O Dilúvio é um fato ou um mito?

em 22 novembro 2018




Nos dias atuais, as pessoas estão acostumadas a ter informações de todos os tipos, algumas confiáveis e outras não. As noticias falsas estão sendo divulgadas nas mídias, como se fossem verdadeiras e as noticias verdadeiras, como se fossem falsas.



O Dilúvio relatado na Bíblia, também está sendo questionado por ateus e também por cristãos, seja qual for o motivo, meu intuito não e destruir a fé de ninguém, mas sim trazer entendimento e edificação espiritual e intelectual para vocês.


1 - A Bíblia e o Dilúvio



Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 7.11.


No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram.


O vale do Eufrates pode se conhecido também como o istmo do hemisfério oriental, onde o mar Mediterrâneo e o oceano Índico se encontram, assim como o oceano Atlântico e o oceano Pacífico se encontram no istmo do Panamá.


 
A região montanhosa da Armênia é praticamente um sistema insular, tendo o mar Cáspio e o mar Negro situado ao norte, o mar Mediterrâneo situado a oeste e o golfo Pérsico e o oceano Índico situado ao sul.

 
Um rebaixamento cataclísmico da região montanhosa da Arménia, faria com que as águas desses mares a invadissem, isso ocorreria á medida em que as chuvas desciam do alto das montanhas. Foi um trabalho árduo para Noé construir a arca, reunir os animais e armazenar alimentos e água para ele, sua família e os animais.


 
Noé e seus três filhos não poderiam ter construído a arca sozinhos, Noé era neto de Matusalém e bisneto de Enoque, também existe a possibilidade de Noé ter sido rei de uma cidade, conforme afirma a tradição babilônica, e tenha contratado homens para trabalhar na obra da construção da arca. Vamos ler o relato bíblico em 2 Pedro 2.5.



E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o diluvio sobre o mundo dos ímpios. Noé era um homem que sofria zombaria da parte dos ímpios, mas ele perseverou na fé.


Vamos ler o relato bíblico em Hebreus 11.7.


Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.


A arca é um símbolo da nossa salvação em Jesus. Vamos ler o relato bíblico em Mateus 7.7.
 

Pedi, e dar-se vos-á, buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.


Noé, sua família e os animais, passaram pela porta da arca. Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 7.13.
 

E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, e os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca.


A porta é um símbolo de Jesus Cristo. Vamos ler o relato bíblico em 2 Coríntios 2.12


Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e abrindo-se-me uma porta no Senhor.


O Senhor e que abre a porta e fecha a porta. Vamos ler o relato bíblico em Gênesis 7.16.


E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor a fechou por fora.


Ou seja, a porta que Deus abre as pessoas não fecham, e a porta que Deus fecha as pessoas não abrem. Noé e a sua família não poderiam ter salvado a si mesmos. Vamos ler o relato bíblico em João 3.17.


Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.


Nós, e  Noé e sua família, somos salvos pela graça de Deus por meio da fé em Deus. Vamos ler o relato bíblico em Efésios 2.8.
 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vôs, é dom de Deus.


O que nos resta e estarmos dispostos a crer pela fé, e passarmos pela porta. Vamos ler o relato bíblico em Efésios 2.9.


Não vem das obras, para que ninguém se glorie.




2 -  O Dilúvio e as Culturas



Relatos de dilúvios são encontrados em várias culturas



(a) Cultura Egípcia: Os deuses, certa vez, purificaram a terra por meio de um dilúvio, do qual escaparam somente alguns pastores.
 


(b) Cultura Grega: Deucalião foi avisado de que os deuses trariam um dilúvio à terra, por motivo de grande perversidade da terra. Ele construiu uma arca, que acabou repousando no monte Pamasso. Uma pomba foi enviada duas vezes.
 

 
(c) Cultura Hindu: Manu, avisado a tempo, construiu um navio no qual só ele escapou de um dilúvio que destruiu todas as criaturas.
 

 
(d) Cultura Chinesa: Fa-He, fundador da civilização chinesa, escapou, segundo ele mesmo afirma, de um dilúvio enviado porque o homem se rebelou contra o céu junto com sua esposa, três filhos e três filhas.
 
 

(e) Cultura Inglesa: Os druidas tinham uma lenda, segundo essa lenda o mundo tinha sido povoado de novo por um patriarca justo, que se salvou num navio forte de um dilúvio enviado para destruir a raça humana por causa do pecado.
 

 
(f) Cultura Polinésia: Histórias de um dilúvio, do qual escaparam oito pessoas.
 

 
(g) Cultura Mexicana: Um homem, com esposa e filhos, foi salvo num navio de um dilúvio que cobriu a terra.
 

 
(h) Cultura Peruana: Um homem e uma mulher salvaram-se em uma caixa que ficou flutuando nas águas do dilúvio.
 

 
(i) Cultura dos Aborígines Americanos: Inúmeras lendas, segundo essas lendas uma, três ou oito pessoas se salvaram, num barco acima do nível das águas, em alto monte.
 

 
(j) Cultura Groenlândia: A terra se inclinou, e toda a raça humana se afogou, menos um homem e uma mulher, os quais repovoavam a terra.




E para você o dilúvio foi um fato ou um mito?



Frase: O conhecimento da Bíblia afeta a nossa atitude em relação ao nosso presente e o nosso futuro. Felipe Marques






ARTIGOS ÚTEIS PARA VOCÊ!

  





ATENÇÃO!



Você que está lendo este artigo agora, quero oferecer a você uma série sobre A VIDA DE JESUS com 12 artigos para você ler e compartilhar com seus amigos, família e todas as pessoas que você conhece e que ainda não conhece Jesus e nem O aceitou como seu único e suficiente Salvador. Ficou interessado (a)? Clique nas opções abaixo do banner e leia todos os artigos de graça.





  
Hey,
 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E aproveite também para nos seguir nas redes sociais como: Facebook | Instagram | YouTube | Pinterest | SoundCloud | TikTok

 

 
Foto: Pixabay
Tradução Bíblica: ARC - Almeida Revista Corrigida Sociedade Bíblica do Brasil
Fonte: Inspirado no Livro Manual Bíblico de Halley Editora Vida
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós, aqui não aceitamos ofensas, preconceito, palavras de ódio e intolerância. Todos os comentários deverão ter nome identificado. Obrigado Por Comentar!.



Topo