Renovação Espiritual

em 21 julho 2018




Renovar é algo que nem sempre as pessoas estão dispostas a realizar, até porque renovar requer uma atitude nova, e tudo o que é novo pode trazer dificuldades para as pessoas que não estão habituadas a essa situação.


Para entendermos melhor o que é renovar precisamos estar dispostos também para a renovação espiritual, que precisa ser realizada na vida das pessoas que querem ter um compromisso verdadeiro com Deus. Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 35.1-7


1 Depois, disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugiste diante da face de Esaú, teu irmão.
2 Então, disse Jacó á sua família e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
3 E levantemo-nos e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e que foi comigo no caminho que tenho andado.
4 Então, deram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham em suas mãos e as arrecadas que estavam em suas ovelhas, e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
5 E partiram, e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
6 Assim, chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.
7 E edificou ali um altar e chamou aquele lugar El-Betel, porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado quando fugia diante da face de seu irmão.




1 - Assumir responsabilidades


Deus chamou Jacó para assumir responsabilidades, mas para isso acontecer de maneira que agradasse a Deus, Jacó precisava ter atitudes de renovação espiritual.



2 - Levantar-se


Jacó estava triste com o que ocorreu com sua filha Diná e com as atitudes de seus filhos em relação ao que ocorreu com sua irmã precisava se mudar de Siquém com sua família e seus servos e fosse habitar em Betel.



3 - Renovar-se



Jacó sendo o líder precisava estar com suas motivações no altar de Deus, somente com essa atitude Deus poderia intervir para lhe orientar em suas decisões. Se renovar é um processo continuo e quando desprezado traz dúvidas e preocupações.
 



4 - Se retirar das atitudes que não agrada a Deus.



Jacó na condição de líder de sua família ordenou que eles deixassem de servir os deuses estranhos, e se purificassem. Retirar os deuses estranhos era um teste de verdadeira confiança em Deus, já que a sociedade da época de Jacó tinha dificuldade em acreditar em um Deus invisível.

 


Os deuses estranhos de hoje se refere a todo tipo de adoração a algo que não é Deus, por exemplo: Cantor, Pregador, Músico etc. Tudo o que as pessoas colocarem em adoração acima de Deus e adoração aos deuses estranhos.



5 - Ser grato a Deus



Gratidão é algo que poucos têm por aqueles que lhes ajudam de qualquer maneira, em relação a Deus poucos também tem o discernimento de agradecer por aquilo que Deus fez, e permiti acontecer, para que possa ocorrer a renovação espiritual.


 
Jacó levantou um altar a Deus para lhe agradecer por lhe responder em suas angústias e por andar com ele por caminhos que Deus conhece bem.



6 - Renovação espiritual da teoria e prática



A melhor maneira de se aprender algo e praticando, a família de Jacó e seus servos lhe deram todos os seus deuses e os anéis que estavam em suas orelhas que representavam superstição. A atitude prática sempre traz benefícios práticos, mas a renovação espiritual prática traz benéficos incontáveis.

 

Renovação Espiritual na Prática: Praticar traz confiança, Jacó sabia disso e experimentou isso em sua vida, dos seus filhos e dos seus servos, após o fato ocorrido em Siquém, Jacó estava receoso de que o que os vizinhos dos moradores de Siquém fossem perseguir a família de Jacó para vingar os moradores de Siquém assassinados pelos filhos de Jacó.

 

Deus os protegeu em todas as cidades que eles estiveram após a sua renovação espiritual. Uma atitude de vida espiritual pratica garantiu a vida deles sobre os cuidados de Deus. Deus conduziu essa família à cidade chamada Luz na terra de Canaã, também conhecida como Betel, em segurança porque quando eles se comprometeram a mudar, Deus pode cuidar deles de maneira que eles, por si mesmo puderam observar o cuidado de Deus por eles.



7 - Edificar minha vida



Esse blog sempre traz post com o propósito de edificar sua vida nas áreas de: Teologia, Apologética, Bíblia, Louvor e Adoração, Devocionais etc. Tudo o que é produzido tem um único intuito, que se chama edificação espiritual, para que a sua vida seja e esteja edificada no Altar de Deus e não no Altar dos Homens.


 
Jacó teve a sua fé em Deus crescendo gradativamente, mesmo com uma família idolatra, Deus protegeu a família de Jacó quando esta família de comum acordo concordou em obedecer a Deus e deixando de confiara na idolatria da sociedade de sua época.

 

Em resposta a essa verdadeira atitude de renovação espiritual foi edificado um altar a Deus conforme o próprio Deus havia orientado, e não segundo as suas próprias orientações.

 

Quem quiser ter uma vida edificada e renovada espiritualmente de verdade precisa entender que se não estiver disposta a obedecer a orientação de Deus a vida espiritual não será espiritual, mas sim um mero ritual.



Frase: Você pode mudar a sua abordagem de acordo com o seu público, mas nunca mude o conteúdo da sua mensagem. Felipe Marques.



ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- Eu achei graça diante de Deus
- Missões - chamados para ir
- 04 atitudes que trazem bênção
- A Oração que Deus ouve
- A Beleza da Santidade de Deus nos Dez Mandamentos!
- Apologética e a Evangelização
- 17 Exemplos de liderança de Jesus





ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok
 
  

Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARC) Almeida Revista e Corrigida Editora Sociedade Bíblica do Brasil



 

Um comentário:

  1. Obrigado irmão Bernardo, nosso propósito é edificar vidas. Seja bem vindo em nosso blog!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo