Introdução ao Antigo Testamento

em 18 janeiro 2018




A Bíblia é um livro composto de livros. A Bíblia possui 66 livros divididos em dois testamentos, também conhecidos como aliança. Os nomes Antigo Testamento e Novo Testamento, embora não fossem usados com frequência até o fim do segundo século, enfatizam duas grandes alianças feitas por Deus com seu povo: a Aliança Mosaica e a Nova Aliança. Vamos ler sobre a Aliança Mosaica em Êxodo 24.8



Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras.
 
 
Vamos ler também 2 Reis 23.2


O rei subiu á Casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu diante deles todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do Senhor.
 
 
Vamos ler sobre a Nova Aliança em Mateus 26.28

Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.


 
O Antigo Testamento relata principalmente o envolvimento de Deus com a nação de Israel tendo como base a aliança que Deus fez com os israelitas através de Moisés no monte Sinai. As partes anteriores do Antigo Testamento relatam a criação do homem, da mulher, o dilúvio, o chamado de Abraão e a formação de Israel como nação através da descendência de Isaque e Jacó.

 

Depois do relato da instituição da Aliança Mosaica, o Antigo Testamento relata a história da relação entre Deus e Israel, a peregrinação no deserto; a conquista parcial da terra de Canaã; a vida do povo sob a autoridade de juízes e reis, incluindo a divisão das tribos entre os reinos do Norte representado por Israel e reino do Sul representado por Judá, as muitas advertências proféticas do cativeiro iminente, os cativeiros e o retorno de Judá á Palestina.
 

 
O Antigo Testamento relata também profecias a respeito de um Salvador e Libertador que haveria de vir, que se refere ao Messias, e á instituição de uma nova aliança. O cumprimento dessas profecias é a história do Novo Testamento.


 
A Divisão dos livros do Antigo Testamento
  

Provavelmente o Antigo Testamento tenha sido dividido em duas partes. Vamos ler Mateus 5.17
 

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim revogar, vim para cumprir. O termo a Lei se refere de Genesis a Deuteronômio e o termo os Profetas se refere de Josué a Malaquias.
 
 
Uma divisão tríplice também foi desenvolvida para o Antigo Testamento. Vamos ler Lucas 24.44
 
 
A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei estando convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
 
 
O termo a Lei se refere de Genesis a Deuteronômio o termo os Profetas se refere a Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaias, Jeremias, Ezequiel, e os doze profetas menores Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias e os Escritos que se refere aos livros restantes.
 

 
Em nossa Bíblia para o Idioma Português, o Antigo Testamento é dividido em quatro partes:
 

1 - A Lei que se refere de Gênesis a Deuteronômio.

2 - Os Livros Históricos que se refere de Josué a Ester.

3 - Os Livros Poéticos que se refere de Jó a Cantares.

4 - Os Profetas que se refere de Isaias a Malaquias.
 

 
Embora a maneira de dividir os livros seja diferente, o Antigo Testamento no Idioma Português tem o mesmo conteúdo do Antigo Testamento Hebraico.

 


A ordem dos acontecimentos nos livros do Antigo Testamento
 

A disposição dos livros do Antigo Testamento não segue a ordem cronológica em que os acontecimentos registrados nos Livros ocorreram. Esta lista mostra quais livros abrangem os mesmos períodos de uma maneira aproximada.
 
 
  • Gênesis e Jó.
  • Êxodo e Levítico.
  • Números e Deuteronômio.
  • Josué.
  • Juízes e Rute.
  • 1 Samuel.
  • 2 Samuel e Salmos.
  • 1 Reis e 1 Crônicas, Cantares, Provérbios, Eclesiastes.
  • 2 Reis e 1 Crônicas, Obadias, Joel, Jonas, Amós, Oséias, Miquéias, Isaias, Naum, Sofonias, Habacuque, Jeremias, Lamentações.
  • Daniel e Ezequiel.
  • Esdras e Ester, Ageu, Zacarias.
  • Neemias e Malaquias.
 

 
A compilação dos livros do Antigo Testamento
  

A compilação dos livros do Antigo Testamento levou um tempo considerável. Alguns teólogos e estudiosos do Antigo Testamento acreditam que o processo foi concluído no tempo de Esdras, no século V antes de Cristo.
 

 
Referências encontradas em escritos do historiador Flavio Josefo cerca de 95 depois de Cristo e no livro pseudoepígrafo de 2 Esdras 14 cerca de 100 depois de Cristo, indicam que, por essa época, as Escrituras hebraicas continham os mesmos 39 livros do Antigo Testamento em idioma português, embora com outras disposição. Os registros do Concílio de Jamnia de 70-110 depois de Cristo parecem refletir o mesmo cânon.
 
 

É de grande importância a declaração de  Jesus Cristo registrado em Lucas 11.51 em que Jesus delimita a extensão dos livros canônicos do Antigo Testamento ao acusar os escribas de serem culpados dos assassinatos de todos os profetas que Deus enviou, desde Abel até Zacarias. Vamos ler Lucas 11.51
 

Desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração.


A morte de Abel está relatada em Gênesis 4.8


Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.

 
A morte de Zacarias está relatada em 2 Crônicas 24.20-21


O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor, de modo que não prosperais? Porque deixastes o Senhor, também ele vos deixará. Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do Senhor.

 
Jesus estava afirmando que a culpa dos judeus se encontrava registrado do inicio que se refere ao livro de Gênesis até 2 Crônicas que se refere a o fim das Escrituras hebraicas. Jesus também excluiu todos os livros apócrifos, que já existiam naquela época.

 
 
Entre os Testamentos: O que ocorreu entre o Antigo e o Novo Testamento
 
 
Durante os quatrocentos anos decorridos entre o final da revelação do Antigo Testamento e a vinda de Jesus Cristo, ocorreram diversos acontecimentos relevantes.


 
1 - Os gregos, sob o comando de Alexandre, o Grande, e de seus sucessores, dominaram período geográfico bíblico por algum tempo.

 
2 - Liderados pelos macabeus, os judeus se revoltaram e tentaram se libertar do domínio político, religioso e cultural dos gregos.

 
3 - O império romano sucedeu ao império grego e era o poder dominante sobre o período geográfico bíblico na época do nascimento de Jesus Cristo.

 
4 - A sinagoga e as outras instituições judaicas, por exemplo o Sinédrio e as seitas dos fariseus e saduceus, surgiram e se desenvolveram durante o período de domínio do império romano sobre o período geográfico bíblico.
 

 
Todos esses acontecimentos e todas essas mudanças preparam o nascimento e o ministério de Jesus Cristo e para a formação e o desenvolvimento inicial de sua igreja.



Frase: Só fogem do diálogo quem teme a verdade.


 

VEJA TAMBÉM...

- Evidências dos manuscritos do novo testamento
- A adoração continuará pela eternidade?
- 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus
- A vida de Jesus - Seu nascimento, admiradores e sua fuga para o Egito
- A vida de Jesus - Sua Família e descendência







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



 
Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pixabay
Fonte: Material Suplementar da Bíblia de Estudo Anotada Expandida da Editora Mundo Cristão. Historia dos Hebreus Editora CPAD.
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista e Atualizada da Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
Frase Retirada do Site Indiretas Brutas.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo