 -  Tem Conduta inatacável e retidão (Jó 2:3 e Salmos 25:21);
5 -  Age com Honradez (Salmos 7:8);
6 -  Se recusa a servir ídolos (Salmos 24:3-5);
7 -  Se Distancia do que é vergonhoso, enganoso ou astucioso (2 Coríntios 4:2);
8 -  Se Desassocia/afasta dos malfeitores (Salmos 26:4);
9 - Tem comportamento honrado (2 Coríntios 8:21 e 1 Pedro 2:12);
 
 

Saiba que a integridade é mais aceitável ao Senhor do que sacrifícios (Provérbios 21:3), e a pessoa íntegra silencia as críticas (1 Pedro 2:13-17). A integridade direciona a mente para a justiça e para o propósito contínuo de fazer a vontade de Deus e andar em seus caminhos. Tem um coração puro e mãos limpas de todo pecado e culpa, porque procura ser reto e justo, e tem seus pecados perdoados e pode subir ao monte do Senhor [se aproximar dele] e adora-lo na Beleza da Tua Santidade.

 
 
 
VEJA TAMBÉM...
 
- A adoração continuará pela eternidade?







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: 
Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



 
Fotos: Pixabay
Fonte: Trechos numerados com (1, 2 e 3) retirados integralmente do livro Adoração a prioridade suprema de John McArthur,  páginas 61, 62 e 63 - resumidamente. Editora Hagnos. Trechos marcados com (*) retirados do rodapé de explicação da Bíblia de estudo aplicação pessoal, página 754 - Editora CPAD e Trechos marcados com (**) e (***) foram retirados da Bíblia de estudo da Mulher, página 696 - Editora Mundo Cristão. Trechos sem marcação autoria de Regiane Marques
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo