O Cânon Das Escrituras

em 08 maio 2018




1 - O que significa o Cânon das Escrituras?


A palavra cânon e de origem grega, essa palavra em grego se escreve kanon e seu significado para o idioma português pode ser traduzido como vara reta, régua ou vara de medir de carpinteiro.



2 - O uso figurativo do Cânon


Em sentido figurativo, o cânon passou a ser padrão pelo qual alguma coisa pudesse ser medida.


Exemplo 1 vamos ler 2 Coríntios 10.13


Nós, porém, não nos gloriamos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós.


Exemplo 2 vamos ler Gálatas 6.16


E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre o Israel de Deus.


A partir do entendimento dos exemplos citados acima, a palavra de origem grega kanon é traduzida por  esfera de atuação e norma para denotar a restrição e o tipo de comportamento que caracteriza alguém que é guiado pelo Espírito.


3 - Aplicando o Cânon às Escrituras


Com o decorrer do tempo, a palavra de origem grega kanon foi aplicada aos próprios livros das Escrituras. O cânon veio então a se tornar a coleção de livros ou escritos aceito pelos apóstolos e pela liderança da igreja cristã primitiva como sendo a base para a crença cristã. Esse é o padrão que todos os cristãos vivem e adoram ao longo dos séculos.


4 - Atanásio


Até a onde se tem conhecimento, Atanásio foi o primeiro a ter usado a palavra cânon nesse contexto. [Clique aqui para saber com mais detalhes sobre Atanásio]


5 - Orígines


Orígenes usou a palavra cânon para significar o que chamamos de regra de fé, ou o padrão de vida pelo que medimos e avaliamos todas as coisas. [Clique Aqui para saber mais sobre Orígenes]


6 - Canonicidade


O processo de se reconhecer os 66 livros da Bíblia como a palavra de Deus ficou conhecido com o termo de canonicidade. A igreja não criou o cânon como muitos leigos afirmam em dizer, em vez disso, os cristãos vieram a reconhecer os livros pelo que eles eram. O que eram então esses livros? Esses livros é a revelação inspirada de Deus.


Exemplo: Vamos ler 2 Timóteo 3.16


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.



7 - O Cânon do Antigo Testamento


Como podemos responder uma pergunta intrigante, como e quando foram os livros da Bíblia reunidos? A melhor maneira de se responder essa pergunta seria afirmar que em última analise, foi Deus que decidiu quais os livros seriam incluídos e quais livros seriam excluídos do cânon bíblico.
 

 
Esse assunto não foi decido através de concílio ou sínodo para decidir quais livros seriam reunidos no Antigo Testamento. Pelo contrario, coube a Deus convencer a igreja sobre quais seriam os livros que deveriam fazer parte da Bíblia.
 

 
Se compararmos o cânon do Novo Testamento, com o cânon do Antigo Testamento praticamente não houve polêmica em relação ao cânon do Antigo Testamento. Os livros do Antigo Testamento foram reconhecidos como sendo divinamente inspirados e autoritários assim que foram escritos.
 

 
Os autores dos livros do Antigo Testamento foram reconhecidos como porta-vozes de Deus. Logo após o livro de Malaquias ter sido escrito em aproximadamente 430 a.C. , os judeus de maneira oficial reconheceram e encerraram o cânon do Antigo Testamento.



8 - O Concílio de Jâmnia


O Concílio de Jâmnia, que foi realizado provavelmente em 90 d.C., estabeleceu e encerrou o cânon do Antigo Testamento para quase todos os judeus. Esse cânon foi composto por 27 livros do que se refere ao que conhecemos como o Antigo Testamento. Entretanto, a disposição dos livros na Bíblia hebraica é diferente da ordem dos livros que os cristãos se refere de Antigo Testamento. [Clique Aqui para saber mais]



9 - O Cânon de Toda a Bíblia



Todos os livros do Novo Testamento, da forma como hoje conhecemos, foram oficialmente reconhecidos: Na igreja ocidental e na igreja oriental. Na igreja ocidental em 367 d.C., através da Carta festival de Atanásio. Na igreja oriental em 397 d.C., através de uma decisão conciliar em Cartago.
 
 

Os 66 livros que hoje nos estamos habituados a ter em nossas Bíblias foram reconhecidos como canônicos na carta e no concílio do século IV citado acima. Antes que o primeiro concílio da igreja formalmente ratificasse a questão sobre quais livros iriam compor as Escrituras cristãs, as decisões já haviam sido tomadas. O concílio apenas fez o registro, aprovando o que já era reconhecido.



10 - Argumento de Roy D. Merritt sobre o Cânon das Escrituras


Alguns religiosos tiveram uma visão incorreta quanto á base para se determinar a veracidade do cânon.  Eles afirmavam que os livros tornaram-se canônicos com base na decisão dos concílios da igreja. Na realidade, tudo que os líderes da igreja podiam fazer seria descobrir e reconhecer aquela lista de livros que era obviamente inspirada.





ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

- Quando a teologia faz a diferença?
- A Bíblia, a teoria da evolução e a ciência
- #5 interpretações teológica que te ajudará a pregar melhor
- #7 Dicas de como cantar bem
- O que é a Bíblia?
- #5 conceitos sobre arqueologia Bíblica que você precisa saber
- Conhecendo as estradas da bíblia
- Evidências dos manuscritos do novo testamento
- Traduções da Bíblia
- Novo E-book - A VIDA DE JESUS para você baixar de graça!
- Minha luta







ATENÇÃO!


Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.




Hey,


O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

Foto: Google
Tradução Bíblica: (ARA) Almeida Revista Atualizada Editora Sociedade Bíblica do Brasil.
Fonte: Enciclopédia de Fatos da Bíblia Editora Hagnos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo