6 coisas que aborrece muito à Deus, mas a sétima ele Abomina.

em 24 fevereiro 2018




Com um mundo tão cruel, sem amor e importância com o próximo, vamos descobrir quais são as seis coisas que aborrece a Deus, aprender e evitar esses comportamentos destrutivos em nossa vida. 



A Bíblia está recheada de instruções para nossa vida, muitos a ignoram e dizem quem é coisa do passado, já que a bíblia é um livro muito antigo, mas não devemos nos esquecer de que Deus permanece o mesmo ontem, hoje e assim será por toda a eternidade, a humanidade aceitando ou não. O ser humano muda com o tempo, mas Deus permanece imutável.



Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8


Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17


“Porque eu, o Senhor, não mudo” Malaquias 3:6.


Em Provérbios 6:16-19, encontramos um pequeno trecho bastante interessante onde Salomão destaca aquilo que Deus odeia e abomina, comportamentos humanos de pecados que causa nojo e repulsa em Deus, vamos ler o que diz lá?


Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.


Quando lemos isto podemos nos perguntar, mas o que significa estas coisas? Como me prevenir disto, sendo que tenho natureza pecaminosa e decadente? Quando o cristão está firmado em Deus e seu coração totalmente voltado para sua perfeita vontade, podemos facilmente encontrar forças nele e em sua palavra para resistir qualquer pecado, qualquer atitude que desagrada a Deus. Veja abaixo o significado de cada uma dessas coisas abomináveis para Deus.




1 - OLHOS ALTIVOS


Olhos altivos é uma expressão que significa altivez, sendo a particularidade de uma pessoa arrogante. "Olhos altivos", é sinônimo de "olhos orgulhosos", e é uma das sete características que Deus abomina, de acordo com uma passagem na Bíblia.


 
Olhos altivos são um distintivo do ser humano, e indicam uma pessoa que se sente superior a outra, interagindo com ela com soberba e presunção. A própria expressão "olhos altivos" dá a impressão de alguém que olha para outra pessoa de cima para baixo, com desdém. Uma pessoa altiva normalmente é egoísta e prepotente, sempre tentando se destacar dos outros, não apresentando humildade.


 
Dizem que os olhos são as janelas da alma, que olhando para os olhos, podemos ver um pouco do que vai no coração de uma pessoa. Desta forma, uma pessoa com olhos altivos, mostra a fraqueza do seu coração. Um dos objetivos da vida cristã é viver com humildade, vencendo a altivez, pois a Bíblia revela que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
 

 
Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado. Provérbios 21:4

 
Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. Provérbios 16:5

 
O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba. Provérbios 21:24


E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia. Isaías 2:17

 
 

2 - LÍNGUA MENTIROSA

 
A mentira pode virar um hábito muito ruim pra quem sempre mente. A sua vida se torna uma mentira. Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; não contar a verdade ou negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar.



O termo "mentira" é utilizado como uma oposição ao que é verdade, ou seja, a mentira é o antônimo da verdade. A pessoa acostumada a mentir é chamada de mentirosa, sendo que este adjetivo possui conotação pejorativa.



Contar uma mentira consiste em falar algo que não é verdade para alguém, com o intuito de que essa pessoa acredite. Mentir é sinônimo de enganar, além de ser uma das ações praticadas por quem possui intenções maliciosas em relação à outra. Por essas razões, a mentira é considerada um ato imoral ou criminal.



No âmbito religioso, a mentira é considerada um pecado divino, estando relacionada com o que é mau, maligno ou indigno. Na doutrina cristã, por exemplo, a mentira é representada pela figura do diabo, considerado o "pai das mentiras", para os cristãos.


A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tiago 3:6


A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos. Salmos 52:2


Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente. Salmos 34:13


Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite. Provérbios 12:22




3 - MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE


Deus abomina qualquer pessoa que comete assassinato. Deus não deu a ninguém o direito de tirar a vida do outro, mas aquele que derrama sangue inocente, sangue sem culpa este receberá a sua recompensa. Esta declaração também está ligada a vingança, traição e injustiça. A Bíblia nos ilustra bem sobre Caim que matou seu irmão Abel por pura inveja, ele derramou sangue inocente (Gênesis 4.8,9).
 

 
Judas traiu Jesus entregando a morte sangue inocente (Mt 27:4). O rei Manassés foi abominável diante de Deus porque derramou muito sangue inocente (2 Reis 21.16). Saiba que a vingança pertence ao Senhor, ele vingará por você toda injustiça, todo mal, toda injuria, calúnia (Romanos 12.19). Quem matar estará sujeito a julgamento. Não devemos retribuir o mal.
 

 
Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo” Mateus 5.21,22
 
 
“não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” Romanos 12.19
 


4 - CORAÇÃO QUE FAZ PLANOS PERVERSOS


Deus rejeita e abomina pessoas que planejam o mal, uma maldade premeditada e consciente que tem como objetivo prejudicar terceiros para obter benefícios pessoais. Pessoas assim só pensam em si mesmo e só pensam em vingança, ódio e não consegue ter um pouco de compaixão com o próximo. Pessoa traiçoeira que busca de todas as formas prejudicar o outro.



E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR. Zacarias 8:17


Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão! Miqueias 2:1


Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniquidade? Jeremias 4:14




5 - PÉS QUE SE APRESSA EM FAZER O MAL
 

Esse é o passo seguinte daquele que faz planos malignos em seu coração, passando agora à ação prática da sua maldade. Agora que já está tudo planejado é hora de entrar em ação contra o outro. Os pés são responsáveis pelos caminhos que o homem escolhe trilhar, o coração planeja e os pés levam a ação. Eles sentem tanta pressa que não andam, eles correm na ânsia de satisfazer a concupiscência de seus desejos podres.


Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. Isaías 59:7


Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Romanos 3:15


"E calçados os pés na preparação do evangelho da paz" Efésios 6: 15


“Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem boas novas” Romanos 10:15.




6 - TESTEMUNHA FALSA QUE FALA MENTIRAS


Quantas pessoas estão nestas condições? Nós mesmos já fizemos isto. Mas Deus adverte para este tipo de atitude. Quem somos nós para julgar o outro, sendo que estamos todos no jugo do pecado! Pessoas que espalham mentiras e são falsas com outras pessoas Deus abomina, e infelizmente este tipo de pessoa está na igreja, na família, no trabalho, na vizinhança. Temos que vigiar mais par anão cair nesta armadilha suja que faz com que Deus nos abomine em sua presença. Como cristãos devemos ser verdadeiros em tudo e com todos.



Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16


Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Efésios 4:25


Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Colossenses 3:9-10


O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. Provérbios 12:22




7 - O QUE SEMEIA CONTENTA ENTRE IRMÃOS


Tem gente que parece não ser feliz, ele ama causar onde estiver, ele coloca uns contra os outros dizendo mentiras, fazendo fofocas causando discórdias, ódio entre as pessoas da sua família e da igreja que frequenta. Deus sente nojo e abomina este tipo de comportamento.



Semear contendas entre irmãos é uma atitude diabólica, por isso Deus não somente se aborrece como também abomina. Aos olhos de Deus essa atitude é abominável porque afasta as pessoas, encaminhando-as a uma vida de amargura, frustrações, decepções e vingança.



É uma ordem de Deus. Não ande como mexeriqueiro, dando conta da vida de um e de outro, pois a Bíblia diz que cada um dará conta da sua própria vida diante de Deus. Quando você fica sabendo de algo você sai por ai procurando saber a verdade, ou guarda e ora pela pessoa? Se você conhece alguém que não controla sua língua, não se envolva com ela.



“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”. Levítico 19:16


“O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre”. Provérbios 11:13


“O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”. Provérbios 20:19


 
Não seja abominável diante do Senhor, porque ele é Santo, Justo, Fiel e odeia o pecado, mas se você se viu em uma dessas situações acima, mude de vida, peça perdão, se arrependa porque ainda dá tempo.





VEJA TAMBÉM!
- 6 Maneiras de saber que estou no caminho certo
- 5 Passos para dominar o Ego e deixar de ser Egocêntrico
- 10 Conselhos de Paulo para os Cristãos
- 7 alertas para cristãos!
- 12 característica do caráter Bíblico do homem
- 09 coisas que me irrita em "crente"
- 04 atitudes que trazem bênção
- 04 tipos de adoração INACEITÁVEL por Deus







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.

 


Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok



Foto: Pixabay
Fonte: Site Significados, Biblia On, Biblia Online e Bíblia de Estudo da Mulher J.F.A - R.A. - Editora Mundo Cristão




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo