Apreciando o evangelho

em 22 maio 2018




Todas as pessoas admiram algo ou alguém, isso é um fato, mas será que admiramos de maneira correta? Ou fazemos isso apenas através de informações obtidas pelas observações dos outros, e não nossas.
 

 
Quem tem o seu público precisa fazer com que esse público entenda e aprecie o que essa pessoa tem a oferecer para ser admirado, mas também entendido, até porque admiração sem entendimento, não é admiração, mas sim curiosidade.


O apologeta precisa criar situações e possibilidades, para que a verdade e a aplicabilidade do evangelho sejam apreciadas e entendidas pelo seu público. Não importa se seja apenas uma pessoa ou um numero incontável de pessoas, o apologeta deve se empenhar para que o brilho e a beleza plena do evangelho e da fé cristã sejam compreendidos e apreciados pelo seu público. 



O apologeta não tem a necessidade de explicitar a pertinência ou a aplicabilidade do evangelho para o seu público.
 


A pergunta que o apologeta deve se fazer e procurar responder é como ele (a) podem ajudar as pessoas a compreenderem e de que maneira ele (a) lhe diz a respeito do assunto.




Vou citar alguns exemplos para vocês entenderem melhor, vocês pode fazer isso através de ilustrações, analogias ou histórias apropriadas desde que esses exemplos lhes permitam entrar em contato com o evangelho.
 


 
A apologética, quando usada com esses exemplos citados, tem uma dimensão positiva, porque tem como objetivo demonstrar a beleza de Jesus Cristo de tal maneira que os que não acreditam passam a compreender a razão pela qual Jesus Cristo merece ser levado a sério. O próprio Jesus Cristo comparou o reino do céu a uma pérola de grande valor. Vamos ler o relato bíblico em Mateus 13.45-46



O reino dos céus é também semelhantes a um que negocia e procura boas pérolas; E, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.



O negociante citado por Jesus Cristo entendia de pérolas, por isso, quando se deparou com aquela pérola em especial, observou que aquela pérola era bonita e valiosa e que valia apena vender tudo o que ele possui para comprar essa pérola.
 



Jesus Cristo relatou de maneira consagrada e expos a beleza do evangelho para mostrar que o evangelho é convincente através do argumento da racionalidade. O evangelho tem uma compreensão melhor da realidade do que as alternativas propostas em relação aquilo que o evangelho não é. Entretanto, não podemos esquecer de que o poder de atração que o evangelho nos propõe não está somente à compreensão do argumento da razão humana.
 



Mas também deve se fazer outra pergunta: e o coração das pessoas como serão alcançados?. Inúmeras vezes, os evangelhos nos relatam sobre pessoas que foram atraídas a Jesus Cristo porque elas entenderam que Ele seria capaz de lhes transformar as suas vidas.





Embora a argumentação seja importante na apologética, ela tem seus limites e precisam ser  respeitado e compreendido pelo apologeta. Muitas pessoas são atraídas ou se convertem a fé cristã atualmente porque elas creem que essa fé mudará a sua vida. Mas em relação ao evangelho que essas pessoas acreditam e o evangelho dos evangélicos ou o evangelho dos evangelhos?
 



 
A maioria das pessoas que se convertem a fé cristã não está preocupada se essa fé e verdadeira, como um critério de avaliação, a maioria das pessoas que se convertem a fé cristã saber se essa fé cristã funciona. Cabe ao apologeta ajudar as pessoas a compreender que a fé cristã é empolgante e maravilhosa, e que nada pode ser comparado a ela.
 
 


Também cabe ao apologeta ajudar as pessoas a perceber e entender a beleza que a fé cristã produz quando entendida e apreciada de maneira correta. Isso séria ao equivalente á alguém que abrisse uma arca de tesouro e pegasse em suas mãos, um por um, os metais preciosos, as joias e as pérolas que estão contidos dentro dessa arca, de maneira que pudesse ver e apreciar cada um desses tesouros de maneira individual.




Isso também séria equivalente a admirar um diamante contra o reflexo da luz, de tal maneira que todas as suas facetas cintilem de maneira que exponha a sua beleza e o seu esplendor. O evangelho não é somete apreciado pela razão representado pela mente e o entendimento racional através daquilo que a mente das pessoas falível e capaz de compreender, mas também através da emoção representado pelo coração falível das pessoas.
 


 
O importante é que para um entendimento correto do evangelho as pessoas precisam entender que ele deve ser praticado de maneira pura e simples, caso o contrário o evangelho nunca será apreciado e entendido como Jesus Cristo o Senhor do Evangelho ensinou e praticou.



Frase: Talvez as pessoas não queiram nos matar pelo fato de testemunharmos a favor de Jesus Cristo, mas podem deixar isso evidente em não desejar ouvir a verdade. Felipe Marques.





ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!


- Jerusalém reinada por Herodes o Grande
- 09 Princípios que todo líder cristão deve ter
- Apologética e a sua defesa
- 10 perguntas difíceis que Deus responde para você hoje
Como definir a apologética?
- O que é apologética?
- A adoração continuará pela eternidade?
- Os atributos de Deus - 18 características de sua personalidade
- O que significa ter uma bênção e ser uma bênção?











ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

  
 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
Fonte: Inspirado no livro Apologética Pura e Simples Editora Vida Nova.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo