09 Princípios que todo líder cristão deve ter!

em 04 maio 2018




Você sabe o que é liderar? Como ser um líder? Aqui vamos mostrar para você os nove princípios que todo líder cristão deve ter em sua vida, mente  e coração. ¹Um líder é aquele que lidera um grupo de pessoas, organização, casa entre outros. Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.



A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe. Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.



Existem 3 tipos de liderança


Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire).


 
Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.



 
Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.



 
Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.




Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe.



Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.



Desde que Deus me deu esse ministério, o peso da responsabilidade de líder é enorme. Pra quem está de fora é tudo lindo e glamoroso, mas só quem está vivenciando isso todos os dias sabe o quão pesado é e quão tenso é. Hoje eu compartilho essa liderança e reponsabilidade com meu marido Felipe, não dá pra ter um ministério e trabalhar na obra de Deus sozinha, todo líder precisa de alguém para ajudar e viver os mesmos sonhos que você, e nesta vida de serviços na obra, Deus me deu o meu marido. Somos pessoas falhas, falhamos com Deus, um com o outro, sim, mas perdoamos sempre e nos arrependemos sempre dos nossos pecados. E veja abaixo esses princípios de liderança cristã.



1 - Princípio de Servo


Um líder deve ter em mente que ele é um servo. Suas estratégias de comando são apenas para liderar um grupo de pessoas onde todos trabalham em prol do mesmo objetivo - A expansão do Reino de Deus na terra, evangelização. A arrogância não combina com líderes. Jesus foi líder e servo ao mesmo tempo, ele não era arrogante e nem exaltava a si mesmo.


Mas o maior dentre vós será vosso servo. Mateus 23.11
 
 
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2.3



2 - Princípio de Exemplo


Um líder deve ter uma vida de bons exemplos. Um líder não deve carregar em si marcas de pecados gravíssimos. Um líder deve ter um vida regrada em obediência aos mandamentos de Deus para que ele possa servir de exemplo aos seus liderados e ter capacidade moral para corrigir e exortar quem anda com a vida torta. Ser exemplo de pai, mãe, filho (a), servo (a), líder, empregado, marido, esposa, enfim em todas as áreas da vida de um líder. Isso não significa que ele (a) não irá pecar mais, mas ele busca fugir do pecado levando uma vida em santidade.


Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4.12



3 - Princípio de Comunicação


Uma boa liderança e trabalho em equipe precisa de comunicação. O líder deve passar aos seus líderes suas ideias e projetos. Mas, também deve ouvir as ideias dos liderados. Deve ser democrático e fazer com que seus liderados se sintam importante nesta missão e parte deste projeto. A comunicação é uma ferramenta poderosa para o sucesso.


E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Marcos 4.9



4 - Princípio de Motivação


Um líder desmotivado não motiva ninguém, e há quem ache que gritar e mandar além de pressionar os liderados é dar a eles motivação, pelo contrário, só causará revolta e medo. Um líder deve estar primeiramente motivado para motivar os outros. O encorajamento quando ele perceber que a equipe está desmotivada ou com medo. Neemias encorajou o povo a reedificar o muros de Jerusalém. Davi deu forças e esperança a um grupo de homens sem perspectiva de vida (1 Samuel 22).


Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. Neemias 2.17



5 - Princípio de formação de novos líderes


O verdadeiro Líder forma e instrui novos líderes. Jesus recrutou, ensinou e capacitou seus discípulos para serem líderes. Toda informação e aprendizado que ele obteve em toda a sua vida, ele não guarda para si mesmo, ele compartilha com outros para que o trabalho de Deus continua e não pare. 


E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também para instruir a outros. 2 Timóteo 2.2



6 - Princípio de Planejamento


Um líder precisa dar um sentido para seus liderados, ter um propósito e estratégias ajuda o grupo a ter uma direção e um objetivo em comum, chegando assim juntos e unidos ao fim de uma missão.



7 - Princípio do Amor


A liderança cristã é dirigida pelo amor. Um líder deve ter atitude de amor com o próximo. Não fazer acepção de pessoas, ser gentil, doce, saber ouvir, ser prestativo, ter coração benevolente. Os liderados só vão obedecer um líder e ouvi-lo se forem tratados com amor e igualdade.


O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13.4-7



8 - Princípio do Jejum e oração


Um líder cristão, seja ele Pastor (a), Presbítero, Bispo (a), Missionário (a), Ministro (a), se não tiver hábito de orar e jejuar todos os dias, de separar um tempo da rotina para estar com Deus, infelizmente terá fracassos em seu ministério. A oração e o Jejum nos aproxima mais de Deus, nos torna mais sensível à ouvir a voz de Deus, enfraquecemos a nossa carne e fortalecemos o espírito. A oração e o Jejum nos fortalece, nos faz mais humilde, porque a medida em que nós nos esvaziamos de nós mesmos, Deus cresce em nós, nos preenche e nos direciona no caminho certo.




Quando isso se torna um hábito, mais Deus revela nossa limitação humana, nossas fraquezas e quão pequenos somos, e a sua grandeza é revelada a nós através da nossa humilhação diária e nossa dedicação e entrega à sua vontade. O maior exemplo humano disso é Jesus, Moisés, Elias, Paulo, Pedro, Daniel entre outros mencionados na Bíblia. Se deseja ser um líder ou se já é e quer melhorar como servo de Deus estando no centro da sua vontade, comece já a criar esses hábitos; à medida que você vai praticando, vai ficando mais fácil e você não conseguirá viver mais sem esse momento com Deus.


10 Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.
11 Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.


E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos. Êxodo 34.28


De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35



9 - Princípio da Leitura e Estudo da Bíblia 


Se tem uma coisa que eu estou cansada de ver nos púlpitos é um líder que não sabe nada de Bíblia, ele não sabe nem explicar Gênesis 1 e a diferença entre trevas e noite. Um líder cristão precisa ou melhor dizendo tem a obrigação de saber a Bíblia. É como um médico que precisa saber medicina, um engenheiro que precisa estudar matemática, um professor de português que precisa saber as gramáticas e regras do português. Um líder precisa saber de Deus, ele precisa conhecer a Deus na palavra e ter comunhão constante com ele. Veja abaixo exemplos:


  • Pastor / Presbíteros / Bispo / Evangelistas / Missionário etc. => Precisa estudar Teologia
  • Ministros da Palavra => Precisa estudar Teologia
  • Ministros de Louvores => Precisa estudar a Bíblia, Louvor e Adoração e Canto
  • Instrumentistas => Precisa estudar Bíblia e Música
  • Grupo de Dança => Precisa estudar a Bíblia e Coreografias.
  • Professores de Escola Bíblia => Precisa estudar Teologia
  • Professores de Escola Bíblia infantil => Precisa estudar a Bíblia


Viu? Em todas as modalidades é necessário estudar a Palavra de Deus até quem canta e dança na igreja, para não cantar heresias e dançar sensualmente e ofender a presença Santa de Deus. A Bíblia é o nosso manual de vida prática, com ela saberemos exatamente o que fazer em momentos difíceis, adoração, ministração, ensino, aconselhamento e etc..


"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Apocalipse 22:12


"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 2 Timóteo 3:16


A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmos 119:105


Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Mateus 4:4


Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11


Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. Josué 1:8


Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Efésios 6:17




ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- Novo E-book - A VIDA DE JESUS para você baixar de graça!
- 10 perguntas difíceis que Deus responde para você hoje
- 7 Salmos para a sua vida diária
- #6 coisas que aborrece muito a Deus, mas a sétima ele Abomina
- Aprenda Passo a Passo de como ter um blog de evangelização virtual
- 12 Razões porque Jesus morreu na cruz por você
- #5 Passos para dominar o Ego e deixar de ser Egocêntrico
- #6 Maneiras de saber que estou no caminho certo
- #10 Atitudes para Deus honrar o seu casamento
- #5 interpretações teológica que te ajudará a pregar melhor
- Minha luta
- Apologética e a sua defesa








ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.



Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: João Ferreira de Almeida e NVI
Fonte: Trecho marcado com número 1 em vermelho retirado do site significados



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo